A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (impresso – página B7): Ibama não fiscalizava a exportação de madeira, diz ofício do órgão
A volta da emissão da licença para exportação de madeira é tratada como uma retomada do processo de fiscalização em um ofício do Ibama enviado na sexta (21) às suas unidades estaduais. O documento pede informações às bases de fiscalização em áreas portuárias sobre as necessidades de “apoio pessoal, logístico e financeiro” para se retomar a emissão da autorização, que havia sido extinta no último ano e voltou a ser obrigatória por decisão do STF na última quarta (19). Em nota, o Ibama afirmou que restabeleceu, “por força de decisão judicial, os dispositivos contidos na IN Ibama nº 15, de 6/12/2011, para todas as cargas de produtos e subprodutos madeireiros de espécies nativas destinadas à exportação”.
Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Reuters): Ritmo de exportação de soja do Brasil indica novo recorde em maio
A média diária de exportações de soja do Brasil alcançou 842,9 mil toneladas até a terceira semana de maio, alta de 19,5% no comparativo anual, o que pode configurar um novo recorde mensal de vendas, em torno de 17,7 milhões de toneladas, caso o ritmo se mantenha até o final do mês.
Correio Braziliense On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Comércio externo do Brasil recuou acima da média mundial em 2020
Levantamento da CNI, com base em números recentes da OMC, mostra que no ano passado a corrente de comércio brasileira recuou 8,2% em relação a 2019. A variação supera o encolhimento de 7,6% na corrente de comércio mundial e de 8% na corrente de comércio entre os membros do G20. A retração na corrente de comércio brasileira resulta da queda de 7% na exportação (por conta da interrupção das cadeias de comércio e da queda do comércio internacional) e de 10% na importação (em consequência da desvalorização do real, que encareceu as mercadorias vindas do exterior).
Estadão On-line (ontem à tarde): Queda forçada do diesel é realidade distante, mesmo com pressão de caminhoneiros
Embora o presidente Bolsonaro faça seguidos acenos aos caminhoneiros, não tem espaço no Orçamento para subsidiar a aquisição do combustível, e até mesmo o projeto que enviou para mexer na cobrança de ICMS sobre o diesel está parado na Câmara. Responsabilizou os governadores pelo preço elevado dos combustíveis e aponta como problema as alíquotas de ICMS. Os secretários estaduais de Fazenda rebatem, jogando a conta na política de preços da Petrobrás, que acompanha os preços internacionais do petróleo e reage também ao dólar mais caro ou mais barato.
Folha On-line (ontem à tarde): Otimismo de empresas cai com incerteza econômica, restrição de circulação e falta de confiança no governo
A sondagem do Ibre/FGV de abril aponta que as expectativas das empresas brasileiras com o ambiente de negócios pioraram nos últimos seis meses, com o aumento das incertezas econômicas, das restrições provocadas pela pandemia e da falta de confiança na política econômica do governo. O otimismo de 70% em outubro caiu agora para 57% dos empresários que dizem ter perspectivas positivas para os próximos seis meses.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (hoje) e G1 Santos (ontem à tarde): Trabalhadores do Porto de Santos mantêm planos de greve enquanto aguardam vacinação contra covid-19
Reclamam da falta de detalhes sobre a vacinação, já que o Governo do Estado e a Prefeitura de Santos não têm informações de quando será iniciada a imunização da categoria, quantos receberão as doses e qual será o cronograma. No domingo (23), o ministro TArcísio de Freitas gravou áudio dizendo que “As primeiras doses começarão a ser distribuídas (aos estados) nesta terça-feira (25)”.
G1 Santos, Santa Portal (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (impresso – página A-8): Comunidade portuária discute protocolo para enfrentamento da cepa indiana; não há casos no Porto de Santos
A Anvisa detalhou a ampliação dos protocolos para prevenção à variante indiana do novo coronavírus no Porto de Santos. As medidas foram debatidas pelos órgãos anuentes, na sede da SPA, ontem (24). A SPA afirma que não há registro de qualquer navio com a nova cepa no Porto de Santos ou com destino a ele.
G1 BA (ontem à noite): Cerca de 637 kg de cocaína são apreendidos no porto de Salvador
Apreendida ontem, em uma operação da Receita Federal e Polícia Federal, a droga estava dentro de uma carga de rolos de polímero que seria embarcada em um navio com destino final ao porto de Antuérpia. Segundo a RF, ela estava no mesmo navio onde também seriam embarcados outros 244,5 kg de cocaína apreendidos na sexta-feira (21), também no Porto de Salvador, em uma carga de celulose.
Diário do Nordeste (ontem à noite): Movimentação de cargas no Porto do Pecém cresce 44% em abril
Segundo o Complexo Industrial e Portuário de Pecém (Cipp), o número de cargas transportadas em abril subiu para 1.755.049 toneladas ante igual período em 2019, impulsionado pelo transporte de cabotagem. Embarques (639.814 t) e desembarques (1.115.235 t) também aumentaram 62% e 36%, respectivamente.
Imprensa setorial:
Tecnologística: Santos Brasil encerra primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 30,9 milhões
A movimentação de carga pela companhia foi recorde para o período e todas as linhas de negócios apresentaram aumento de receita, como reflexo da retomada do fluxo de importação iniciada no quarto trimestre de 2020 para reposição de estoques para a indústria e o varejo local, que demandou escalas extras de longo curso no Porto de Santos, como também do crescimento das exportações. A movimentação consolidada nos tecons de Santos, Imbituba e Vila do Conde cresceu 21%, comparado aos três primeiros meses do ano passado, somando 321.141 contêineres.
Comex do Brasil (com informações da CNI): Participação de produtos manufaturados na exportação cai de 46% para 42% no primeiro trimestre do ano
As exportações de produtos industrializados aumentaram apenas 3,6%, enquanto as exportações de básicos tiveram alta de 23,5%, no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações totais subiram 14,3%.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021