Prezados senhores, bom dia.
Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
Agência Brasil: Bolsonaro assina MP para melhoria do ambiente de negócios no Brasil
O presidente assinou ontem (29) uma MP com o objetivo de modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no Brasil, melhorando a posição do país no ranking Doing Business. Traz mudanças legislativas para a simplificação de abertura de empresas, proteção aos investidores minoritários, facilitação no comércio exterior de bens e serviços e liberação de construções de baixo risco, entre outros. A MP prevê elevar o Brasil de 18 a 20 posições no ranking.
Isto é Dinheiro Online (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Por causa da pandemia, CNI pede prorrogação de regimes de desonerações
bens. A CNI enviou carta ao ministro Paulo Guedes pedindo a renovação até 2023 dos regimes de Drawback e Recof/Recof-Sped, que vencem neste ano. De acordo com a confederação, com a pandemia, as produções estão enfrentando atrasos recorrentes e o setor está com dificuldades no fornecimento de matéria-prima, produção e transporte internacional. Com isso, as empresas não conseguirão exportar todos os produtos previstos em 2021 e, com o vencimento dos programas, terão que pagar imposto sobre insumos importados neste ano.
UOL: Governo age para liberar Ferrogrão
O ministro Tarcísio de Freitas passou parte dos últimos dias conversando diretamente com ministros do STF, com o propósito liberar o licenciamento ambiental da ferrovia, cotada para ser a principal rota de escoamento do agronegócio do País. O principal argumento do Ministério da Infraestrutura é o de que os 933 quilômetros de trilhos da ferrovia, prevista para ligar os municípios de Sinop (MT) e Itaituba, nas margens do Rio Tapajós, no Pará, correm a poucos metros do traçado atual da rodovia BR-163, ou seja, dentro da “faixa de domínio” de 50 metros na lateral da estrada, não havendo invasão de unidade de conservação federal.
Estadão: Na mira do TCU, Orçamento deve retirar ‘pedaladas’ para evitar crime
O Orçamento de 2021 está sob exame dos técnicos do TCU depois que um grupo de parlamentares apresentou requerimento pedindo uma manifestação formal sobre o corte de R$ 26,5 bilhões em despesas obrigatórias, sem respaldo nas projeções oficiais do Ministério da Economia, para viabilizar aumento recorde das emendas parlamentares. O tema causa apreensão num momento em que o presidente Bolsonaro está sob pressão do Congresso por causa da condução na pandemia e anúncio de trocas nos ministérios. Segundo o Estadão, três opções estão na mesa: a votação de um novo projeto, o ajuste pelo relator ou veto do presidente Jair Bolsonaro. A equipe econômica tem um projeto para acomodar R$ 16 bilhões extras em emendas, que foi o acordo inicial.
Folha: Com trocas, Bolsonaro tenta fidelizar centrão e controlar estruturas para embate com estados
Ao mesmo tempo em que tenta agradar a sua base aliada, o presidente Bolsonaro coloca aliados de extrema confiança em três áreas estratégicas: Defesa (general Braga Netto), Justiça (Anderson Torres) e Advocacia-Geral da União André Mendonça. Ao todo, foram feitas trocas em seis pastas ministeriais. O Centrão, que já tinha o controle das Comunicações e da Cidadania, agora também chefiará a Secretaria de Governo (com a deputada federal Flávia Arruda), responsável pela articulação política.
Valor Online: Após 6 dias, canal é reaberto e alivia comércio internacional
Na noite de ontem, imagens de satélite mostravam grandes navios, incluindo contêineres de carga e de animais de criação, se movendo para o sul através da parte inferior do canal. Também se viam navios começando a entrar pelo lado do mar Mediterrâneo. Imagens divulgadas pelas emissoras egípcias de TV mostraram o “Ever Given” sendo puxado por rebocadores até um lago, localizado na parte central da hidrovia, onde passará por uma inspeção.
Valor Online: Acidente em Suez acelera mudanças nas cadeias globais, diz Maersk
O bloqueio do Canal de Suez, que acabou ontem, deverá acelerar uma mudança global das cadeias de fornecimento ‘just-in-time’, diz Soren Skou, presidente executivo da Moller- Maersk. Segundo ele, as empresas já vinham mudando suas cadeias de fornecimento por causa da pandemia. Estão partindo para as cadeias “just-in-case”, mantendo estoques maiores para evitar serem pegas desprevenidas por interrupções na cadeia.
Imprensa regional:
Correio da Bahia: Caminhões voltam a ter acesso ao Porto
A greve dos transportadores autônomos que movimentam cargas no Porto Salvador chegou ao fim ontem, após um acordo entre os trabalhadores e as empresas transportadoras por um reajuste de 18% no valor do frete. Em Salvador, aproximadamente 1, 5 mil motoristas autônomos respondem por 75% das cargas movimentadas no Terminal de Contêineres.
A Tribuna de Santos (impresso, página A8): Amarração: Porto dará desconto
A partir da próxima segunda-feira, navios que não utilizarem o serviço da Autoridade Portuária terão redução nas tarifas cobradas pela companhia, quase um ano depois da decisão da estatal de não realizar mais os serviços no Porto de Santos.
Band Notícias: Polícia Federal apreende drogas dentro do mar em Santos
No total, cerca de 90 quilos de droga foram apreendidos ontem pela Polícia Federal no Porto de Santos. Em uma das ocorrências, 60 quilos da droga foram localizados por mergulhadores da PF, embalada em material impermeável, num compartimento do casco do Navio MSC BRUNELLA, que teria como destino o porto de Las Palmas. Na segunda ocorrência, o entorpecente estava armazenado e prensado em vários tabletes, dentro de um contêiner.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: CMA CGM desvia 2 navios para rota pelo Cabo da Boa Esperança
O grupo CMA CGM decidiu desviar alguns dos navios de sua frota ao redor do Cabo da Boa Esperança, de modo a mitigar o impacto da interrupção do tráfego no Canal de Suez. Para cargas a serem carregadas, considera rotas marítimas alternativas, serviços ferroviários ou soluções de frete aéreo. Já o Centronave, que reúne as 19 maiores empresas de navegação de longo curso atuando no Brasil, advertiu que qualquer previsão sobre o impacto do encalhe em Suez para a cadeia global de suprimento e no comércio exterior brasileiro é prematura.
Log Web: Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em 2021
Os ganhos de produtividade no porto deverão ser também superiores a 40% para as exportações especialmente de cargas fracionadas. ‘A proximidade dos armazéns com o cais nos possibilita uma maior agilidade na operação e, com isso, economia para o exportador com o custo do frete marítimo, explica o diretor-presidente do TPPF, Gilberto Birkhan.
Jornal Portuário (reproduz matéria do G1 Santos): Governo do Estado lança projeto para nova rodovia com destino ao Porto de Santos
O governo de SP planeja construir um corredor multimodal com destino ao Porto de Santos, que pode incluir, além de uma rodovia, a construção de uma ferrovia. O projeto, chamado de ‘Linha Verde’, tem por objetivo ser uma alternativa inteligente e moderna para o escoamento de toda a produção nacional. A Manifestação de Interesse Público para as empresas foi publicada na quinta-feira (25), no Diário Oficial. A ideia é que o novo corredor logístico faça a conexão do Rodoanel à Margem Esquerda do Porto e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021