Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/04/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line: Governo poupa emendas parlamentares, Saúde e Educação e bloqueia verbas do PAC

O Ministério do Planejamento divulgou na sexta-feira (29) o detalhamento do bloqueio de R$ 2,9 bilhões no Orçamento federal. Ele foi necessário porque a projeção de despesas para o ano, após a primeira revisão bimestral, ficou acima do permitido pelo novo arcabouço fiscal. O bloqueio poderá ser revisto ao longo do ano, a depender do comportamento de despesas obrigatórias, como os gastos com Previdência e com a folha de pagamentos. A totalidade do bloqueio ocorreu em rubricas que designam os gastos discricionários dos ministérios e os do PAC. As emendas parlamentares de comissão, que estão no centro da disputa entre Legislativo e Executivo por nacos do Orçamento, foram poupadas. No Ministério dos Portos e Aeroportos foram bloqueados R$ 52,29 milhões. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Receita Federal aprende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio; droga é avaliada em R$ 330 milhões

A Receita Federal apreendeu 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, na quarta-feira (27). O material estava escondido em 48 sacas de café que seriam embarcadas para a Bélgica. Foram necessárias quatro horas para a contabilização de todo material apreendido, avaliado em R$ 330 milhões. Foi a primeira apreensão desse tipo registrada em 2024 no porto. Íntegra para associados.

Folha: Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas

A APS inicia hoje inscrições para concursos públicos com 242 vagas. As inscrições vão até 6 de maio e devem ser feitas no site da Fundação Vunesp. Ao todo, serão dois editais, o primeiro com 67 vagas para guarda portuária, destinado a candidatos com formação no ensino médio e remuneração inicial de R$ 2.883,55. O segundo oferece 175 vagas para diversos cargos para quem tem formação em ensinos superior e médio. A remuneração inicial é de R$ 2.833,55, podendo chegar a até R$ 8.116,76. A prova está prevista para ser realizada no dia 23 de junho. Íntegra para associados.

Portal Exame (France-Presse) e G1 Santos: Começam as operações de limpeza de ponte que desabou nos EUA

A operação de limpeza da ponte de Baltimore marcou o início, no sábado (1º/04), de um longo e complexo trabalho destinado a restabelecer o trânsito marítimo no porto de Baltimore, um dos mais movimentados dos Estados Unidos. A embarcação que se chocou contra a ponte está presa e parte da ponte caiu sobre ela. A limpeza da seção norte da ponte e a liberação do cargueiro deverão abrir um canal provisório para que mais barcos possam participar das operações, um processo que deverá levar dias. Íntegra para associados: Portal Exame e G1 Santos.

Valor Econômico: Leilão de rodovias em abril vai testar potencial do mercado

O mercado de concessões de rodovias terá um teste importante em abril, quando deverão ser realizados dois leilões relevantes, com obras estimadas em R$ 9 bilhões. No dia 11, está prevista a licitação federal da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG) e, no dia 16, o governo de São Paulo planeja leiloar a PPP do Lote Litoral Paulista. O setor enfrenta dúvidas sobre o interesse de investidores pelos novos projetos em estruturação. O mercado encerrou 2023 em alerta, após o cancelamento do leilão da BR-381 em Minas Gerais, em novembro, pela falta de propostas. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Aéreas veem combustível verde ainda distante e buscam alternativas para ficar menos poluentes

Quando o assunto é descarbonização do setor aéreo, os holofotes estão voltados para o combustível sustentável de aviação, mais conhecido como SAF, capaz de reduzir em até 80% as emissões de carbono. Mas com capacidade de produção muito distante de atender à demanda, fabricantes e companhias aéreas apostam em medidas complementares para zerar as emissões de CO₂ até 2050. Entre elas, renovação de frota e medidas no solo para aumentar a eficiência operacional. O MPor diz que acompanha de perto a agenda, priorizando a produção do SAF, apesar dos elevados custos de produção, que permanecem um desafio a ser superado. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line e A Tribuna de Santos: Revisão de lei portuária será debatida em Santos

A perspectiva de uma proposta de revisão do arcabouço legal que regula a exploração de portos e instalações portuárias, a ser elaborada por uma comissão de juristas instalada pela Câmara dos Deputados, no último dia 12, tem gerado expectativa no setor. O grupo é presidido pelo ministro do TST, Douglas Alencar Rodrigues, e tem como relator o desembargador do TRT, Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira. O colegiado terá seis meses para debater e apresentar a proposta de mudanças na legislação. A primeira reunião, seguida de audiência pública, está marcada para 11 de abril, em Vitória. Santos receberá uma das audiências públicas mas ainda não há uma data definida. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos On-line e A Tribuna de Santos.

Diário do Litoral: Movimentação de cargas no Porto de Santos sobe 23,9% em 2024

A movimentação de cargas no Porto de Santos em fevereiro cresceu 30,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 14,3 milhões de toneladas. Isso representa o melhor desempenho já registrado para este período. Este resultado impulsionou o total acumulado do ano para 26,2 milhões de toneladas, um aumento de 23,9% em comparação com os primeiros dois meses de 2023, destacando-se como o maior desempenho já alcançado para este período. O aumento de 35,2% no volume de cargas destinadas à exportação foi um fator determinante para este resultado. Foram movimentadas 10,8 milhões de toneladas no mês e 18,8 milhões de toneladas no total acumulado do ano (+27,2%). As importações também apresentaram um aumento de 17,4% em relação a fevereiro de 2023, totalizando 3,5 milhões de toneladas. As descargas também aumentaram no total acumulado do ano, alcançando 7,4 milhões de toneladas (+16,1%). Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Porto de Santos terá 18 escalas de navios de cruzeiros até maio

Cinco transatlânticos farão 18 escalas no Porto de Santos, entre abril e maio, encerrando a temporada de cruzeiros 2023/2024. São esperados aproximadamente 124 mil passageiros — entre embarques, desembarques e trânsito, público 32,6% menor do que o do mês passado (184 mil pessoas), quando dez navios atracaram no complexo portuário santista. A temporada iniciou em 29 de outubro de 2023 com a chegada do MSC Preziosa e terminará com o Costa Favolosa no dia 3 de maio. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (Coluna De Popa a Proa – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): Anunciado o fim da DI

A Receita Federal acaba de anunciar que, a partir de 31 de outubro, só será possível declarar as importações através da Duimp, criada para substituir a DI. O novo processo de importação elimina a necessidade da presença de carga. Agora imaginem o efeito prático dessa mudança! Quanto tempo será reduzido no tempo das cargas nos portos? Quantas cargas deixarão de ir para armazéns alfandegados? Que novos serviços logísticos esses armazéns precisarão oferecer para seus clientes, de forma a manter seus negócios ativos sem as cargas ainda não nacionalizadas? Será que os importadores correrão para pagar seus impostos ainda durante a viagem dos navios, de forma a antecipar a retirada das cargas ou farão planejamento tributário, preferindo que as cargas ainda cheguem não nacionalizadas, o que continua exigindo sua armazenagem em recinto alfandegado? É aguardar para ver, mas se você for um empresário participante dessa cadeia logística, dê uma conferida rápida nas oportunidades e ameaças causadas por essa mudança, porque ela já está bem próxima. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Armazenagem adicional, quem paga a conta?

Tendo como base a elaboração de uma matriz de responsabilidade considerando todos os intervenientes dessa cadeia logística, a Agência definiu um rol exemplificativo de eventos que possa gerar um embarque intempestivo das cargas, e, com base na alocação do risco inerente a cada negócio, estabeleceu quem deverá arcar com as despesas adicionais geradas. Se a carga não for embarcada por conta de um problema nos equipamentos do terminal, o custo da armazenagem tende a ficar com a própria instalação portuária. Se a carga não foi embarcada porque o transportador (navio) não chegou na data prevista, o custo deverá ser a ele direcionado. Mas se a carga não pôde ser embarcada por uma questão de atraso de sua chegada no porto, o exportador deverá assumir as despesas adicionais de armazenagem. A eficiência da armazenagem de cargas nos portos é vital para as operações de importação e exportação. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Comissão para mudar Lei de Portos cria subcomissões e tem calendário de audiências para abril

A Comissão de Juristas para Revisão Legal para Exploração de Portos e Instalações Portuárias estabelecida pela Câmara dos Deputados criou três subcomissões e começará em abril a realizar audiências públicas para tratar do tema com representantes do setor privado e dos trabalhadores. Uma das subcomissões temáticas é a de “Temas Gerais da Atividade Portuária” e será coordenada pelo ministro do TCU Benjamin Zymler. A subcomissão de “Simplificação Regulatória, Patrimonial e Ambiental tem como coordenador o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Já a “Relações de Trabalho e Qualificação da Mão de Obra no Sistema Portuário” terá como coordenador o ministro do TST Alexandre Luiz Ramos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto do Pecém celebra 22 anos de fomento ao desenvolvimento, de olho em novos investimentos

O Porto do Pecém celebrou, na quinta-feira (28), 22 anos. Idealizado na década de 1990, o terminal foi inaugurado em 2002 e transformou por completo a pauta exportadora local, sendo responsável, atualmente, por mais de 80% da movimentação total de cargas no setor portuário do Estado. Com mais de 90 milhões de toneladas de cargas movimentadas nos últimos cinco anos, Pecém desponta também como agente fundamental para a transição energética nacional, através do Hub de Hidrogênio Verde, que conectará o mercado local com o Porto de Roterdã, o maior terminal portuário da Europa. Íntegra para associados.

BE News (Coluna Hub – p. 3): ZPE de Santos

O estudo elaborado pelo Infra S.A sobre a viabilidade da implantação de uma ZPE nas proximidades do Porto de Santos será apresentado hoje pela secretária-executiva Mariana Pescatori, em evento na sede da APS. A avaliação foi pedida pela Prefeitura de Santos ao MPor no ano passado. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco