Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/03/2021

Prezados senhores, bom dia.

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

UOL  / Economia: Canal de Suez: navio é ‘quase’ desencalhado após 6 dias e perdas de bilhões de dólares

O cargueiro Ever Given, de 400 metros de comprimento, que bloqueia há seis dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente. Foi reposicionado e liberado da margem do canal de onde estava encalhado, segundo autoridades. O curso do cargueiro, que carrega 20 mil contêineres, foi corrigido em 80%. Agora os esforços estão voltados para fazer o navio flutuar totalmente. Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal, que conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, criando um caminho mais curto entre a Ásia e a Europa. Uma rota alternativa, ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, poderia custar duas semanas e centenas de milhares de reais a mais em combustível extra.

Valor (ontem): Hapag Lloyd: Bloqueio em Suez afeta Europa, mas Brasil pode sentir efeitos

Luigi Ferrini, que comanda a Hapag Lloyd no Brasil, diz que a interdição no Canal de Suez pode gerar ‘efeito cascata’ de falta de navios e de contêineres, no curto prazo principalmente para a Europa, mas depois também para o Brasil e o resto do mundo.

Valor: Novo leilão testa interesse por Brasil em cenário difícil

Com entrega de propostas marcada para esta quinta-feira e abertura dos envelopes no dia 7, o leilão de 22 aeroportos federais testará a atratividade do setor em um momento de crise sem precedentes na aviação e incertezas quanto à velocidade de recuperação da demanda de passageiros. A aposta é na presença de pelo menos quatro ou cinco grupos de peso, incluindo estreantes em operações aeroportuárias no Brasil, como o fundo Pátria Investimentos e a francesa Aéroports de Paris (ADP).

O Globo e Exame: Além de Ernesto Araújo, Centrão mira outros ministros e quer reforma ampla

A permanência do ministro das Relações Exteriores é considerada insustentável. Ontem (28), Araújo divulgou nas redes sociais o conteúdo de uma conversa reservada com a senadora Kátia Abreu, insinuando que ela teria feito lobby em favor do 5G da China. A reação foi imediata de parlamentares, que exigem a demissão do chanceler. O Centrão vai intensificar junto ao presidente Bolsonaro o pleito para que haja uma reforma ministerial mais ampla. Líderes do Congresso listam críticas a Ricardo Salles e Milton Ribeiro e vão pressionar para desmembrar pasta de Tarcísio Freitas. A alegação é que, à frente de uma superpasta, Freitas poderia produzir mais resultados do que apresenta. O ministro seria “supervalorizado” e contaria com amplo empenho do Planalto na divulgação de feitos, o que daria a “falsa impressão” de uma atuação exitosa.

Imprensa regional:

Correio 24 Horas Online: Um porto para o mundo

Nos últimos anos, o Porto de Salvador recebeu investimentos na sua infraestrutura: a Via Expressa que proporcionou uma ligação direta entre o terminal e a BR-324, a dragagem do canal de acesso, a construção de um novo terminal de passageiros, a modernização da estrutura para recepção de trigo e ampliação e compra de equipamentos para o Terminal de Contêineres.

Diário do Nordeste (impresso, editorial, p.10): O Pecém é fundamental e essencial

Desde 2018 o porto de Rotterdam se tornou parceiro do Pecém e compartilha experiência internacional em operações portuárias. Os berços do Complexo contam com estruturas para lidar com cargas e operações diversificadas. Movimentações em contêineres, produtos siderúrgicos, carga eólicas e granéis sólidos, por exemplo, são realizadas diariamente. Uma das movimentações que completam o case de sucesso do funcionamento do Porto são as importações e exportações de componentes do parque eólico do Ceará, que se especializou na produção de pás eólicas para os principais fabricantes mundiais.

G1 RN: Após dois meses, porto de Natal volta a ter embarque e desembarque de contêineres em navios

Operações estavam paralisadas desde janeiro por problemas nas máquinas do terminal. O navio CMA CGM Sinnamary atracou no terminal na manhã de sábado (27) para ser carregado com contêineres de frutas produzidas no RN e estados vizinhos para exportação. O próximo destino do navio é Algeciras.

A Tribuna de Santos (impresso, ontem): Crise no Canal de Suez afetará Santos

Para o especialista Helio Hallite, os impactos no Porto de Santos são relativos. “A rota de exportações e importações para o Oriente não depende do Canal, mas as cargas originárias da Ásia que eventualmente façam transbordo em Algeciras ou nos portos do Norte Europeu chegarão por aqui com atraso, evidentemente se os navios estiverem no supercongestionamento naval que se formou”. Já o presidente do Centronave, Cláudio Loureiro, vê a possibilidade de algum efeito cascata no comércio mundial, mas diz que qualquer previsão, sobre o impacto real da crise na cadeia global de suprimento, é prematura, sem motivos para alarmismo.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Aliança para a Infraestrutura tem como foco inicial a segurança jurídica do setor

Foi lançada na sexta-feira (26), em evento online, a Aliança para a Infraestrutura, iniciativa da ABTP, Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF). O objetivo é articular esses segmentos em busca da melhoria da eficiência logística, continuidade e atração de mais investimentos.

Portos e Navios: Minfra diz que busca reestruturação das Docas para evitar assimetrias com desestatização

A CDRJ tem alertado sobre a possibilidade de que ocorra assimetria de competição entre os portos da região Sudeste, tendo em vista que, dos três projetos de desestatização de portos, dois deles se encontram nessa região (Santos e São Sebastião). O Ministério da Infraestrutura afirmou que tornar o ambiente portuário mais competitivo é um dos aspectos que se busca com o programa de desestatização e que, dessa forma, a preocupação da CDRJ é natural. No entanto, para reduzir assimetrias, vem buscando a reestruturação das companhias.

Modais em Foco: Infra Week irá leiloar 28 empreendimentos de infraestrutura

Entre os dias 7 e 9 de abril, os leilões vão injetar R$ 10 bilhões de investimentos no Brasil. Serão concedidos à iniciativa privada 28 ativos de infraestrutura, entre aeroportos, terminais portuários e uma ferrovia. No dia 9, acontece o arrendamento de 5 terminais portuários: 4 no Porto de Itaqui (IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13) e um no Porto de Pelotas (PEL01). Estão previstos mais de R$ 600 milhões em melhorias nesses terminais. As quatro áreas no porto nordestino são voltadas ao armazenamento de granéis líquidos. O complexo funciona como distribuidor para as regiões Norte e Nordeste, por meio de cabotagem. Já o terminal (PEL01) do porto de Pelotas (RS) é voltado para carga geral, em especial, toras de madeira, contribuindo para a cadeia logística da produção de celulose.

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