Prezados senhores, bom dia.
Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
UOL / Economia: O que é o projeto BR do Mar e por que irrita tanto os caminhoneiros?
Wallace Landim, o Chorão, alega que o governo não tem nenhum estudo sobre qual vai ser o impacto social e econômico do projeto. Não sabe quanto vai reduzir os fretes de longa distância, nem a concentração de mercado na curta distância. Luís Resano, presidente da Abac, diz que o mercado precisa ganhar competitividade, mas que o texto acaba criando um cenário “desigual”. Mario Povia, ex-diretor-geral da Antaq, explica que a concentração do transporte de cargas no Brasil em caminhões não tem sentido, seja do ponto de vista econômico, logístico, ambiental ou de saúde e segurança no trabalho. Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirma que o BR do Mar “conta com apoio expresso da comunidade portuária, de trabalhadores marítimos, dos setores que usam a cabotagem e da Frente Parlamentar do Agronegócio”.
Estadão: Ferrovia no MT vai começar a sair do papel após ter sido projetada há 10 anos
A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) deve ajudar a reduzir a pressão sobre duas principais vias de escoamento de grãos, as Rodovias BR-163 e BR-158. A execução está a cargo da Vale, que prevê investir R$ 2,73 bi em quatro anos. As obras terão início na cidade de Mara Rosa, em Goiás, onde os trilhos vão se conectar à malha da Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação. O acordo firmado entre a empresa e o Ministério da Infraestrutura se deve à decisão do governo de permitir que as atuais concessionárias de ferrovias façam a renovação antecipada de seus contratos.
Agrolink: Fertilizantes: Preços devem recuar no 2º semestre
Estudo elaborado pelo Rabobank aponta que o recuo pode ocorrer com a redução da demanda no Hemisfério Norte e maior disponibilidade de exportação dos produtores. Por outro lado, os preços das commodities ainda podem oscilar bastante com as previsões de clima nos EUA e na Europa. As importações de fertilizantes nos dois primeiros meses do ano foram 50% maiores que em igual período de 2020, de acordo com a Secex (5,7 milhões de toneladas).
CNN Brasil: Lockdown na Baixada Santista começa nesta terça-feira (23)
As medidas mais rigorosas para combater a Covid-19 valem até o dia 4 de abril nas nove cidades da região. Uma força-tarefa com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal vai fiscalizar a circulação de pessoas e veículos no período. O transporte público municipal funcionará das 5h30 às 8h30 e das 15h30 às 19h30. Os ônibus não circularão aos sábados, domingos e feriados. A circulação de pessoas e carros será permitida com a apresentação de documentos como nota fiscal de compra ou prescrição médica de remédio, atestado de comparecimento a uma unidade de Saúde, carteira de trabalho ou documento que comprove a prestação de serviço autorizado no decreto.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, página A-8): Portuários dependem de transporte dos terminais
A partir de hoje, trabalhadores do Porto de Santos dependerão de transporte fornecido pelos terminais. Como a atividade portuária é considerada essencial, um esquema especial foi pensado para garantir as operações. Ontem, o tema foi discutido em reunião virtual com representantes da SPA, operadores portuários, Ogmo, Prefeitura de Santos [e entidades, dentre as quais, a ABTRA]. A SPA garantirá o transporte para cerca de 20 funcionários que não têm como se deslocar e atuam em turnos nas áreas operacionais. O Sopesp está avaliando a demanda para garantir o transporte em horários em que não haverá ônibus, principalmente entre 11 e 14 horas, entre 23 e 2 horas, além dos finais de semanas, das 5 às 8 horas e das 17 às 20 horas.
Imprensa segmentada:
Portal Fator Brasil: Balança Comercial tem superávit de US$ 1,43 bilhão até a 3ª semana de março
Dados da Secex/ME apontam que a corrente de comércio no ano atingiu US$ 92,44 bilhões, com exportações no valor de US$ 46,94 bilhões e importações de US$ 45,50 bilhões. No mês, as exportações cresceram 26,4% e somaram US$ 15,81 bilhões, enquanto as importações subiram 46,9% e totalizaram US$ 14,54 bilhões.
Informativo dos Portos: Antaq projeta crescimento de 4% na movimentação portuária para 2021
O setor portuário nacional deve movimentar 1,2 bilhão de toneladas em 2021. O número pode ser ainda maior se a movimentação de minério de ferro se recuperar das recentes quedas de 3% em 2020 e de 10% em 2019. A movimentação de carga no primeiro mês do ano foi de 87,6 milhões de toneladas, crescimento de 14% em comparação com o mesmo período de 2020. O Porto de Santos movimentou em janeiro 7,2 milhões de toneladas, aumento de 12% frente a janeiro do ano passado.
Portal Comex do Brasil: Entidades empresariais de 14 países apelam à OMC em favor do fortalecimento do comércio multilateral
CNI e outras 13 entidades empresariais de 14 países enviaram, na última quarta-feira (17), carta à OMC reforçando o apoio ao sistema multilateral de comércio mundial e pedindo maior engajamento entre o organismo e a comunidade empresarial. Destacam a necessidade de reformas e aprimoramento dos mecanismos da OMC para assegurar o seu melhor funcionamento diante dos desafios do século 21 e o seu papel nas negociações e na solução de disputas entre países.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021