Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo (coluna Capital): Batalha jurídica à vista nos terminais portuários
Supostas práticas anticompetitivas de armadores em portos brasileiros estão sendo denunciadas pela ABTP junto ao Cade e TCU. Segundo a associação, armadores como Maersk e MSC estariam dando preferência a seus próprios terminais, abrindo margem a abusos que prejudicam a concorrência e elevam o custo Brasil. O primeiro alvo da associação é o leilão do STS-10, no Porto de Santos. A proposta do governo restringe a participação de uma empresa do grupo Maersk e MSC, mas elas duas podem fazer lances por conta própria. A ABTP deve propor restrições maiores à participação no certame. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Destaques – Futuro da Log-In
Segundo a Log-In, a Antaq disponibilizou acórdão aprovando a transferência indireta do controle do Terminal de Vila Velha (TVV), no âmbito da oferta pública voluntária para aquisição da empresa pela SAS Shipping Agencies Services. O deferimento final dependerá da aprovação pelo Cade. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Hidrovias do Brasil inicia eletrificação da frota com o objetivo de reduzir poluentes na Amazônia
Na esteira da descarbonização do planeta, a Hidrovias do Brasil iniciou um processo para eletrificação de parte de sua frota. Até o fim do ano, dois empurradores de manobra estarão em operação na Amazônia, onde a companhia opera o transporte hidroviário sobretudo de grãos. Só com essas duas máquinas, a empresa deixará de emitir 2.168 toneladas de CO2 na atmosfera por ano (equivalente às emissões de 472 automóveis). Essas máquinas serão destinadas inicialmente ao apoio portuário nos terminais do Pará. Íntegra para associados.
Folha e O Globo: TCU deve aprovar concessão do aeroporto de Congonhas
O governo vai receber sinal verde do TCU para a concessão de 15 aeroporto, entre eles o de Congonhas. O processo deve ser aprovado hoje pelos ministros do tribunal, abrindo a possibilidade de o leilão ocorrer neste ano. O governo conta com um processo de concessão rápido, com a publicação de edital pela Anac em até três dias depois do aval do TCU. Íntegra para associados: Folha e O Globo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Novo período de concessão é sugerido
A possibilidade da ampliar o prazo de concessão da SPA, de 35 para 50 anos, citada pelo ministro Marcelo Sampaio, já preocupa especialistas do setor. Alegam que os trabalhos mostram que o prazo atual é suficiente para atratividade e que o ideal seria esperar a efetivação e o funcionamento no Porto de Vitória para adotar eventuais ajustes. O ministro afirmou que os investidores internacionais temem que o prazo do modelo atual não seja suficiente para as contrapartidas previstas na concessão. A mudança também exigiria alterar a Lei dos Portos. Íntegra para associados.
Santa Portal, Fórum Brasil Export e Jornal Portuário: Hackathon do Porto de Santos promete integrar a comunidade portuária
Nos próximos dois meses os temas “inovação tecnológica” e “conectividade exponencial” prometem esquentar o cenário portuário, a Baixada Santista e, com isso, o comércio exterior brasileiro. Está dada a largada para o Porto Hack Santos, promovida pela ABTRA e que deverá acontecer nos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Concais. “Essa jornada aproveita a experiência da comunidade de inovação em utilizar tecnologias de ponta para criar soluções aos desafios identificados pelo setor portuário nas atividades do porto”, explica Angelino Caputo, diretor-executivo da associação. “São soluções colaborativas, com grande chance de virar produtos de mercado e nas quais todos saem ganhando”. As inscrições para competir deverão ser feitas até 11 de julho em https://www.portohacksantos.com.br/. Íntegra para associados: Santa Portal, Fórum Brasil Export e Jornal Portuário.
Santa Portal: Estudo aponta principais entraves para o desenvolvimento do transporte multimodal no Brasil
Com base em um estudo da Antaq, que diagnosticou os principais entraves às operações desde o recebimento da carga até a sua entrega no destino utilizando dois ou mais modos de transporte, a agência pretende adotar ações, em parceria com outros agentes intervenientes, para ampliar transporte multimodal no Brasil. O estudo também identificou os obstáculos regulatórios e as ações que podem ser adotadas, mais especificamente no modal aquaviário, para estimular a multimodalidade. Íntegra para associados.
CGN: No 1º quadrimestre, Porto de Paranaguá exporta 608 mil toneladas de frango congelado
O Tecon do Porto de Paranaguá exportou no primeiro quadrimestre deste ano 608.105 toneladas de carnes de aves congeladas, aumento é de 8% ante os mesmos quatro meses de 2021. De toda carne de frango exportada pelos portos brasileiros, 43,8% saíram por Paranaguá. O balanço da movimentação portuária de janeiro a abril deste ano confirma que o Paraná segue sendo a principal saída do produto para o mundo. Íntegra para associados.
Diário da Cidade: Porto de São Francisco do Sul: Dois navios levam 25 milhões de litros de óleo de soja para China
No final de semana passado o Porto de São Francisco do Sul exportou 25 milhões de litros de óleo de soja para a China pelo terminal privado da Bunge. O duto de 1,2 mil metros foi instalado junto ao chamado “corredor de exportação”, estrutura com esteira por onde se escoa a soja e o milho do Terminal Graneleiro até os navios. O aumento na exportação de óleo de soja pelo Brasil em 2022 está sendo impulsionado pelo conflito no Leste da Europa, já que a Ucrânia é importante fornecedor de óleo de girassol. Com a impossibilidade de receber esse produto, pelas interrupções nos embarques, vários países o estão substituindo por óleo de soja. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News (p. 3): Think Tank Brasil Export vai debater inovações e tendências do mercado
Nos próximos dias 7 e 8 de junho, acontecerá o Think Tank Brasil Export, no espaço do hub de inovação Cubo Itaú, em São Paulo. O evento, promovido pelos conselhos temáticos (Internacional, Brasil Tech, Feminino e ESG) do Fórum Brasil Export, terá também transmissão online pelo portal BE News. Durante os dois dias, serão promovidos painéis com temas como comércio internacional entre Brasil e Portugal, complexos portuários da Espanha, inovações e tecnologias na logística, presença feminina no setor portuário e sustentabilidade. No dia 7, às 18 horas, está confirmada uma apresentação do secretário Mário Povia. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Brasil aumenta em 29% exportação aos árabes
As exportações brasileiras aos países árabes nos quatro primeiros meses deste ano totalizaram US$ 5,2 bilhões, segundo o Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira com base em dados do governo federal. O produto que o Brasil mais exportou ao mercado árabe no período, em valores, foi o minério de ferro. As vendas do produto, porém, recuaram 17% para US$ 925 milhões. O segundo item mais exportado foi a carne de frango, com US$ 882 milhões e avanço de 23% nas vendas em valores, e o terceiro foi o açúcar, com receita de US$ 728 milhões e crescimento de 15% na receita, mas queda de 5% na quantidade. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Obras de expansão do Porto Itapoá seguem cronograma planejado
Com as obras de expansão do Porto Itapoá, a serem concluídas até o fim de 2023, a capacidade de movimentação de carga pelo terminal vai praticamente dobrar, passando de 1,2 milhão de TEU/ano para 2 milhões de TEU/ano. O pátio vai ser ampliado dos atuais 250 mil m² para 455 mil m². Itapoá também vem fazendo outros investimentos, como a aquisição de novos RTGs para movimentação de contêineres, operados por controle remoto. Será o primeiro terminal do Brasil a contar com essa tecnologia. Íntegra para associados.
Portal Metrópoles: Números da infraestrutura apontam recuperação a patamar pré-pandemia
Dez dos 15 indicadores de infraestrutura monitorados pela CNI registraram alta no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Eles revelam uma recuperação dos efeitos da pandemia, ainda que desigual, e mudanças de comportamento dos consumidores. O maior aumento foi no transporte aéreo de passageiros, 57%, em relação ao ano passado. Já o setor de transportes marítimos para o exterior apresentou queda de 3%. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminais avaliam custos de novas especificações para equipamentos e sistemas aduaneiros
As associações do setor portuário estão avaliando os impactos das novas especificações técnicas presentes nas normas gerais e procedimentos de alfandegamento. A ABTRA alega que a aquisição de equipamentos para a implementação tecnológica prescrita na portaria 143 não se apresenta em cenário favorável no momento, considerando os reflexos da pandemia com a imposição de novas rotinas e restrições, como o trabalho de funcionários em home-office, a falta de profissionais especializados para implantar as tecnologias, a redução do volume de cargas movimentadas nos portos, a contração das receitas para os investimentos necessários, as dificuldades para a importação de equipamentos e o aumento dos preços dos produtos tecnológicos importados. A portaria da Coana entra em vigor hoje. Ainda como reflexos de todas as prescrições das portarias RFB 143 e Coana 72, o início do envio dos dados para o módulo ‘Recintos’ está marcado para 20 de junho. O diretor da ABTRA, Angelino Caputo, disse que as entidades empresariais do setor solicitaram a dilatação desse prazo por 120 dias. Quanto aos demais itens prescritos na portaria RFB 143, foi definido prazo de 6 meses, a contar da data de sua entrada em vigor (2 de março de 2022). Ainda segundo Angelino, as recentes portarias (RFB 143, Coana 72, 75 e 76 e Coana/Cotec 74) se referem aos recintos alfandegados e embasam as evoluções que vêm ocorrendo, em cumprimento ao Acordo de Facilitação do Comércio (AFC). “O Portal Único de Comércio Exterior é o carro chefe e o módulo ‘Recintos’ é um de seus elementos, visando maior segurança, desburocratização, facilitação e aceleração dos tempos dos processos aduaneiros”. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022