Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line (Agência France Press) e Folha On-line (Reuters): Com Covid-19, Suez e maior demanda, preços do transporte marítimo atingem recordes
Dezoito meses depois que a pandemia interrompeu as cadeias de logística, os preços do transporte de contêineres estão batendo recordes e enchendo os cofres dos armadores, inflados também em razão da maior procura por bens duráveis e o engarrafamento no Canal de Suez. O índice Freightos Baltic Container (FBX) mais do que triplicou em um ano, chegando a quase US$ 7 mil para uma viagem da China à costa oeste dos Estados Unidos. Para a Europa ultrapassa US$ 10 mil, em comparação com apenas US$1.600 na mesma data do ano passado. O aumento nos lucros também é um meio para que se renovem as frotas e se acelerem os programas de GNL, que emite menor quantidade de CO2. A CMA CGM encomendou 22 navios porta-contêineres em abril, dos quais mais da metade movidos a GNL. Ontem (4), os proprietários e seguradoras do Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez em março, chegaram a um acerto sobre a indenização e a previsão é de que o navio receba permissão para navegar no próximo dia 7 de julho. Íntegra para associados: O Globo e Folha.
Estadão On-line: Infraestrutura confirma que avalia MP para destravar novo regime de ferrovias
O ministro Tarcísio de Freitas confirmou na sexta-feira (2) a possibilidade de editar uma MP para destravar o novo regime de operação de ferrovias. Mas afirmou que a pasta ainda tem esperança de que o projeto de lei sobre o assunto avance no Congresso. A partir de uma MP, a implantação do modelo poderia ser acelerada. De qualquer forma, o texto precisaria ser aprovado pela Câmara e o Senado em até 120 dias para não perder a validade. Íntegra para associados.
Estadão On-line: ‘Ministro que entrega obra’, Tarcísio consegue reforço de R$ 1 bi para Infraestrutura, mas quer mais
Segundo o balanço apresentado na sexta-feira (2) pelo INFRA, foram entregues 51 empreendimentos no primeiro semestre e 17 obras iniciadas, retomadas ou autorizadas. “Tentamos fazer um movimento por ondas: recebe esse R$ 1 bilhão, estica, consegue chegar ali até setembro, manter as obras, mas é necessário mais”. Apenas o programa de recuperação funcional de rodovias consome R$ 5 bilhões. O ministério quer alcançar a marca de R$ 100 bilhões de investimentos contratados até o fim deste ano, somando os dados desde 2019. Até agora, o número chega a R$ 71,07 bilhões, com 70 ativos concedidos. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Bolsonaro encaminha ao Senado indicações para agências de transportes e aviação
O presidente encaminhou a indicação de três nomes para a diretoria da ANTT: Rafael Vitale Rodrigues para exercer o cargo de diretor-geral, na vaga decorrente do término do mandato de Mario Rodrigues Junior, e Fábio Rogério Carvalho e Guilherme Sampaio para a diretoria da agência. Carvalho, para a vaga decorrente da renúncia de Weber Ciloni, e Sampaio para a vaga aberta com o término do mandato de Marcelo Vinaud Prado. O governo retirou indicações que havia feito há meses à diretoria da ANTT, em razão de uma resistência capitaneada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Por trás do imbróglio, está uma disputa no mercado de transporte interestadual de ônibus, que opõe empresas tradicionais às que tentam entrar no setor. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos, Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. a10): Ministro de Infraestrutura diz que modelo de privatização do Porto de Santos ‘está praticamente fechado’
O ministro Tarcísio de Freitas falou sobre o assunto, na última sexta-feira (2), durante o balanço das ações do ministério no 1º semestre de 2021. Segundo ele, o modelo e as condições para a privatização da Codesa servem de base para a construção dos futuros modelos de desestatização, como é o caso do Porto de Santos. O PL 4. 199, que tramita no Senado e institui o programa BR do Mar, deve ser discutido no final do recesso parlamentar, no mês que vem. Com isso, a previsão é de que o pacote de incentivos à cabotagem seja sancionado até o fim do ano. Íntegra para associados: G1, Santa Portal e Tribuna de Santos.
G1 (AP): Área do Porto de Santana no AP será leiloada em 13 de agosto para concessão de 25 anos
A empresa vencedora deverá investir R$ 41,35 milhões por 25 anos de concessão do terminal, usado para movimentação, armazenagem e distribuição de granéis sólidos vegetais, como o farelo de soja. A área tem 3.187 m2. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: PF apreende duas toneladas de cocaína em 18 meses e consolida Ceará como ‘hub’ da droga para Europa
Em 2020 e no primeiro semestre de 2021, a PF apreendeu no Ceará quase três toneladas de drogas, sendo uma tonelada de cocaína. No último sábado (26), 346 quilos do pó foram recolhidos. O aumento das apreensões de entorpecentes, principalmente, no Aeroporto de Fortaleza e nos portos fez com que a PF decidisse ampliar a sua estrutura a fim de combater o crime organizado. O mapeamento feito pelos órgãos de Segurança indica que os criminosos alternam a modalidade do envio da droga. Em tempos optam por transportar cargas maiores via portos, outras vezes cargas menores pelo aeroporto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Tecnologística e Guia Marítimo: Santos Brasil bate recorde de movimentação de contêineres no Tecon Santos
A Santos Brasil atingiu uma marca histórica para o Porto de Santos ao registrar, no mês de junho, 109.187 contêineres movimentados no Tecon Santos. O número representa um recorde mensal não só do terminal como de todos os portos de contêineres do Brasil. Já a produtividade mensal do terminal, medida em movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações (MPH), foi de 104,32 MPH. Íntegra para associados: Tecnologística e Guia Marítimo.
Portos e Navios: Movimentação de contêineres cresce no país, mesmo com frete alto e falta de equipamentos
Nos quatro primeiros meses de 2021, a movimentação de contêineres no Brasil cresceu 10,54% em relação ao mesmo período de 2020, graças à operação de 3,7 milhões de TEU. Apesar desse aumento, o mercado se queixa da falta de contêineres e da alta dos preços do frete marítimo. O fenômeno é mundial, inclusive um dos fatores responsáveis pelo aumento estratosférico dos fretes marítimos a partir do último trimestre de 2020, principalmente na rota Brasil-China. Um estudo da UNCTAD, publicado em abril, associa o aumento da movimentação e dos fretes de contêineres ao crescimento da demanda de bens de consumo manufaturados, majoritariamente transportados por contêineres. Íntegra para associados.
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