Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

ABTRA – Dados & Estatísticas – Outubro 2019 – BI

Prezados Senhores,

Como coroamento das comemorações dos nossos 30 anos de atuação, estamos lançando em BI (Business Intelligence) os Dados e Estatísticas ABTRA contendo as informações sobre a movimentação de contêineres de importação no Porto de Santos. Esses dados são compilados mensalmente da Janela Única Portuária (JUP)/módulo DTe a partir dos registros dos terminais que realizam a operação portuária e dos recintos alfandegados associados à ABTRA nesse porto.

Essa plataforma interativa e de fácil navegação permite aos usuários um melhor monitoramento dos resultados e dos comparativos com períodos anteriores, podendo inclusive servir de suporte à tomada de decisões em seus negócios.

A partir de agora tomaremos como data-base para a apuração dos dados o dia 20 do mês subsequente ao mês processado, de modo a garantir maior assertividade nas classificações dos contêineres que saem da operação portuária. Destacamos que essas classificações não contemplam os contêineres vazios, transbordo/baldeio e cabotagem, uma vez que não são controlados pela Aduana e, portanto, não são necessariamente registrados no sistema DTe.

As telas que compõem o BI possibilitam navegar pelos gráficos a partir de diferentes filtros e com maior liberdade.

Os painéis 1 e 2 trazem diferentes gráficos – barras, linhas, tabelas analíticas e colunas empilhadas – sobre os contêineres de importação descarregados na operação portuária e sobre os contêineres de importação com entrada nos recintos alfandegados, respectivamente, tanto em unidades quanto em TEU. Além disso, o painel 2 traz os valores em peso líquido (mil toneladas). E as tabelas analíticas trazem os comparativos sobre o ano corrente com iguais intervalos anteriores.

No painel 1, o gráfico de barras traz pop-ups contendo as saídas dos contêineres da operação portuária classificadas por tipo de entrega no período visualizado. Já no painel 2, o pop-up mostra as saídas dos contêineres dos recintos classificadas por tipo de processo no período visualizado.

O painel 3 informa os totais de Fichas de Mercadorias Abandonadas registradas pelos recintos alfandegados em gráficos de barras, linhas e tabela analítica, tanto sobre cargas conteinerizadas quanto cargas desovadas.

Os painéis 4 e 5 trazem, em gráficos de barras e tabelas analíticas, os tempos médios mensais de permanência das cargas nos recintos (painel 4) e no porto (painel 5) para DI e para DUIMP.

Os painéis 6 e 7 informam, em gráficos de linhas e tabelas analíticas, os tempos médios anuais de permanência das cargas nos recintos alfandegados para DI (nos últimos dez anos) e para DUIMP (a partir de 2018), respectivamente.

Que esse produto se consolide como mais uma ferramenta para consulta de dados sobre o comércio exterior no Porto de Santos!

Cordialmente,

BAYARD UMBUZEIRO FILHO

Presidente do Conselho de Administração

Dados e Estatísticas ABTRA

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco