Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense, Valor Econômico e Folha: Burocracia trava avanço de negócios no Brasil, diz Banco Mundial
O Doing Business Subnacional Brasil 2021, divulgado ontem pelo Banco Mundial, aponta que nenhum estado do país é exemplo de bom ambiente de negócios. São Paulo aparece com melhor classificação, seguido de Minas Gerais, Roraima, Paraná e Rio de Janeiro. As regiões Sudeste e Sul tiveram os melhores desempenhos nacionais, mas, em todas as áreas, apesar de alguns avanços, os processos burocráticos ainda colocam o Brasil abaixo da média das economias da OCDE, da América Latina e do Brics, grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Íntegra para associados: Correio, Valor e Folha.
O Globo: Receita contesta dados do Doing Business sobre pagamento de impostos
A Receita Federal alega que inconsistências no relatório Doing Business superestimaram o tempo gasto com pagamento de impostos no Brasil, tirando 30 posições do país no ranking. Informa que se leva 474 horas, e não as 1.501 horas apontadas no levantamento, para cumprir o pagamento. Nesse quesito, a edição do Doing Business 2019 colocou o Brasil na 184ª posição, entre 190 países. A nova versão, com detalhes sobre os estados brasileiros, chega às mesmas conclusões. Para a Receita, se o Banco Mundial tivesse acatado correções que foram enviadas pelo governo brasileiro, o país estaria na 151º colocação neste ponto e colocaria o país mais próximo do top 100 do ranking geral. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line (Agência Brasil) e Valor On-line: FGV: corrente de comércio tem o maior valor da série iniciada em 1997
Segundo o Boletim de Comércio Exterior (Icomex) de maio, do Ibre/FGV, em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador cresceu 58,2%, atingindo US$ 54,6 bilhões. A balança comercial teve saldo positivo de US$ 9,3 bilhões, o maior na série histórica e US$ 2,5 bilhões acima do valor de maio de 2020. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o superávit comercial somou US$ 27,1 bilhões. Íntegra para associados: Correio e Valor.
Estadão On-line: Crise hídrica pode parar navegação na hidrovia Tietê-Paraná a partir de julho, diz ONS
A crise nos reservatórios pode causar a paralisação da hidrovia Tietê-Paraná a partir de julho. A medida foi listada como “necessária” pelo presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, ontem, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara. Íntegra para associados.
Folha On-line e Valor Econômico: Três grupos farão estudo sobre ferrovia entre o centro de Campinas e Viracopos
A Prefeitura de Campinas autorizou na segunda-feira (14) o estudo de uma futura implantação de modal ferroviário urbano de 18 quilômetros ligando o pátio ferroviário na região central da cidade ao aeroporto internacional de Viracopos. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Encontro Porto & Mar debate operação e inovações tecnológicas no Porto de Santos
O 1º Encontro Porto & Mar 2021 ocorre hoje à tarde, com transmissão on-line pela internet. Vai discutir estratégias para otimizar as operações portuárias em Santos e as tendências tecnológicas do segmento. Os trabalhos serão iniciados às 13h50. As inscrições estão encerradas. Íntegra para associados.
Portal Bahia de Valor: Movimentação de cargas nos portos baianos cresce 11,50% em maio
Os portos da Codeba apresentaram em maio aumento de 11,50% na movimentação de cargas, em relação ao mesmo período de 2020. É o nono mês consecutivo com alta e o melhor mês de maio da história da Codeba. Contribuiu para esse aumento, a performance do Porto de Aratu-Candeias, com alta de 36,26%. O destaque do mês nas movimentações de Aratu foram os granéis líquidos, com alta de 43,23%, e os granéis sólidos, com alta de 26,48%. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Informativo dos Portos: Atualização de 27 planos mestres deve ser finalizada em 3 anos
Segundo o secretário Diogo Piloni, a atualização de 27 planos mestres do setor portuário deverá ser finalizada até o primeiro semestre de 2024. Depois disso, as autoridades portuárias terão até um ano para propor a atualização dos PDZs de forma ordinária, conforme previsto na portaria 61/2020 do MINFRA. Piloni acredita que o PNL 2035 simplificou bastante o processo enquanto instrumento macro de planejamento. “Reduzimos as fontes de conflito de planejamento de quando tínhamos PNLP e PNLT, mas resta ainda o cenário de um setor cada vez mais descentralizado e desconcentrado”. Íntegra para associados: Portos e Navios e Informativo.
Guia Marítimo (Seatrade Maritime News): Congestionamento em Yantian já é um problema maior do que do Canal de Suez
O Terminal Internacional de Contêineres de Yantian passa por uma interrupção significativa devido a um surto de Covid-19, operando atualmente com 40% da capacidade. Yantian movimenta cerca de 36.400 TEU por dia, tornando-se um porto chave em escala global. Está com atrasos em navios de até 16 dias. Íntegra para associados.
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