Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Acesso ao Porto de Santos exige cadastro no BDCC

Norma, que vale desde 2011, foi desenvolvida pela ABTRA, para centralizar informaçlões de empresas portuárias

 

Entrou em vigor no dia 1º de julho a Portaria ALF/STS nº 200/2011, da Alfândega, que exige que as autorizações de acesso ao Porto de Santos e aos recintos alfandegados sejam realizadas apenas para pessoas e veículos previamente cadastrados no Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC).

A nova norma causou bastante dúvida e gerou questionamentos, já que toda a comunidade portuária possui cadastro há anos no ISPS Code, exigido pela Codesp. “O ideal era que um sistema fosse integrado ao outro e ninguém precisasse dar início a um novo cadastro do zero, como se fosse novo no Porto”, opinou o presidente do Sindisan, Marcelo Marques da Rocha.

No dia 3 de julho, representantes de diversas empresas de transporte compareceram à Alfândega para discutir o assunto com o auditor-fiscal Antônio Russo Filho.

Como explicou Russo, o controle via ISPS Code não é possível. “Não temos acesso às informações do banco da Codesp. Nosso objetivo com a Portaria é fazer com que o acesso aos terminais alfandegados só seja feito com motivo. Cerca de 900 empresas já se cadastraram”.

Todo o sistema foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), que gerencia o banco através do site www.bdcc.org.br, onde os interessados em adentrar ao Porto devem efetuar o cadastro. As orientações e documentação exigida podem ser conferidas na página.

 

É importante ressaltar que fica sob a responsabilidade de cada empresa, seja transportadora, fornecedores, despachantes, entre outros, atualizar os dados quando ocorrerem admissões ou demissões de funcionários.

 

(Leia matéria original nesse link)

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco