A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Estados contestam sistema que governo criou para caminhoneiros
Segundo o Comitê de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), o novo Documento Eletrônico de Transporte (DTe), do MINFRA, cria redundância com um sistema que já existe no âmbito estadual, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). A pasta, porém, defende a iniciativa para desburocratizar e facilitar a vida dos caminhoneiros, especialmente os autônomos. Destaca que o MDF-e, com 10 anos de existência, já emitiu 600 milhões de documentos, de 5 milhões de empresas, que o DTe vai fazer tudo de novo e que as empresas terão que gastar dinheiro para integrar os sistemas. A CNT acrescentou: “Estamos preocupados em ter alguma coisa que de fato atenda o objetivo de reduzir a quantidade de documentos no transporte”.
Money Times e Correio Braziliense On-line (reproduziram no sábado matéria da Agência Brasil): China amplia liderança nas importações brasileiras em 2020
Segundo levantamento da CNI, a China foi responsável por 21,9% das compras externas brasileiras no ano passado, com avanços em produtos de tecnologia. Em 2006, detinha 8,6% das importações brasileiras. Já a União Europeia viu essa participação cair de 20,3% em 2006 para 19,1% no ano passado e os Estados Unidos mantiveram leve alta de 15,7% para 17,6%. O principal perdedor na origem das importações brasileiras foi a América do Sul: de segundo lugar em 2006, responsável por 17,6%, caiu para o quarto lugar, com 11,4% em 2020.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (sábado – impresso – página A-12): Campanha vacina mais de 9,5 mil portuários
Mais de 9,5 mil trabalhadores do Porto de Santos tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. A campanha segue hoje em Santos e será retomada na próxima segunda, em Guarujá. O MINFRA também articula com a pasta da Saúde a imunização aos demais profissionais do Porto. Agentes de navegação, vistoriadores e inspetores de navios, despachantes aduaneiros e fornecedores de itens de bordo estão na lista das categorias que ainda não foram contempladas.
A Tribuna de Santos (sábado – impresso – página A-12): Pela 1.a vez, Porto recebe trem com 120 vagões
O Porto de Santos recebeu uma composição ferroviária com 120 vagões, todos carregados com soja. A operação da Rumo, na madrugada de quinta-feira passada, está em fase de testes e promete impulsionar o transporte de grãos. A carga teve como origem os terminais ferroviários de Rio Verde e de São Simão, ambos em Goiás. Do total, 40 vagões seguiram pela Margem Direita, descarregados no terminal da Rumo, e os outros 80 seguiram pela Margem Esquerda, descarregando no TGG.
A Tribuna de Santos (ontem – impresso – página A-12): Alta das commodities desafia logística
Para dar conta de entregar ao mercado internacional a produção agrícola brasileira, será preciso resolver problemas de acesso ao Porto de Santos para garantir o escoamento. O tema foi discutido em um webinar promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, na semana passada. Soja e milho completaram em abril 11 meses consecutivos de alta, com variações de, respectivamente, 81% e 70%, em dólares, sobre os preços do mesmo mês do ano passado. Açúcar e algodão subiram quase 60%. Minério de ferro teve o preço mais que duplicado.
Tribuna da Bahia (sábado): Navios estão em quarentena na Bahia
Duas embarcações com bandeiras internacionais estão em quarentena na Baía de Todos os-Santos, com diagnóstico positivo para a Covid-19. O primeiro dos navios, da Libéria, chegou no último dia 26 de maio e o segundo, de bandeira Suíça, em 28 de maio, segundo a Codeba. Não há informações sobre o estado de saúde dos marinheiros. A entrada e saída de pessoas estão proibidas. A Anvisa explicou que até o momento nenhum caso de suspeição é da variante da Índia.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Entidades se mobilizam para ampliar categorias prioritárias de vacinação
Entidades defendem a inclusão de profissionais que atuam em CLIAs, além de práticos, agentes marítimos, fornecedores de bordo e outras funções. Um dos movimentos reúne as associações: ABTP, ATP, ABTRA, Fenop, ABTL e Abratec. A Abac também tem alertado para que os aquaviários sejam priorizados.
Portos e Navios: Minfra estuda viabilidade de exploração privada para impulsionar hidrovias
O ministro Tarcísio de Freitas informou que a pasta analisa estudos de EVTEA para impulsionar as principais hidrovias brasileiras, entre as quais, as dos rios Madeira, Tapajós, São Francisco, Tietê-Paraná e Paraguai. “Assim como trabalhamos BR do Mar, estamos trabalhando no projeto que batizamos de ‘BR dos Rios’, que será um programa de impulsão à navegação interior”.
Editorial do Portogente: Porto de Santos ameaçado
O Porto de Santos pode perder mais uma década e continuar perdendo oportunidade, caso fracasse o seu programa de desestatização promovido pelo MINFRA. E as demais reformas de portos, em curso, irão juntas. Com quase 70% do cronograma do programa de desestatização já realizados, para se atingir os resultados desejados são necessárias, entretanto, reformulações estratégicas.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021