Prezados senhores, bom dia.
Destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
Folha e G1: Governo garante ofertas para todos os lotes da semana de leilões de infraestrutura
O Ministério da Infraestrutura foi avisado pela B3, a Bolsa de São Paulo, que haverá propostas para todos os 28 empreendimentos a serem concedidos na Infra Week, que começa hoje. Na avaliação do mercado, porém, a maior percepção de risco em relação à economia do país no pior momento da pandemia pode prejudicar a concorrência e ter efeitos negativos nos ágios do leilão, que vem sendo divulgado pelo governo como parte do “maior programa de concessões em infraestrutura do mundo”. A expectativa é que só haja competição pelos aeroportos, especialmente os do Bloco Sul (que tem como atrativos os terminais de Curitiba e Foz do Iguaçu, Londrina e Navegantes).
Isto É Dinheiro (reproduz matéria da Agência Brasil): Leilão de 22 aeroportos está previsto para hoje
Divididos em três blocos regionais, os aeroportos estão sendo leiloados hoje na sede da B3, em São Paulo. Os lances mínimos serão de R$ 130,2 milhões pelo Bloco Sul, R$ 47,8 milhões pelo Bloco Norte e R$ 8,1 milhões pelo Bloco Central. Vencerão os consórcios que oferecerem o maior ágio sobre o preço mínimo de cada bloco. Os valores – lance mínimo mais ágio – serão pagos imediatamente após o leilão. A partir do quinto ano de contrato, os consórcios terão de pagar ao governo um percentual da receita obtida a cada ano, até o fim do contrato. Os 22 aeroportos leiloados correspondem a 11% do tráfego aéreo nacional de passageiros, de acordo com a Anac.
Valor Econômico: União destaca nova fase de leilões
Ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez questão de demonstrar otimismo com a participação ativa de investidores nos certames. Ele considera que esta sequência de leilões marca um novo ciclo de estruturação dos projetos de infraestrutura, que corrige erros do passado e conta com ampla aceitação do mercado.
Valor Econômico: Governo de São Paulo propõe novo corredor até Porto de Santos
O projeto “Linha Verde” ainda não tem traçado definido nem avaliação de impacto ambiental ou econômico. É um pontapé inicial para uma possível nova rota logística no Estado, destinada a escoar carga e aliviar o sistema Anchieta-Imigrantes. O chamamento aberto pelo governo na última semana prevê a possibilidade de o projeto ser multimodal, com rodovia e ferrovia. Ainda há dúvidas sobre a viabilidade dessa ideia, já que, para garantir a sustentação econômica de um projeto ferroviário, seria preciso fazer vagões double stack, o que demandaria túneis maiores.
Estadão Online: entrevista com Marcos Lisboa, presidente do Insper e ex-secretário de política econômica do min. fazenda 2003-05): ‘Foco da política pública tem de ser o cidadão
Em entrevista, o economista Marcos Lisboa critica a insegurança jurídica, os lobbies de corporações para que ninguém mexa com suas conquistas e bate o martelo no que considera o caminho a se tomar: ‘Tem de mudar o foco das políticas públicas. Esse foco tem de ser o cidadão’. Fala também das reformas administrativa e tributária, lembrando que essa segunda ‘está na Câmara, via PEC 45, que é simples de se fazer’.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos Online (editorial): O peso do Estado no Porto
A afirmação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, de conceder a Autoridade Portuária de Santos à iniciativa privada mediante rigidez regulatória sinaliza que a União quer privatizar a estatal sem abrir mão de uma ingerência no complexo portuário. Ao setor privado, esse movimento do governo interessa muito, pois se houver, como disse Freitas, uma ‘rigidez maior regulatória’, mas ela se tornar desproporcional, a ponto de decisões locais dependerem a todo momento de Brasília, pouco valerá a pena a uma empresa disputar o controle da companhia. Ainda falta descobrir até onde o presidente Jair Bolsonaro pretende chegar com as privatizações.
A Tribuna de Santos (impresso): Portuários querem garantir vacinação
Trabalhadores avulsos do Porto de Santos e guardas portuários protestaram ontem, na frente da Prefeitura da cidade e da sede da Autoridade Portuária, em defesa da vacinação contra a covid-19. O Sindaport entrou na Justiça para garantir a vacinação à categoria. Mais de 20 estivadores morreram em decorrência do vírus.
Imprensa setorial:
Portos e Navios : Leilão de terminais portuários prevê R$ 600 milhões no dia 9
O ministro Tarcísio quer aproveitar os leilões da Infra Week como teste com os investidores para as próximas rodadas deste ano. Daniel Sonder, CFO da B3, que organiza o leilão na Bolsa de Valores, comentou que esta semana é uma prova que os projetos de infraestrutura estão avançando com consistência e que os investidores seguem interessados em trazer capital privado para o país.
Fórum Brasil Export: Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e promove intercâmbio de informações na importante semana da Infra Week
O evento realizado ontem com executivos e autoridades regionais, incluindo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que região Nordeste está contemplada na Infra Week com os leilões de 4 terminais portuários em Itaqui, 4 aeroportos (São Luís, Imperatriz, Teresina e Petrolina) e o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia. O presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, destacou a missão do Fórum de atuar como mensageiro de notícias positivas e das qualidades da região, ressaltando ainda as possibilidades de expansão do comércio das cadeias produtivas locais com outros grandes centros consumidores no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.
Informativo dos Portos: Antaq realizará pesquisa com empresas de transporte marítimo de contêineres
A consulta visa complementar as informações obtidas na Tomada de Subsídios n° 04/2010-SRG e colher subsídios para o estudo “Experiência Internacional na Regulação das Taxas e Sobretaxas do Transporte Marítimo de Contêineres”, incluído na Agenda Plurianual de Estudos 2021/2024. Será feita nesta primeira quinzena de abril sobre a clareza nas regras e valores de cobrança de taxas e sobretaxas, com enfoque nos meios utilizados pelas transportadoras para disponibilizar a informação a todos os interessados no transporte – embarcadores, consignatários, endossatários ou portadores do conhecimento de carga.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021