Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line (sábado): Ferrovia amplia volume de insumos siderúrgicos transportados em 2020

Apesar das dificuldades que a pandemia provocou na logística do país no ano passado, o transporte de insumos siderúrgicos por ferrovias cresceu no trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), administrada pela VLI. Foram transportadas 7,52 milhões de toneladas em 2020, ante 7,26 milhões em 2019, crescimento de 3,64%, considerando a restrição da circulação de pessoas e as mudanças nas operações de indústrias do setor.

Valor On-line (sábado): SP quer blitz em rodoviárias e estradas para frear variante indiana do coronavírus

A Prefeitura de São Paulo apresentou neste sábado proposta ao Ministério da Saúde para que seja feito controle sanitário em rodoviárias e estradas para tentar conter a disseminação da variante indiana do novo coronavírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a estratégia pensada para a capital paulista é a de atuar no controle do trânsito de pessoas provenientes desse Estado. Segundo o secretário, o ministro Marcelo Queiroga adiantou que a iniciativa e as sugestões de São Paulo serão estudadas para serem disseminadas no âmbito nacional.

Valor Econômico: Recuperação acelera, mas é desigual, aponta Ibre

A edição de maio do Boletim Macro, do FGV Ibre, mostra um desempenho mais forte da atividade econômica no primeiro semestre e a estimativa de crescimento do PIB em 2021, de 3,2% a 4,2%. Destaca que a recuperação permanece desigual entre os setores, com fragilidade maior daqueles que geram mais empregos.

O Globo: Em dez anos, Rio perde 2º lugar no PIB industrial do país para Minas Gerais

Levantamento da CNI, que mede o nível de participação dos estados brasileiros na produção do setor, mostra Minas Gerais na segunda posição. No biênio 2007-2008, a fatia do Rio no PIB industrial era 14,58%; caiu para 10,14% no biênio 2017/2018. Nesse mesmo período, a participação do estado mineiro, subiu de 10,44% para 10,80%. São Paulo continua o principal produtor industrial do país, mas caiu de 33,56% para 30,68%. As maiores perdas ocorreram nos setores de papel e celulose, produtos de metal, vestuário e acessórios e máquinas e materiais elétricos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line: Governo libera vacina e trabalhadores do Porto de Santos devem iniciar imunização nesta semana

A aplicação de vacinas contra covid-19 em trabalhadores portuários deverá começar nesta semana, segundo declaração do ministro Tarcísio de Freitas ontem 23. Trata-se do atendimento a uma reivindicação intensificada pela categoria neste mês. O secretário Diogo Piloni calculou que a ação abrangerá 60 mil trabalhadores: avulsos, avulsos vinculados a terminais, funcionários de terminais e empregados de autoridades portuárias e órgãos federais.

A Tribuna de Santos On-line (ontem) e G1 Santos (sábado): Lote STS10 do Porto de Santos poderá receber terminal de contêineres

A publicação do edital do lote STS10, no Porto de Santos, qualificado pelo PPI para a instalação de um terminal de contêineres no Cais do Saboó, está prevista para o quarto trimestre e o leilão para o primeiro trimestre de 2022. Antes disso, os estudos deverão passar pelo crivo do TCU e serão realizadas as fases de consulta e audiência pública. Já a área destinada à instalação de um terminal dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, denominada STS11, terá audiência pública virtual pela Antaq no próximo dia 1º de junho, com início às 15h, transmitida via streaming e disponibilizada no canal da agência no Youtube.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Secex lança monitor que mostra desempenho e tendências do comércio exterior

O Monitor do Comércio Exterior Brasileiro, no site da Secex, traz indicadores que permitem avaliar o desempenho do comércio exterior de vários ângulos e proporciona uma visão mais completa dos movimentos e tendências, em adição às informações já disponíveis na página de Estatísticas de Comércio Exterior, incluindo os movimentos mais recentes e reais de exportação e importações por destino e origem e por grupos de produtos. As informações serão atualizadas mensalmente.

Informativo dos Portos: Santos Port Authority promove webinar sobre boas práticas no gerenciamento de resíduos portuários

A SPA realizará nos próximos dias 26 e 27 de maio o webinar “Boas práticas no Gerenciamento de Resíduos Portuários”. O diretor-presidente Fernando Biral abrirá o evento no dia 26, às 9h20. Esse será o único módulo aberto para o público em geral; os demais estão reservados a autoridades, órgãos licenciadores, instituições intervenientes, terminais portuários e outros participantes do setor portuário ligados à gestão de resíduos. A programação completa e as inscrições podem ser feitas em https://spawebinar.com.br/.

Informativo dos Portos: Painel de indicadores irá avaliar serviços prestados nos portos organizados

O MINFRA e a CNT, com apoio da Antaq, firmaram parceria para o desenvolvimento de um painel de indicadores portuários para mapear as performances dos órgãos anuentes nos portos públicos. Será possível identificar os pontos que necessitam de mudanças e as medidas necessárias para aperfeiçoar seus processos, contribuindo na busca da melhoria contínua da produtividade. A FDC vai avaliar indicadores relacionados às operações portuárias, de cargas e passageiros, envolvendo atracações e desatracações de navios em berços portuários, operação de cargas dentro das áreas portuárias, e entrada e saída de mercadoras nos portos. Os serviços devem ser executados em até 10 meses. A iniciativa foi proposta pela Conaportos.

Portos e Navios: Faturamento da Docas do Rio cresce quase 50% no 1º quadrimestre de 2021

A CDRJ, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, faturou R$328 milhões no primeiro quadrimestre de 2021, cifra R$ 107 milhões maior do que a registrada no mesmo período de 2020. O resultado reflete o ciclo positivo do minério de ferro nos mercados internacionais e o grande volume de movimentação no período. No primeiro quadrimestre, esses portos movimentaram 19,431 milhões de toneladas, alta de 34,7% em relação a janeiro a abril de 2020.

Portos e Navios: Maersk não descarta novos investimentos em operação integrada no Brasil

A Maersk busca tornar-se uma das cinco maiores empresas de logística no Brasil até 2025. O diretor comercial para a costa leste sul-americana Douglas Piagentini, afirmou que a empresa pretende integrar diferentes modais de transporte, em frota própria ou de parceiros, atendendo o Brasil conectando a outros destinos no mundo através dessa malha.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco