Prezados senhores, bom dia.
Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
G1 e O Estado do Maranhão: Governo leiloa nesta sexta-feira terminais portuários no Maranhão e Rio Grande do Sul
O governo federal encerra hoje a Infra Week com o leilão de 5 terminais portuários em Itaqui e Pelotas. Expectativa é garantir mais de R$ 600 milhões em investimentos com o arrendamento das áreas. A disputa será realizada na sede da B3, em São Paulo, a partir das 15h. As quatro áreas no porto do Maranhão são voltadas para movimentação e armazenagem de combustíveis e o terminal em Pelotas é voltado para carga em geral, em especial, toras de madeira. Vencerá disputa quem oferecer o maior valor de outorga para o prazo de exploração das áreas. Até o final do ano, a expectativa é que sejam leiloados um total de 19 terminais portuários. Na quarta-feira, o governo arrecadou R$ 3,3 bilhões com a concessão de 22 aeroportos, garantindo um investimento estimado de R$ 6,1 bilhões ao longo dos 30 anos do contrato. Com mais o leilão desta sexta, o governo busca viabilizar mais de R$ 10 bilhões em investimentos privados.
Correio Braziliense, UOL e Exame: Empresa de mineração arremata concessão de trecho de ferrovia na Bahia
Ontem a concessão da Fiol 1, trecho entre o porto de Ilhéus e Caetité, na Bahia, foi arrematada pelo valor mínimo e proposta única da Bahia Mineração S/A (Bamin), do Grupo Eurasian Resources Group (ERG). A mineradora irá retomar a obra com investimentos estimados em R$ 3,3 bilhões, ficando responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma concessão que vai durar 35 anos. Controlar esse caminho era só o que faltava para que a empresa fechasse um círculo e conseguisse escoar por conta própria o minério de ferro produzido na mina Pedra de Ferro. O governo federal informou que o trecho leiloado deve começar a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e o minério de ferro produzido na região. Apesar do lance baixo, o ministro Tarcísio de Freitas comemorou porque a oferta viabilizará os próximos trechos da Fiol.
Estadão Broadcast: Tarcísio Freitas é festejado por leilões e distância de polêmicas do chefe
Mesmo sem discursar durante jantar na noite de quarta-feira (7), em São Paulo, que reuniu o presidente Bolsonaro, ministros e empresários, o ministro Tarcísio de Freitas foi recebido com uma salva de palmas, numa manifestação de apoio dos empresários por seu empenho no programa de concessões. Ele é visto como uma pessoa pragmática e discreta, que passa longe das declarações controversas de seu atual chefe.
Folha: Com desgaste de Guedes, centrão e militares querem desmembrar Economia
Avaliação é que o tamanho da superpasta tem afetado o avanço de projetos na área econômica e o rendimento do ministro da economia. Ao todo, a superpasta da economia reúne oito secretarias especiais. A proposta defendida por deputados e senadores seria a recriação de dois ministérios, Planejamento e Indústria, abrindo mais dois canais de diálogo com a área econômica do governo. Eles também têm defendido a recriação de estruturas e o desmembramento do Ministério da Infraestrutura e a recriação do Ministério dos Transportes.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso): Falta de contêineres prejudica café
Segundo o Cescafé, a menor oferta de contêineres nas exportações é resultado da alta demanda nos fluxos para o continente asiático e, mais recentemente, do entrave no Canal de Suez, que deverá intensificar a indisponibilidade dos equipamentos e elevar ainda mais o grau de dificuldade para o comércio exterior. A escassez de contêineres na indústria global de navegação, tanto nos embarques de carga geral, como para café e outros produtos alimentícios, sofre também os efeitos da pandemia da covid-19.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Senado anexa pleitos de associações sobre Reporto e contratação de marítimos ao PL da cabotagem
A secretaria legislativa do Senado Federal anexou ao PL da BR do Mar contribuições de entidades, dentre as quais, a da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) defendendo a renovação do Reporto. O mesmo pleito foi apresentado em audiência, com a presidência da República e os ministérios da Infraestrutura e da Economia, pelas seis entidades que compõem a coalizão empresarial portuária, dentre elas, a ABTRA, sugerindo que a prorrogação ocorra por meio de uma medida provisória, com validade de cinco anos.
Portal Fator Brasil: SPA atinge lucro líquido em 132% em 2020
A estatal que administra o Porto de Santos encerrou 2020 com o melhor resultado financeiro de sua história, ao registrar lucro líquido de R$ 202,5 milhões. O desempenho positivo, segundo a empresa, reflete ganhos de eficiência, austeridade e racionalização de gastos. A receita líquida cresceu 15% e superou R$ 1,1 bilhão, impulsionada pelo desempenho do agronegócio nacional, o que proporcionou novo recorde histórico de movimentação de cargas, avançando 9,4% em relação ao ano anterior e alcançando 146,6 milhões de toneladas.
Globo Rural: Porto de Antonina faz movimentações inéditas de exportação e importação
Ontem ocorreu o embarque de produtos alimentícios que serão exportados para a Venezuela e na segunda-feira (5/4) foi concluído o desembarque da primeira carga de malte importado para a indústria cervejeira nacional.
Infomoney: Santos Brasil celebra novo acordo comercial com a Maersk no porto de Santos e atualiza projeções para 2021
A vigência do atual contrato vai de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2023. O contrato vale para todas as subsidiárias e marcas afiliadas à Maersk, que incluem a Hamburg Süd, e Aliança. A Santos Brasil também informou que foram estabelecidos novos preços de serviços e atualizou suas projeções para 2021. A expectativa é que a movimentação de contêineres fique entre 1,2 milhão e 1,3 milhão, crescimento entre 11% e 20%.
Portos e Navios: Fim de acordo com Argentina pode afetar operação no longo prazo
Representantes de empresas brasileiras de navegação (EBNs) confirmaram a informação de que o governo brasileiro não quer continuar com o acordo bilateral de navegação com a Argentina a partir de março de 2022, quando ele seria renovado. A justificativa é que os dois países têm ambição de entrar na OCDE, onde não é permitido haver condições especiais entre dois países que não sejam dadas a outros países da organização. Para a Aliança Navegação e Logística, a medida ameaça um desequilíbrio no mercado de carga entre os dois países, que hoje possuem fretes considerados competitivos, além de levar os futuros armadores que assumirem esse trade a partir para mercados mais atrativos.
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