Confira nesse link a dissertação de Mestrado de Edson de Oliveira VIanna Junior, realizada em 2009 na USP
Resumo: O Título desta tese também poderia ser: elementos e subsídios a um modelo de gestão e automação dos portos brasileiros. Isto porque o objetivo inicial era propor um modelo de gestão e automação dos processos portuários e esperava-se que a implantação do sistema ocorresse em tempo curto. O modelo que se desejava só estaria pronto depois de implantado e em operação, validando-o. Esse novo cenário possibilitaria a redução de custos logísticos e a utilização racional da malha de transportes, com o incremento da cabotagem e navegação interior, utilizando a Tecnologia da Comunicação e Informação para racionalização dos processos e simplificação das atividades dos agentes públicos e privados. Tal modelo proposto pode ser explicado pela necessidade em se obter um modelo que alcance a melhoria das operações portuárias, considerando o cenário tecnológico internacional, com o incremento da automação, no qual a tendência é a disseminação da troca eletrônica de dados (EDI). Experiências bem sucedidas nesse sentido podem ser constatadas em território nacional, como o sistema Supervia Eletrônica de Dados (SED), utilizado nos Portos de Santos e Rio de Janeiro. Deve ser considerada a avaliação da proposta do modelo SISPORTOS, desenvolvida pelo Departamento de Programas de Transportes Aquaviários (DEPTA), mais abrangente. Apesar de não implantado e não validado pela comunidade portuária, o modelo é apresentado a fim de subsidiar novas iniciativas e submetê-lo à prova. O foco desta tese é direcionado ao sistema de gestão portuária, sobretudo em relação àqueles que dependem do relacionamento entre os agentes, privados ou públicos, nos diversos âmbitos (municipal, estadual e federal).
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