A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Portal Terra, Yahoo Notícias e BR Investing (reproduziram ontem à tarde matéria da Reuters): Senado deve votar BR do Mar na próxima semana
Segundo o líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates, a votação do projeto na próxima semana foi confirmada na reunião de líderes, na manhã de ontem (18), quando também decidiram que, com exceção de matérias que já estavam previstas, como no caso do PL da BR do Mar, será dada prioridade a medidas de combate à crise do coronavírus.
Folha On-line (ontem à noite): Senado vai analisar emendas apresentadas em nome de Major Olímpio quando ele já estava intubado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou na noite de ontem (18) que avaliará a apresentação de emendas em nome do Major Olímpio, no período em que ele já estava intubado devido à Covid-19. Pacheco disse que pode determinar uma apuração formal para saber se a senha de Olímpio foi usada indevidamente no sistema do Senado. Reportagem da revista Crusoé mostrou que na quarta-feira (17) foram incluídas sete emendas em nome de Major Olímpio ao PL da BR do Mar.
Valor Econômico – Artigo da secretária especial do PPI do Ministério da Economia, Martha Seillier: Ferrogrão: oportunidades novas, resistências antigas
A Ferrogrão (EF-170) é hoje o maior projeto de infraestrutura greenfield do governo federal. Ela vai ligar a produção de grãos do norte do Mato Grosso aos portos fluviais de Miritituba, no Pará, onde se integra à hidrovia do Tapajós até chegar ao Oceano Atlântico. Dado o seu potencial transformador para a redução do custo Brasil, é natural – e necessário – que seja alvo de intenso debate por todo o setor. A iniciativa de estudar uma saída ferroviária pelos portos do Arco Norte surgiu em 2015. Foi o setor produtivo que, insatisfeito com os fretes e com a ausência de soluções do Estado, custeou os estudos de viabilidade da Ferrogrão, revisitados em vários momentos, em razão de contribuições recebidas em consultas públicas e após novos escrutínios por parte dos técnicos do setor, diálogo com representantes de entidades de proteção ambiental e potenciais investidores e usuários dos serviços.
Valor On-line (ontem à noite): Risco para negócios no Brasil pós-covid supera o de Chile, Peru e México
O relatório “Risco Operacional na América Latina”, da The Economist Intelligence Unit (EIU), aponta que o risco operacional para os negócios no Brasil no horizonte pós-covid, em uma escala em que 100 representa o maior risco, está na marca 51, com nota “C”, em posição inferior a Colômbia (42), México (44) e Paraguai (47). No grupo de nota “B” está o Chile (25), Peru (37) e Uruguai (39). O único território com nota “A” é Aruba (19). Ainda no grupo “C” encontram Equador (54) e Argentina (57).
Folha On-line e Valor On-line (ontem à noite): Transportadores de combustíveis ameaçam paralisação em MG
Transportadoras de combustíveis e derivados de petróleo de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo anunciaram ontem (18) estado de greve e podem paralisar as atividades a qualquer momento, em protesto contra a suspensão das atividades essenciais nos estados do Sudeste. O movimento é puxado por empresas de Minas Gerais, que tentam mobilizar concorrentes em outras regiões do País.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (A-8): Renovação de contrato deve ser concluída neste ano
A MRS estima que o processo de renovação antecipada do contrato de concessão das linhas férreas que opera no Porto de Santos seja concluído até o final do ano. No pacote de R$ 7,5 bilhões estão aportes na infraestrutura ferroviária na região, incluindo o acesso a Santos. Segundo a companhia, a Ferradura não será um gargalo e que os pedidos de inclusão numa nova concessão são reflexo da desinformação em torno dos investimentos já realizados e que ainda serão realizados. Ela aponta que cerca de R$ 1 bilhão já foram investidos desde 1997, e outro montante ainda deve ser utilizado para melhorias no local, que pode ter sua capacidade ampliada. A Ferradura virou o centro das atenções na audiência pública no mês passado, que discutiu a criação da Fips no Porto de Santos
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Reunião de avaliação da estratégia faz balanço do setor portuário e traça metas para 2021
O MINFRA realizou no último dia 16/3 a Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) Setorial de Portos e Transportes Aquaviários. Promovida pela secretaria-executiva, o encontro discutiu o balanço das ações em 2020 no setor e o alinhamento estratégico para o alcance dos objetivos em 2021. Entre as deliberações, destacam-se as licitações de 17 arrendamentos portuários, entre eles, os terminais STS08 e STS08A, no Porto de Santos, apontados como a maior licitação portuária realizada nos últimos 15 anos, e a desestatização da Codesa.
Portos e Navios: Nova proposta visa impedir petroleiros e gaseiros afretados sob regras do BR do Mar
O senador Telmário Mota apresentou ontem (18) uma proposta de inclusão de um artigo no PL 4.199/2020 para que embarcações estrangeiras destinadas ao transporte de cabotagem de petróleo e derivados e ao transporte de gases não sejam afretadas sob as regras do programa. A justificativa é preservar a construção de embarcações no Brasil de petroleiros e gaseiros, destacando que esses tipos de embarcações foram construídos de forma exitosa por estaleiros nacionais nos últimos anos.
Portos e Navios: Com Janela Única Aquaviária, em até dois anos todos os sistemas atuais serão desligados
No webinar “Impactos do novo processo de importação em terminais e recintos alfandegados”, promovido pela ABTRA e realizado pela Revista Portos e Navios, ontem à tarde (18), RFB e Secex/ME anunciaram que até 2023 todos os sistemas atuais e informações do setor serão inseridos na nova Janela Única Portuária, que integrará os sistemas Porto Sem Papel e Portal Único. O evento contou com as apresentações do coordenador-geral de Administração Aduaneira, Jackson Corbari, o coordenador geral de projetos estratégicos da Secex e gerente do programa Portal Único Siscomex, Tiago Barbosa, e diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, disponibilizadas no Portal da ABTRA www.abtra.org.br. O evento gravado pode ser também conferido na página da Portos e Navios no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=rosSliPwHx8.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021