Prezados senhores, bom dia.
Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
Estadão: Comissão do Congresso libera gastos para Transnordestina e livra obra de paralisia no Orçamento
A Comissão Mista de Orçamento retirou a ferrovia Transnordestina da lista de obras com recomendação de paralisação no Orçamento de 2021. A articulação foi feita por parlamentares do Centrão e da oposição, em alinhamento com o Ministério da Infraestrutura. O projeto é tocado pela iniciativa privada, por ser uma concessão, mas há gastos públicos previstos relacionados a ações de desapropriação neste ano. A obra é alvo de questionamentos sob investigação no TCU. O governo argumenta, no entanto, que pagamentos relativos à desapropriação não têm relação com as apurações da Corte.
Folha (ontem à tarde): Secretário da Infraestrutura será o número 2 no Ministério da Saúde
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, será o número 2 do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Cruz é nome de confiança do ministro Tarcísio de Freitas. A indicação foi do próprio ministro, que já havia recomendado seu auxiliar para a equipe de transição da Saúde depois da saída do general Eduardo Pazuello. Cruz ficou conhecido no governo por ter coordenado a operação para trazer 960 toneladas de máscaras, testes e insumos da China no início da pandemia, em 44 voos realizados a partir de abril do ano passado.
Valor: Pandemia fragiliza cadeia de suprimentos
Reações ao risco geopolítico têm sido pressionar por repatriar a produção. A necessidade de se adaptar para corrigir choques como a atual pandemia e as pressões geopolíticas pode implicar a possibilidade de o comércio mundial deixar de ser a força deflacionária que tem sido nas últimas décadas. No transporte marítimo, os custos do frete dispararam devido às estrições à movimentação determinadas pela pandemia e à escassez de contêineres que movimentam o grosso das exportações mundiais.
Imprensa regional:
Folha Vitória: Mesmo sem área de alfândega na no Porto de Vitória, ES pode receber mercadorias normalmente
Neste mês, a empresa que realizava operações alfandegárias no Porto de Vitória teve seu contrato encerrado e foi noticiado que haveria prejuízos para o fluxo de comércio dos portos capixabas. Contudo, na Grande Vitória, três portos secos podem absorver a demanda de armazenamento e alfandegagem. No estado, movimentaram 10 mil contêineres em 2020 e têm estrutura para manter fluxo de comércio normal.
Dicas BH: Associações representativas da infraestrutura de transportes criam fórum permanente para debater temas comuns ao setor
Associações representativas da infraestrutura de transportes do Brasil se uniram para criar a Aliança para a Infraestrutura – um acordo de cooperação para viabilizar um fórum permanente de discussões sobre temas de interesse comum. A iniciativa da ABCR, ABTP, ANEEA e ANTF será apresentada em webinar no dia 26 de março, às 11h30, com transmissão pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCeJoEAiuvgMuH7Ymt3sUIZg
A Tribuna de Santos (impresso) e Portal Comex do Brasil: Movimento de Cargas no Porto de Santos cresce 6%
O Porto de Santos segue batendo recordes e em fevereiro manteve tendência de alta na movimentação de cargas, somando 10,9 milhões de toneladas. O acumulado no ano registrou 20,1 milhões de toneladas, 6% acima do mesmo período de 2020. A carga conteinerizada voltou a se destacar, apresentando crescimento de dois dígitos e estabelecendo novas marcas históricas para fevereiro e para o acumulado no período. Foram movimentados 388.564 TEU, 13% acima do registrado em fevereiro do ano passado, elevando o acumulado do ano para 762.656 TEU, 11,8% superior ao do primeiro bimestre de 2020.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Entidades esperam prorrogação do Reporto por 5 anos via MP
Elas tentam convencer o governo da importância da renovação do Reporto por, pelo menos, cinco anos, ou até que uma reforma tributária esteja implementada. O principal argumento da coalizão empresarial formada por seis entidades, dentre elas, a ABTRA, é que a renúncia ao regime gera um impacto positivo para o setor portuário e para a economia. Em reuniões com o presidente Jair Bolsonaro e com representantes dos ministérios da Infraestrutura e da Economia, na terça-feira (23), empresários sugeriram que a prorrogação do regime especial ocorra por meio de medida provisória, como tem sido nos últimos 16 anos.
Fórum Brasil Export: Ministério da Infraestrutura prevê quadruplicar investimentos e propiciar ambiente favorável às ferrovias e à navegação interior
No primeiro encontro virtual do Fórum Brasil Export, na terça-feira (23), os secretários Marcelo Sampaio e Diogo Piloni destacaram as políticas públicas de incentivo à cabotagem, à navegação interior e à ampliação da malha ferroviária dentre os trunfos do Ministério para estimular o crescimento desejado para o País. Sampaio calcula ser possível obter R$ 202 bilhões em investimentos no biênio 2021-2002 entre leilões, concessões e renovações de contratos de ativos de infraestrutura com o setor privado. O valor é quatro vezes maior do que o total realizado em 2019 e 2020 (R$ 48,03 bilhões). Piloni destacou a importância de aproximadamente 20 leilões de áreas portuárias previstos para este ano.
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