Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 04/06/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Editorial do Estadão: Um maio de recordes na balança

O crescimento da demanda mundial em razão da rápida recuperação das principais economias, grandes importadoras de bens brasileiros, e o aumento dos preços de itens de grande peso na pauta das exportações do País vêm impulsionando as exportações, que alcançaram US$ 26,948 bilhões em maio. China e Estados Unidos continuam sendo dois dos principais compradores de produtos brasileiros e também fornecedores de bens importados pelo Brasil. As importações somaram US$ 17,657 bilhões, 57,4% ante o resultado de um ano antes. Elas estão aumentando em ritmo mais intenso do que o previsto e o esperado.

Valor Econômico: Entidades pedem prioridade a armazenagem

Os recursos para a construção e ampliação de silos e armazéns viraram prioridade do setor produtivo para o próximo Plano Safra. Entidades pedem juros menores e mais dinheiro para os financiamentos, mas o governo já alertou sobre a dificuldade de fechar essa conta e tenta modular condições para que a linha do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) chegue a mais produtores. As empresas cerealistas, por sua vez, querem tornar perene um programa específico para o setor que prevê subvenção federal para esse tipo de investimento. Prestes a colher a maior safra da história, o Brasil tem capacidade estática para armazenar 172,2 milhões de toneladas de grãos por ano, pouco mais de 60% da colheita prevista para 2020/21. Apenas 14% dessa infraestrutura está instalada nas propriedades rurais, segundo a Conab.

Imprensa regional:

Editorial da Tribuna de Santos (hoje) e A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Vacinação prioritária no Porto

Diferentemente do que foi garantido aos demais portos brasileiros, o de Santos não contará com todas as suas categorias de trabalhadores imunizadas. Ficaram de fora quem tem menos de 35 anos e várias outras funções. O Ministério da Saúde alegou que ainda não há prazo para que novas remessas de vacinas sejam enviadas. É correto o pleito da Coalizão Empresarial Portuária, composta por seis entidades representativas do setor [entre elas, a ABTRA] de cobrar do secretário Diogo Piloni a vacinação de todos os profissionais dos Clias, agentes marítimos, fornecedores de bordo e outras atividades correlatas. O risco de contato dos portuários desprotegidos com o restante da população da região é muito preocupante.

G1 Santos e A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (ontem, impresso – página A-8): Portuários fazem filas gigantescas para receber a vacina contra a Covid-19 no litoral de SP

A vacinação começou na última terça-feira (1) para trabalhadores portuários de Santos, Guarujá e Cubatão. Mais de 11 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca foram destinadas aos portuários. O esquema de vacinação foi montado com base em listas enviadas pela Autoridade Portuária, Ogmo e Sopesp. Quase 5 mil trabalhadores portuários já receberam primeira dose.

G1 RJ: Prefeitura vacina 1.535 trabalhadores do Porto do Rio contra a Covid

A Prefeitura do RJ já vacinou 1.535 trabalhadores portuários da cidade até ontem (3). Para o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira, “os portuários estão há mais de um ano trabalhando na linha de frente do comércio exterior para que nada falte em nossas casas, lojas, fábricas e hospitais. A priorização da categoria é merecida para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade, considerando que o índice de contaminação ainda está alto”.

A Gazeta do Povo (ontem à noite): “Pedágio marítimo”: Porto explica tarifa em caso de concessão do Canal da Galheta

A intenção do governo federal de conceder à iniciativa privada a gestão do Canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina preocupa o setor produtivo paranaense de que poderá reduzir a competitividade do estado e aumentaria o Custo Brasil para importações e exportações. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, rechaça a possibilidade de um “pedágio marítimo”: “Hoje, para atracar em qualquer porto do Brasil ou do mundo, se paga uma respectiva tarifa, decorrente dos serviços de dragagem, sinalização marítima e balizamento, por exemplo. Essa tarifa sempre existiu”.

Imprensa setorial:

Portogente e Informativo dos Portos (ontem): Túnel imerso que liga Santos ao Guarujá ganha força

O Diretor de Novas Outorgas do MINFRA, Fábio Lavor, na audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, na segunda-feira (31/5), garantiu que a definição sobre a obra, ponte ou túnel, às margens do Porto de Santos, deve acontecer entre agosto e setembro. O tema da ligação seca voltou à ordem do dia após o avanço do projeto do túnel, com a publicação pela SPA de chamamento público para o encaminhamento de estudos sobre a obra entre os dois municípios. O projeto se tornou mote da Campanha Vou de Túnel, assinada por mais de 50 empresas e entidades.

Portos e Navios: Ministério da Economia apura denúncia contra norma da SSE/TCH-2

O Ministério da Economia acatou o pedido para apurar denúncia de abuso regulatório relacionado à RN da Antaq que trata da cobrança de THC2. A Usuport apresentou requerimento para que a Seae investigue eventual afronta da RN-34/2019 à Lei de Liberdade Econômica. Alega que existe cobrança em duplicidade.

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