Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/11/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, Estadão, Folha e O Globo: Kinea e construtoras vencem leilão da concessão da Rota do Zebu

O consórcio Rotas do Brasil, formado pela Kinea e pelas construtoras da Way Brasil, arrematou a concessão da Rota do Zebu (BR-262) entre as cidades mineiras de Betim e Uberaba, com uma oferta de 15,3% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio. A concorrência foi realizada ontem à tarde, na B3, em São Paulo. O grupo venceu após disputa acirrada por lances em viva-voz contra o BTG Pactual Infraestrutura III, que encerrou a disputa com uma proposta da 15,2% de desconto. O projeto prevê R$ 8,54 bilhões em investimentos nos 438,9 quilômetros concedidos. Do total, R$ 4,4 bilhões serão voltados para obras e R$ 4,1, bilhões para custos operacionais ao longo dos 30 anos de contrato. Com a vitória, a Kinea estreia no segmento de concessões rodoviárias. Íntegra para associados: Valor Econômico, Estadão, Folha e O Globo.

CNN Brasil: ANTT aprova edital de concessão da Rota Agro Norte, em Rondônia

A ANTT aprovou ontem o novo edital de concessão da BR-364/RO, referente ao Lote CN5 da Rota Agro Norte. O leilão será em 27 de fevereiro de 2025, na B3, em São Paulo. O investimento previsto é de R$ 10,226 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Vence o leilão quem oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. A BR-364 é uma das principais vias de escoamento do agronegócio em Rondônia, já que conecta as áreas produtivas às rotas de exportação, facilitando a distribuição de produtos no Norte do país e a exportação pelos portos da região. Íntegra para associados.

Estadão On-line: O que o Estado pretende mudar na PPP do Túnel Santos-Guarujá?

O governo de São Paulo planeja fazer ajustes no plano do túnel Santos-Guarujá para atender a demandas de moradores da região. O novo projeto prevê a criação de uma “superquadra” para reduzir o impacto na população do entorno durante as obras. Será um espaço equivalente a quatro campos de futebol na região do Macuco, à margem do estuário, em Santos. Também foram propostas mudanças na chegada do túnel nas áreas urbanas das duas cidades para reduzir desapropriações. No Guarujá, a saída do túnel será desviada de uma área em processo de reurbanização e ganhará uma extensão de 1,5 km até a rodovia Cônego Domênico Rangoni. Outra mudança, proposta por técnicos, de reduzir a profundidade do túnel de 21 metros para 18 não foi incluída na nova proposta, mas ainda pode ser avaliada. A menor profundidade reduziria custos, mas pode representar obstáculo no futuro para a entrada de navios maiores. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), as mudanças serão validadas pelo grupo de trabalho integrado por representantes dos governos paulista e da União e pela APS. Íntegra para associados.

Estadão On-line: ‘BR do Mar’: entenda os próximos passos da investigação aberta pelo MPF

O MPF no Paraná vai acionar o MPF em São Paulo para uma apuração conjunta do projeto que prevê a dragagem do Canal do Varadouro para criar uma rota marítima turística entre o litoral dos dois Estados. De acordo com a procuradora da República Monique Cheker, do MPF paranaense, o projeto, apresentado como uma “BR marinha” pelo governo do Paraná, prevê obras no interior do Parque Nacional de Superagui, no litoral paranaense, o que a legislação não permite. No lado paulista, as intervenções tangenciam o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, podendo afetar manguezais e outras áreas protegidas. Íntegra para associados.

Folha (Reuters), Portos e Navios e Informativo dos Portos: Maersk descarta volta ao Canal de Suez devido à ameaça no Mar Vermelho

A Maersk informou ontem que espera que a forte demanda por transporte de mercadorias em todo o mundo continue nos próximos meses, embora não deva retomar a navegação pelo Canal de Suez até “bem depois de 2025”. Alega que não há sinais de abrandamento de ataques a embarcações no Mar Vermelho e que desde janeiro está desviando todos os navios porta-contêineres para o entorno do Cabo da Boa Esperança. Disse ainda que observa uma forte demanda no terceiro trimestre, impulsionada pelas exportações da China e do Sudeste Asiático, e que não vê sinais de desaceleração nos volumes da Europa ou da América do Norte nos próximos meses. A empresa também registrou crescimento em todos os seus setores de negócios no terceiro trimestre de 2024, com resultados financeiros superiores aos do ano passado. Íntegra para associados: Folha (Reuters), Portos e Navios e Informativo dos Portos.

Imprensa regional:

Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Audiência pública sobre leilão do STS 08 do Porto de Santos será na próxima quarta-feira

A APS realizará, na quarta-feira (6), às 9h, uma audiência pública sobre o leilão do STS 08, na margem direita do Porto de Santos. A área de 152,2 mil m2 está localizada na Alamoa e visa o aumento de capacidade de tancagem de granéis líquidos, principalmente combustíveis. Estão previstos quatro novos berços, mais tanques e dois viadutos construídos pela Ecorodovias. A audiência será virtual e transmitida no canal do Youtube da APS. Quem desejar se manifestar durante tem até domingo (3) para fazer sua inscrição. A expectativa é que, depois de 30 dias de contribuições recebidas, a APS encaminhe o procedimento ao TCU e, na sequência, promova o leilão. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8).

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Rigor da legislação desacelerou investimentos nos últimos anos

Especialistas e consultores no setor portuário afirmam que a legislação acabou por desacelerar as concessões e que hoje é o maior gargalo nos arrendamentos. Explicam que tudo o que tem no contrato de arrendamento é vinculante e, consequentemente, passível de reequilíbrio econômico-financeiro. “Se eu quero expandir uma área ou fazer novos investimentos em equipamentos, tudo é encaminhado para avaliação de diferentes agentes como a Autoridade Portuária, a Antaq e, em alguns casos, ao TCU, que geram impedâncias nesses contratos, no sistema portuário. O resultado é uma dinâmica muito abaixo da necessária para esses terminais operarem em regime de eficiência”, completa Luiz Soggia, diretor de Projetos de Infraestrutura e Capital do escritório Alvarez & Marsal Brasil. Íntegra para associados.

Santa Portal: Santos Brasil define estratégia para se tornar net zero até 2040

Para se tornar carbono neutro até 2040, a Santos Brasil apresenta seu Plano de Transição Climática para reduzir em 70% as emissões diretas de GEE de suas operações e em 30% as emissões indiretas (relacionadas à cadeia de valor). Visa também contribuir para a mitigação dos efeitos climáticos adversos, com metas de curto, médio e longo prazos. Entre as iniciativas de maior impacto está a substituição de todos os RTGs movidos a diesel no Tecon Santos por modelos elétricos até 2031, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Estudo apresenta nível de preparação dos portos para receber embarcações de baixo carbono

A Antaq divulgou ontem o “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”, elaborado em parceria com o MPor e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do projeto H2Uppp (International Hydrogen Ramp-Up Programme), financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha. O estudo aponta quais iniciativas se destacaram pelo estágio mais avançado em comparação com as demais. Entre elas, estão o fornecimento de combustíveis menos poluentes e o planejamento e implementação de medidas de eficiência energética. Os sistemas inteligentes de gerenciamento da logística portuária, a geração de energia renovável para atividades operacionais e administrativas, os incentivos econômico-financeiros para embarcações menos poluentes e a eletrificação de equipamentos operacionais também estão entre as ações mais avançadas nos portos brasileiros. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui avança com cálculo da Pegada de Carbono para iniciar plano para descarbonização

O Porto do Itaqui concluiu o cálculo detalhado de sua pegada de carbono, abrangendo emissões diretas e indiretas associadas às suas operações. O levantamento, realizado pela Fundação ValênciaPort, foi apresentado durante uma reunião online com a participação de empresas que atuam no porto, como CLI, Tegram, Copi, Copabo, Transpetro, Granel Química, Ziran e VLi. O relatório coloca o Itaqui como o primeiro porto público brasileiro a implementar um programa completo de descarbonização. Íntegra para associados.

Agência Porto: Companhia Docas do Ceará promove licitação para cessão de uso onerosa em área no Porto de Fortaleza

A CDC publicou no DOU licitação eletrônica para a contratação de empresa interessada na ocupação de uma área de 1.868,74 m², no bairro Mucuripe, em Fortaleza, em frente à sede administrativa da companhia. Estima que o espaço poderá ser utilizado por empresas com afinidade no setor de logística. A cessão onerosa da área, além de gerar receita para a empresa, poderá otimizar o uso da infraestrutura portuária e impulsionar o desenvolvimento da região. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Ministros Rui Costa, Renan Filho e Silvio Costa Filho abrem o evento MoveInfra 2024

Os ministros Rui Costa, Renan Filho e Silvio Costa Filho confirmaram presença na abertura do “MoveInfra 2024: 30 anos da Lei de Concessões”, que será realizado no dia 7 de novembro, no B Hotel, em Brasília. O tema será os 30 anos da Lei de Concessões. O encontro terá ainda a palestra do ex-ministro Pedro Malan e as presenças do presidente do TCU, Bruno Dantas; do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; e do diretor-presidente substituto da ANAC, Tiago Pereira. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Fretes marítimos sofrem alta no fim de ano e devem alcançar novo recorde em 2024

Com o aumento sazonal nas importações, os custos de frete marítimo na rota China-Brasil devem alcançar uma média de US$ 11.500 por contêiner de 40 pés entre novembro e dezembro de 2024, um salto expressivo em relação a outubro de 2023, quando a média registrada pela Drewry era de US$ 1.342. Para contêineres de 20 pés, o aumento foi de 249%. As rotas que conectam o Brasil aos Estados Unidos e à Alemanha também mostraram elevações significativas. No caso de contêineres de 20 pés provenientes dos EUA, houve um aumento de 67,5%, de US$ 988 em fevereiro para US$ 1.655 em novembro; para a Alemanha subiram 88,6%, de US$ 1.410 para US$ 2.659. Já os custos para envio de contêineres de 20 pés aos EUA aumentaram 235% entre fevereiro (US$ 2.341) e novembro (US$ 7.854). Íntegra para associados.

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