Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/04/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, CNN Brasil e A Tribuna de Santos On-line: Privatização de portos ganha força, mas prazo é curto

O sucesso no leilão da Codesa poderá impulsionar as demais desestatizações de portos, embora o mercado esteja cético quanto à viabilidade de emplacar, em pleno ano eleitoral, sobretudo a privatização do Porto de Santos. O governo planeja publicar o edital em novembro para fazer o leilão no fim de 2022 e a assinar o contrato no próximo ano. “A desestatização da Codesa nos mostra que o futuro da infraestrutura de transportes está cada vez mais próximo da gente. Na prática, é desenvolvimento, empregos e aprimoramento de toda a cadeia logística brasileira”, disse o então ministro Tarcísio de Freitas. Segundo a Mind-Infra, “Há vários grupos estudando, mas será importante que o governo dê um prazo razoável para as empresas estudarem o edital, porque há muito risco. É um porto complexo, que engloba múltiplos interesses, muitos contratos de terminais portuários vigentes e obrigações de investimento pesadas”. A RMM Advogados acha improvável que o leilão ocorra neste ano. “O fator determinante do cronograma será a análise do TCU”. A descrença quanto à viabilidade do prazo é partilhada por ao menos outras três fontes que acompanham o tema com proximidade. O BNDES afirma que buscará antecipar ao máximo os estudos para tentar viabilizar inclusive a assinatura do contrato neste ano. Já as concessões dos portos de São Sebastião (SP) e Itajaí (SC), também previstas para 2022, serão mais simples. O novo operador terá direito a explorar não apenas a estrutura comum, mas também movimentar carga em terminais. São Sebastião movimenta principalmente barrilha, além de abrigar o TUP da Petrobras. Itajaí é voltado a contêineres e deve atrair grandes grupos. Íntegra para associados: Valor, CNN e Tribuna.

Estadão (Broadcast): De olho em leilão de Santos, Quadra já conversa com potenciais parceiros

Após arrematar a Codesa, a Quadra Capital se prepara para participar de outros leilões, com destaque para a desestatização do Porto de Santos. De acordo com a empresa, em ativos mais complexos, a ideia é buscar parceiros. “Estamos 100% abertos a fazer composições. (…) O mercado viu que nosso interesse no setor de infraestrutura é genuíno. Há muitas conversas (para potenciais consórcios)”. Íntegra para associados.

Isto é Dinheiro On-line: Caramuru assina contrato de arrendamento de área no Porto de Santana

Ontem a Caramuru Alimentos assinou o contrato de 25 anos de arrendamento da área MCP02, no Porto de Santana, no Amapá, arrematada em leilão realizado pelo Ministério da Infraestrutura, em 13 de agosto 2021. O porto é destinado à movimentação de Proteína Concentrada de Soja para o mercado europeu para alimentação de salmão. O terminal da Caramuru torna viável a substituição do modal 100% rodoviário – de Sorriso até Santos – pelo modal rodo-hidroviário – de Sorriso até Itaituba (PA) e, de Itaituba até Santana. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Analistas de comércio exterior aprovam paralisação na próxima quarta-feira e podem atrasar licenças

Também no dia 6, analistas do comércio exterior farão uma assembleia para votar a adoção de operação-padrão e entrega de cargos comissionados. Poderá haver atrasos em serviços como concessão de licenças de importação, autorização para uso de benefícios tributários nas compras do exterior e aplicação de direito antidumping. A categoria reivindica reajuste de 28%. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: Empresa chinesa arremata terminal para granéis vegetais no Porto de Santos e investirá mais de R$ 760 milhões

A Cofco International, gigante chinesa de alimentos, arrematou o direito de explorar o terminal STS 11 no Porto de Santos, no leilão realizado na quarta-feira (30), ao ofertar outorga de R$ 10 milhões à SPA, além de R$ 3,7 milhões por mês a título de arrendamento fixo, pela exploração da área, e R$ 5,63 por tonelada movimentada referente ao arrendamento variável. Terá também que investir R$ 764,8 milhões na instalação, destinada à movimentação de granéis sólidos e vegetais, especialmente açúcar, grãos de soja, milho e farelo de soja, com capacidade anual para movimentar 14,3 milhões de toneladas. Entre as melhorias previstas no contrato de 25 anos, podendo ser prorrogado até 70 anos, estão: instalação de estrutura para o cercamento do terminal; aquisição e instalação de trilhos ferroviários para criação de ramais ferroviários internos; construção de novos silos com capacidade estática total mínima de 306 mil toneladas; e construção de um novo armazém graneleiro com capacidade estática mínima de 94 mil toneladas. Íntegra para associados.

Folha de Pernambuco: Suape vai ampliar sua movimentação de granéis sólidos

O Terminal de Granéis Sólidos de Suape (TGSS) será explorado pelo consórcio SUA Granéis, liderado pela pernambucana Agemar junto com a Loxus e a Marlog. Deverá investir R$ 59,8 milhões pelos próximos 25 anos de contrato para que o terminal seja dotado de capacidade estática mínima de 12 mil toneladas, além de sistemas de recepção rodoviária e sistema transportador de correias e equipamentos equivalentes para garantir a produtividade (prancha média geral) de 549 t/h (toneladas por hora) e 128 t/h, para a movimentação de coque de petróleo e açúcar ensacado, respectivamente. A celebração do contrato está prevista para este ano e o início das operações, em 2024. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Agronegócio faz Porto de Santos ter o melhor fevereiro da história

Balanço divulgado pela SPA aponta que o Porto de Santos registrou em fevereiro alta de 17,7% na movimentação de cargas, na comparação com o mesmo mês de 2021. Atingiu 12,9 milhões de toneladas movimentadas, com destaque às operações de soja, carnes e celulose. Em relação ao mesmo período do ano passado, a movimentação de soja em fevereiro apresentou 47,2% de crescimento; a de carnes subiu 47,1%; a de celulose teve aumento 65%. Por outro lado, pelo segundo mês seguido, os embarques e desembarques de contêineres somaram 370,6 mil TEU, queda de 5% em relação a 2021. No primeiro bimestre de 2022, o acumulado foi de 754,6 mil TEU, redução de 1,1% em relação ao ano passado. Íntegra para associados.

G1 Santos e Santa Portal:  Receita Federal localiza quase 900 kg de cocaína no Porto de Santos

A RFB apreendeu ontem 892 kg de cocaína no Porto de Santos, em meio a uma carga de 20 toneladas de café divididas em 27 sacas, que teriam como destino o Porto de Hamburgo. Ninguém foi preso. A droga foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações. Íntegra para associados: G1 e Santa Portal.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Novo concessionário não está impedido de ter parceiros estratégicos, diz Piloni

O secretário Diogo Piloni avaliou que a ausência de outro parceiro na composição acionária do futuro concessionário da autoridade portuária do Espírito Santo, num primeiro momento, não significa que não possam existir parceiros estratégicos para o desenvolvimento do porto. O Fip Shelf 119 Multiestratégia, gerido pela Quadra Capital, venceu o leilão e assumirá a administração dos portos de Vitória e Barra do Riacho. O diretor de concessões e privatizações do BNDES, Fábio Abrahão, disse que a experiência mostra que deixar o próprio mercado se ajustar, trazendo expertise externa via participação acionária e com a contratação de profissionais é a modelagem mais eficiente. Ele acredita que esse modelo mais flexível, por meio da abertura de mercado, aumenta o potencial de competição. Outra matéria da Portos e Navios informa que a expectativa é que a nova concessionária se cerque de pessoas com expertise para exercer o papel de ‘síndico’ dos terminais privados. A ABTP avalia que o próximo passo é verificar como a modelagem será implementada e pretende dialogar em cima da proposta do governo até que seus associados se sintam seguros com a transição. A ATP acredita que o processo fugiu um pouco do seu objetivo inicial; pleiteou que a desestatização em Vitória deveria ser separada de Barra do Riacho. Íntegra para associados: Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2.

Agência iNFRA, Portos e Navios, A Tribuna de Santos (p. a-8) e Portal BE News (p. 6 e 7): Novo ministro da Infraestrutura deve promover mudanças pontuais na pasta

Marcelo Sampaio passa a comandar o Ministério da Infraestrutura, após a saída de Tarcísio de Freitas para disputar o governo de São Paulo. Sampaio será o primeiro servidor concursado da pasta a ocupar essa função desde a nova Constituição. Braço executivo de Tarcísio, Sampaio deverá dar continuidade aos programas da atual gestão. Seu substituto na Secretaria Executiva deve ser Felipe Queiroz (atual secretário-executivo adjunto), ao não ser que Rodrigo Cruz retorne para a pasta. Também está acertada a saída do presidente da EPL, Arthur Luiz Pinho, para auxiliar Tarcísio na campanha em São Paulo. A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do ministério, Natália Marcassa, também deve deixar o cargo para estudar fora do país. Com isso, a fusão da EPL com a Valec poderá se acelerar. Além disso, há conversas para indicação de partidos políticos para os cargos na pasta como para as agências reguladoras vinculadas. Em seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo, ontem, o ministro Marcelo Sampaio prometeu concluir a desestatização da SPA até o final do ano. Íntegra para associados: Agência iNFRA, Portos e Navios, Tribuna e Portal BE News.

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