Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 22/03/2021

Prezados senhores, bom dia.

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

Folha On-line (ontem à tarde): Caos no transporte marítimo é mais um obstáculo para indústria brasileira

Além da escalada dos custos internos, com inflação e commodities em alta, a indústria brasileira vem enfrentando dificuldades no transporte de insumos e mercadorias como mais um obstáculo à retomada da crise gerada pela pandemia. O problema é fruto da ruptura nas cadeias globais de suprimento após a paralisação da indústria mundial no primeiro semestre de 2020, que provocou um enorme desarranjo na logística global. O setor automobilístico é mais impactado. O risco de interrupções nas montadoras prosseguirá até que a cadeia global de produção se ajuste.

Estadão On-line (sábado): Brasil deve crescer abaixo da média da América Latina até 2023

Projeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é de que o Brasil vai ajudar a puxar para baixo o crescimento da América Latina nos próximos dois anos. O cenário de crescimento do PIB projetado para a média da América Latina e Caribe é de 3,2% entre 2021 e 2023; o Brasil deve crescer 2,7% no período.

O Globo On-line (ontem à tarde): ‘Porto Maravalley’, o projeto que quer transformar o Porto do Rio em polo de start-ups

Junto com a aceleradora Fábrica de Startups, a Invest Rio criou um grupo de trabalho que deve elaborar um plano executivo para transformar a região em um polo de empresas inovadoras. Participam Hudson Mendonça (MIT Reap), Ricardo Geromel (ex-Forbes e analista da 3G Radar) e José Aranha (Anprotec). O nome Porto Maravalley faz referência ao Vale do Silício.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Outeirinhos só terá obra ferroviária em 2022

Como ainda não foi definido o modelo de gestão do acesso ferroviário ao Porto de Santos, as obras da pera ferroviária, como parte dos  investimentos da SPA ou do consórcio responsável pela Fips, deverão iniciar entre o próximo ano e 2023.

A pasta entende que, a partir dos investimentos na malha ferroviária paulista, as atenções se voltam à possibilidade de criação de gargalos ferroviários no Porto de Santos. Por isso pretende garantir vazão à armazenagem e à movimentação de granéis sólidos e de carga geral no cais santista.

Imprensa segmentada:

Money Times (reproduz matéria da Reuters):  Importação de soja do Brasil pela China cai em janeiro e fevereiro por atraso em cargas

As importações de soja do Brasil pela China caíram significativamente nos dois primeiros meses de 2021 quando na comparação com mesmo período do ano anterior. A chuva no Brasil reduziu o ritmo da colheita e das exportações, forçando processadores de soja na China a suspender as operações. A China importou 1,03 milhão de toneladas do Brasil em janeiro e fevereiro, recuo de quase 80% frente às 5,14 milhões de toneladas no ano anterior.

Portos e Navios: PL da cabotagem recebe proposta para reduzir a 1/3 exigência de marítimos brasileiros

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) pediu a substituição de um dispositivo no PL 4.199/2020 para que um terço, e não dois terços, da tripulação de embarcações afretadas a tempo seja composto por marítimos brasileiros. O senador considerou que a Câmara dos Deputados acertou ao modificar o texto para determinar que, aos contratos de trabalho dos tripulantes que operem em embarcação estrangeira afretada a tempo será aplicável, entre outras regras, a Constituição Federal. No entanto, o entendimento é que manter os brasileiros trabalhando dentro do Brasil mediante contratos de trabalho vinculados ao país de origem da embarcação poderia gerar um passivo trabalhista sem precedentes.

Informativo dos Portos : Portonave ultrapassa 100 mil TEUS em um único mês

Depois de bater 95 mil TEU em dezembro do ano passado, a nova marca de movimentação mensal foi conquistada em fevereiro. As importações, que no início da pandemia até a metade do ano passado tiveram queda, se recuperaram nos últimos meses e mantêm tendência positiva. As exportações, que representaram 35% do total de movimentação em 2020, também seguem em crescimento.

Portos e Navios: “Licitação não pode ser vista como estratégia única para desenvolvimento do setor portuário”

Escritórios de ADV especializados no setor alertam que, embora o número de arrendamentos de áreas nos últimos anos tenha apresentado um aumento, o processo licitatório ainda é lento. Enquanto a previsão do governo é licitar 17 áreas nos portos, dados da Antaq apontam que existem 40 contratos de transição em vigência, o que significa que logo haverá um número maior de áreas esperando ser licitadas do que o previsto pelo executivo.

 

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