Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/09/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line: Navio de Cingapura encalha no Canal de Suez, no Egito

O navio-tanque Aframax Affinity V, de bandeira de Cingapura, encalhou ontem à noite no Canal de Suez, provocando um breve bloqueio da hidrovia. Equipes de rebocadores trabalharam no local para liberar a passagem. A embarcação fazia parte de um comboio que saiu de Portugal e estava a caminho do porto de Yanbu, na Arábia Saudita. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Estadão Conteúdo) e Valor Econômico: Projetos de concessão de rodovias avançados preveem R$ 60 bi em investimentos

Ontem, no 12º Congresso ABCR Brasvias, o Minfra informou que projetos de concessão de rodovias em fase mais adiantada – BR-040/495, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, BR-381, conhecida como ‘rodovia da morte’, e seis lotes de rodovias paranaenses – têm previsão de atrair R$ 60 bilhões em investimentos privados. Já a CNT defendeu que os investimentos do governo em infraestrutura devem ficar de fora do teto de gastos, mas de forma “clara e transparente” para não afastar investidores do país. Segundo a ABCR, nos próximos cinco anos a malha concedida, hoje de 26 mil km, deverá dobrar em tamanho. O segmento investiu R$ 230 bilhões nos últimos 26 anos. Íntegra para associados: CNN e Valor.

O Globo On-line: Senado aprova medida que antecipa atualização da tabela do frete

Ontem o Senado aprovou a MP 1.117, que obriga a atualização da tabela do frete rodoviário em caso de oscilação de 5%, para mais ou menos, no preço do diesel. Antes, a mudança ocorria a partir da alteração de 10% no preço do combustível. Íntegra para associados.

Isto É On-line (Estadão Conteúdo) e Portos e Navios: Santos Brasil investe R$ 120 milhões em terminal de contêineres de Barcarena (PA)

A Santos Brasil vai investir R$ 120 milhões no Tecon Vila do Conde, em obras de expansão e na compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade do terminal dos atuais 217 mil TEU/ano para 300 mil TEU/ano em 2025. Trata-se de um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. De acordo com o presidente da empresa, Antonio Carlos Sepúlveda, a expansão do tecon é um marco para o desenvolvimento regional. Íntegra para associados: Isto É e Portos e Navios.

Imprensa regional:

G1 Santos e Diário do Litoral: Período de concessão do Porto de Santos é ampliado de 35 para 50 anos

Segundo o Minfra, a decisão de ampliar o período de concessão da SPA de 35 para 50 anos surgiu em reuniões com investidores e operadores internacionais nos roadshows, em diversos países. O material foi desenvolvido pelo BNDES e o projeto de desestatização está em fase final de ajustes para ser encaminhado ao TCU ainda neste mês. Estão previstos R$ 18,5 bilhões em investimentos privados no Porto de Santos e em obras estruturantes, como a ligação subterrânea entre Santos e Guarujá. Segundo o governo, o leilão deverá ocorrer em dezembro. Íntegra para associados: G1 e Diário do Litoral.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Agência iNFRA: Marimex manterá operação retroportuária em Santos por mais 20 anos

O termo aditivo do contrato da Marimex junto à SNPTA prevê a prorrogação até 2040 e a transferência do terminal retroalfandegado de Outeirinhos para a região do Saboó, onde está atualmente o Teval. A empresa travava uma disputa com o Minfra, que em 2019 decidiu destinar a área onde ela operava para outras finalidades, a ampliação de espaço para a ferrovia do porto e para o terminal de fertilizantes STS-53. “O desfecho esperado é aguardado desde 2016, quando a Marimex deu início ao processo de renovação contratual, conforme edital da licitação realizada no ano 2000, que já previa renovação por mais 20 anos”, manifestou em nota. Disse ainda que o acordo confirma a decisão do TCU e que SNPTA, Antaq e SPA buscaram uma solução para continuidade das operações da empresa alinhadas aos planos do Minfra para todo o porto organizado. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência iNFRA.

Editorial do Portogente: Uma gestão empreendedora para inovar o Porto de Santos

O programa de desestatização do Porto de Santos é nitidamente uma iniciativa com meta sem propósito de crescimento e, assim, não consegue estimular a sua comunidade. A sua controvertida segurança jurídica nos contratos de arrendamento dentro do porto acrescenta incertezas. Não fomenta o desenvolvimento de projeto para aumentar a sua competitividade, com acesso para os grandes navios globais. Tampouco explica o varejo de leilões sem focar o porto como um conjunto. Íntegra para associados.

BE News (p. 3): Terminais apoiam consulta pública sobre revisão da poligonal do Porto de Santos

A consulta pública sobre a proposta do Minfra de alterar a poligonal do porto de Santos encerra amanhã. O governo propôs sete alterações, dentre elas, a retirada da Ilha de Bagres e do Largo do Caneu e ajustes em três áreas de TUPs. Segundo a ATP, a decisão do governo foi acertada, é uma correção de equívocos do poder público e trará ganhos para o Porto de Santos. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): Documento eletrônico para transporte de cargas preocupa setor de cabotagem

A Abac demonstrou preocupação com o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que vem sendo desenvolvido pelo Minfra e pela ANTT. Alega que é preciso que o governo tenha um olhar para o setor portuário, em especial, o de cabotagem. “Estamos muito preocupados com o desenvolvimento do DT-e, que está muito focado no rodoviário e está em vias de ser aplicado dentro desse modal e do agronegócio. Mas vai impactar a multimodalidade porque a cabotagem tem uma pernada rodoviária. Levamos a equipe do DT-e para conhecer os processos. Tanto dentro de uma empresa de contêineres quanto de uma empresa de granéis líquidos”. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Stolthaven lança planta de nitrogênio no Porto de Santos

A Stolthaven inaugurou no Porto de Santos a sua própria planta de geração de nitrogênio, a primeira a operar em um terminal portuário no Brasil e a primeira da empresa em nível global. A planta foi desenvolvida em parceria, e será operada pela White Martins, representante da Linde, a maior empresa de gases industriais e engenharia do mundo.  Íntegra para associados.

Agência Porto: Debate virtual vai discutir elaboração dos planos setoriais de transporte

O Minfra e a EPL promovem hoje, às 11h, um webinar para discutir a construção dos planos setoriais e instrumentos de planejamento tático no setor de transportes. O evento terá transmissão via YouTube do MInfra. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Trabalhadores portuários paralisarão portos chilenos por três turnos após não conseguirem acordos com o governo

Trabalhadores ligados ao Sindicato Portuário do Chile vão paralisar o trabalho por três turnos a partir de hoje. As lideranças não chegaram a um acordo com o Poder Executivo sobre suas reivindicações, com destaque ao aumento no valor das pensões. O sindicato está presente em 25 portos e terminais de Iquique a Punta Arenas. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco