Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/08/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line: Porto de Santos, em SP, entra no programa de privatizações do governo federal

O Porto de Santos foi incluído formalmente no PPI e no PND, conforme decreto publicado no DOU na sexta-feira (28). O processo prevê a privatização da SPA e dos serviços públicos portuários que ela desempenha. Dos R$ 18,5 bilhões a serem investidos pelo vencedor, R$ 14,1 serão aplicados em manutenções, durante os 35 anos da concessão. Outros R$ 3 bilhões serão aplicados na construção de um túnel submerso de 1,7 quilômetro para ligar Santos e Guarujá, embora não exista prazo fixado para conclusão desta obra. E o R$ 1,4 bilhão restante deve ser aplicado em obras de novos acessos rodoviários, modernização portuária e aprofundamento do canal de Santos. Os 55 terminais de carga do Porto se estendem por 25 quilômetros, num canal de 15 metros de profundidade, que terá que ser rebaixado para 17 metros para receber navios maiores. Os terminais de Santos recebem embarcações com até 366 metros de comprimento. Os principais portos no mundo podem receber navios de até 400 metros. A privatização terá de garantir também a modicidade das tarifas e preços praticados no setor; a qualidade da atividade prestada e a efetividade dos direitos dos usuários, além de estimular a modernização e o aprimoramento da gestão do porto e de suas instalações, a valorização e a qualificação da mão de obra portuária e a eficiência das atividades prestadas. Íntegra para associados.

Valor Econômico: STF decidirá disputa bilionária do setor de portos

O ministro Dias Toffoli será o relator no STF de uma ação movida por empresas operadoras de terminais portuários contra a decisão do TCU de proibir a cobrança do SSE/THC2. Empresas que administram os portos secos sustentam que os usuários dos portos já pagam a THC ao dono do navio para fazer a retirada da carga dos terminais e que a cobrança “extra”, pelo terminal portuário, gera desvantagem concorrencial. As operadoras, que cobram o SSE dos portos secos, afirmam, por outro lado, que têm custos com esse procedimento. Em sessão plenária do dia 22 de junho, os ministros do TCU consideraram a cobrança ilegal, especialmente, pela possibilidade de os terminais portuários aumentarem os custos das empresas que administram os portos secos. A Abratec, autora da ação no STF, alega que o TCU teria invadido competência da Antaq e “passado por cima” do acordo do tribunal com o Cade. Já o ministro Vital do Rêgo, relator no TCU, disse que o trâmite seguiu todo o rito regimental. Íntegra para associados.

Estadão: Exportações do Brasil a vizinhos na América do Sul disparam na retomada pós-pandemia

O saldo comercial do Brasil com os países vizinhos na América do Sul saltou 64,7% em 2021, para US$ 7,3 bilhões, e deverá ter nova alta este ano. Um levantamento da AEB mostra que no primeiro semestre a balança com os vizinhos sul-americanos teve superávit de US$ 6,2 bilhões, próximo do valor de todo o ano passado. A expectativa para este ano é que as vendas poderão chegar a US$ 41 bilhões. Se confirmado o valor, representará crescimento de 21% ante 2021. O crescimento do superávit comercial com os vizinhos é uma oportunidade para a indústria nacional. Íntegra para associados.

CNN Brasil, Folha e O Globo: Após meses de guerra, primeiro navio com grãos deixa porto de Odessa, na Ucrânia

O primeiro navio ucraniano de transporte de grãos deixou o porto de Odessa agora de manhã, com 26 mil toneladas de milho ucraniano. Ele passará por uma inspeção em Istanbul, antes de chegar ao porto de Trípoli. Percorrerá um corredor com segurança garantida pela Turquia e pela ONU. Íntegra para associados: CNN, Folha e O Globo.

Imprensa regional:

Diário de Pernambuco: Suape voltará a exportar frutas

Com o resultado do arremate pela APM Terminals da área pertencente ao Estaleiro Atlântico Sul no Porto de Suape, a empresa promete investir até R$ 2,6 bilhões, com novas rotas e a possibilidade de escoamento das frutas do Vale do São Francisco. O terminal com capacidade inicial de 400 mil TEU deverá ficar pronto em até 24 meses e começar a operar em 2025. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Obras alteram trânsito na região portuária de Santos a partir deste sábado

No sábado (30) foi implantado um desvio na Avenida Augusto Barata (conhecida como Retão da Alemoa), sentido Santos – Via Anchieta, para obras de melhoria da infraestrutura viária na Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, junto com o acesso ao Viaduto Paulo Bonavides. Com a mudança provisória, a pista de entrada do Porto (sentido São Paulo – Santos) terá mão dupla de direção, com a outra pista interditada para a execução das obras. O desvio será feito em cerca de 350 metros da avenida. O projeto prevê a readequação do sistema viário, aproveitando o traçado existente, além da reestruturação do sistema de microdrenagem da região. As obras também contemplam a implantação de novo sistema de iluminação e sinalização viária. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Jornal Portuário: SPA pede renovação de licença para dragagem de berços 12A ao 23

A SPA solicitou ao Ibama a renovação de sua licença de instalação para executar a dragagem de aprofundamento dos berços e acessos dos armazéns 12A ao 23 para 15 metros (DHN), conforme publicado na terça-feira (26), no DOU. A publicação é uma formalidade legal e a autorização ambiental serve para não atrasar a obra quando ela estiver decidida. A SPA confirmou que a contratação está em fase de estudos e disse que ainda não há estimativa de valores a serem investidos. O objetivo é manter o Porto funcionando enquanto os serviços de manutenção acontecem. A obra será realizada de forma coordenada com a programação das embarcações, de forma que toda a logística aconteça sem interferências. Íntegra para associados: Portos e Navios e Jornal Portuário.

BE News (p. 6): Equipe Porto Tech vence o 2º Porto Hack Santos

O Porto Tech é o vencedor da 2ª edição do Porto Hack Santos. O hackathon portuário foi realizado no último fim de semana, no Terminal Concais, no Porto de Santos. Participaram da competição as equipes M & N, Ressignificando do Porto à Porta, Mul Time, Easy Comex, The Bing, Catossi Hub, SPA Intern Ship, Porto Tech, Ocean 4cast e Connect Port. A equipe campeã apresentou uma solução para a falta de precisão no momento de atracação de navios. Pelo trabalho, receberá R$ 25 mil e apoio técnico e comercial para inserir a solução no mercado. O prêmio será entregue na abertura do Santos Export, na próxima quarta-feira (3/08), às 18 horas, no Sofitel Guarujá Jequimar. O professor Hélio Hallite foi homenageado como melhor mentor da jornada. Com o tema “Conectividade Exponencial”, o hackathon, promovido pela ABTRA e organizado pelo Instituto AmiGU, reuniu 50 competidores. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, disse que a eficiência portuária depende da integração entre os atores, e uma das principais condições para que haja essa integração é o compartilhamento de informações. Em paralelo à maratona tecnológica, ocorreu a Expo “Um porto para o futuro”, que discutiu, no sábado e no domingo, os temas inovação, transformação digital e igualdade de gênero em painéis formados em sua maioria por lideranças femininas de todo o País. Íntegra para associados: BE News 1, BE News 2 e BE News 3.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco