Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
G1, Portal Uol e Valor Econômico: Governo fará consulta pública no 2º semestre para leiloar porto de Santos e aeroportos em SP e Rio
Ontem, em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, o ministro Tarcísio de Freitas afirmou que o governo deve abrir consulta e audiências públicas sobre os leilões de concessão do Porto de Santos e dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont já no próximo semestre. Os três estudos estão com modelagem fechada, faltando apenas “aperfeiçoamentos” no do Porto de Santos. Finalizada a consulta à sociedade, a minuta de edital dos leilões será encaminhada ao TCU para avaliação. O aval desse órgão não é obrigatório, mas o governo quer se precaver de futuros questionamentos jurídicos. Os leilões dos aeroportos estão previstos para primeiro semestre de 2022 e o do Porto de Santos deve ficar para o segundo semestre de 2022. Também citou os leilões da rodovia Dutra e a desestatização da Codesa. “Teremos aproximadamente R$ 100 bilhões de investimentos contratados em 2021”. Tarcísio também disse que o Brasil contará em breve com três a quatro alternativas de acesso ferroviário a diferentes terminais portuários, propiciando um “choque” de oferta de transportes, com reflexos diretos no preço do frete. Explicou que, após o leilão da Fiol, serão investidos R$ 3,3 bilhões na malha ferroviária e mais R$ 5 bilhões para construção do Porto Sul. Íntegra para associados: G1, Uol e Valor.
Money Times (Agência Câmara): Ministro defende atual modelo de concessões na infraestrutura
O ministro Tarcísio afirmou ainda que, nos dois últimos anos, foram repassados para a iniciativa privada 40 empreendimentos, com investimentos contratados de R$ 44 bilhões e previsão de 650 mil novos empregos. Na audiência pública na Câmara dos Deputados, ontem, ele foi questionado sobre polêmica no leilão de aeroportos da Região Norte, em abril. Na ocasião foi aplicado o modelo de concessão em bloco, com Manaus, que se destaca pelo transporte de carga, associado a outros seis, onde predominam passageiros. O ministro justificou que o TCU e o STF avalizaram o leilão, que sem Manaus a licitação desses aeroportos poderia ter fracassado, já que os outros seis são deficitários e que a concessão, “além de favorecer a população, deverá estimular o ecoturismo na Amazônia”. Íntegra para associados.
Valor On-line: Custo do transporte marítimo de arroz subiu 170% na pandemia
Na cadeia do arroz, o aumento do frete marítimo teve picos de até 300%, segundo levantamento da Abiarroz e da Apex-Brasil com empresas exportadoras do produto a partir do Porto de Rio Grande. Ainda segundo o estudo, como reflexo da pandemia, houve piora de 50% nas operações de transporte marítimo de cargas. Isso fez com que 33% das empresas do setor arrozeiro reduzissem as exportações. Outras 50% mantiveram o volume de embarques e 17% aumentaram. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Leilões de aeroportos regionais se multiplicam pelos Estados
O leilão de 22 aeroportos regionais em São Paulo, marcado para 15 de julho, promete ser o primeiro de uma série de projetos estaduais do setor. Um mapeamento da Abdib registrou outros 27 ativos com esse perfil, em dez estados do país. A maioria está em fase inicial de avaliação, mas, além do projeto paulista, há ao menos outros três mais avançados. Estão prestes a serem lançados os editais para dois projetos: o aeroporto de Pampulha, em MG, e a PPP do aeroporto de Parnaíba, no Piauí. Também está em consulta pública uma concessão do aeroporto de Fernando de Noronha. Íntegra para associados.
Estadão: Com lobby da indústria, Câmara avalia retomar barreira a produtos importados
Uma articulação na Câmara tenta aprovar a possibilidade de recriação de barreiras comerciais para a entrada de produtos estrangeiros no País, contrariando a posição do Ministério da Economia. O Congresso quer usar a MP editada pelo governo em janeiro para impor novamente o modelo, considerado ilegal pela OMC. O governo identificou mais de 10 emendas ao texto da MP que trata de ações para a melhoria do ambiente de negócio que invertem o teor original. Uma delas substitui o “fica vedado” do texto original por “fica autorizado” o “preço de referência”. Críticos do mecanismo que define um preço mínimo para os produtos importados dizem que se trata de um atalho da indústria para barrar concorrentes de forma rápida, por meio de procedimentos pouco transparentes e fazendo uso de sua influência sobre a burocracia estatal. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Jornal do Comércio (RS) e Portos e Navios: Portos gaúchos batem recordes em maio
Segundo a Portos RS, no período entre janeiro e maio os portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas movimentaram 17.377.208 toneladas, um incremento de 6,27% em relação ao mesmo período do ano passado e de 11,13% em relação aos primeiros cinco meses de 2019. No mês de maio, Rio Grande e Pelotas registraram também, pela segunda vez em 2021, recordes históricos de movimentação de cargas. Íntegra para associados: Jornal do Comércio e Portos e Navios.
JC On-line e Guia Marítimo: Depois de passar dois anos fechado, Terminal de Grãos do Porto de Suape reabre sob o comando da M&G São Caetano
O terminal de granéis sólidos do Porto de Suape voltou a operar no último fim de semana, depois de arrendado, temporariamente, à M&G São Caetano. O terminal dispõe de 72 mil m2 para movimentação e armazenagem de cargas diversas. “Com isso, Suape terá incremento na exportação e importação de produtos como açúcar, fertilizantes, barrilha, coque de petróleo e outros granéis vegetais. Íntegra para associados: JC On-line e Guia Marítimo.
Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. B-3): Empresa de navio envolvido em acidente em Santos diz estar trabalhando para entregar cargas
A Capitania dos Portos de SP aguarda os laudos sobre as condições de navegabilidade do navio Cap San Antonio, envolvido no acidente no Porto de Santos, no domingo passado. A embarcação continua na área de fundeio do porto. A Hamburg Süd, responsável pelo navio, informou que está trabalhando para assegurar a entrega das cargas e facilitar os reparos para que a embarcação retome seu itinerário. Íntegra para associados: Santa Portal e Tribuna.
A Tribuna de Santos (p.B-4): Reality show vai debater melhorias para Porto de Santos
O programa “Porto 360º – O Desafio” será o primeiro reality show da vida corporativa do Porto de Santos. Em oito episódios, os executivos Ricardo Arten, da BTP, Fábio Siccherino, da DP World Santos, e Roberto Teller, da Santos Brasil, vão definir um desafio para ser solucionados por nove participantes, divididos em três grupos. A equipe que apresentar o melhor projeto será contemplada com vagas de emprego nos terminais e MBA. O programa, apresentado por Maxwell Rodrigues, será exibido nas redes sociais do Grupo Tribuna, com pílulas durante a programação da TV Tribuna. As inscrições para participar e concorrer aos prêmios começarão na próxima segunda-feira (28). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Movimentação de cargas no setor portuário cresce 9,7% no quadrimestre
O setor portuário movimentou, de janeiro a abril, 380,5 milhões de toneladas, um aumento de 9,73% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq. Sempre na mesma comparação, os portos privados movimentaram 249,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,94%, e os portos públicos movimentaram 130,8 milhões de toneladas, avanço de 9,33%. A movimentação de contêineres em TEUs foi de 3,7 milhões, um crescimento de 10,54%. Santos foi o porto público que mais movimentou: 38,1 milhões de toneladas, um crescimento de 7,75%, seguido de Paranaguá, com 16,5 milhões de toneladas e alta de 0,35%, e Itaguaí, com 15,9 milhões de toneladas e incremento de 34,7%. Íntegra para associados: Informativo e Portos e Navios.
Guia Marítimo: VLI e Valec assinam contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco (MA)
O ativo estará sob administração da VLI pelos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, e conta com estruturas de armazenagem e transbordo de grãos. Prevê elevar a movimentação de cargas na região em mais de 30% e reforça a presença da VLI no Corredor Centro-Norte, dentro do conceito de logística integrada da empresa. As obras terão início em julho e a previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2022. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: MAPA atualiza norma de certificação fitossanitária internacional
O Mapa publicou ontem no DOU a Portaria nº 177, que estabelece os novos procedimentos e critérios para emissão do Certificado Fitossanitário na exportação e na importação de vegetais, partes vegetais, produtos de origem vegetal e outros artigos regulamentados para o Brasil. “O Certificado Fitossanitário é o passaporte vegetal na exportação. Com a atualização, a norma passa a permitir o atendimento das exigências estabelecidas por países importadores. Entre as novidades, está a adoção de procedimentos relativos à exportação de produtos vegetais que envolvam transbordo em países vizinhos e visa a atender a demanda de exportadores brasileiros e sul-americanos que utilizam a Bacia do Prata para escoar a produção. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021