Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Agência O Globo (ontem à tarde): Cresce em 9% a movimentação de cargas em portos brasileiros
A crise gerada pela pandemia da Covid-19 mudou significativamente os hábitos de consumo
Segundo a Antaq, o setor portuário brasileiro movimentou 591 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O minério de ferro foi a carga mais transportada: 171,8 milhões de toneladas, um crescimento de 12% em comparação com o primeiro semestre de 2020. Já o petróleo apareceu na segunda posição, com 97,2 milhões de toneladas, crescimento de 8%. A soja, contêineres e derivados de petróleo também se destacaram. A expectativa para o segundo semestre é que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas, crescimento de 5,5% em relação a 2020. Íntegra para os associados.
Valor Online : Custos corroem ganho de exportador
Após avançar 6,9% em 2020, a rentabilidade das exportações brasileiras deve desacelerar e crescer entre 2,6% e 3,1% ao fim deste ano, na comparação com o ano passado, aponta a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). Apesar de a moeda nacional ainda estar desvalorizada e os preços médios dos embarques apresentarem níveis altos, o aumento dos custos de produção deve tirar boa parte do ganho na exportação. De janeiro a setembro, a rentabilidade avançou 2,1% contra iguais meses de 2020, puxada por setores como extração de minerais e de petróleo, além de agricultura. No período o câmbio nominal desvalorizou-se em 5% enquanto o preço médio das exportações subiu 29,8%, e os custos de produção, 33,8%. Íntegra para os associados.
Valor Online: Partido está de olho na Infraestrutura
A adesão do ministro Tarcísio de Freitas ao projeto de reeleição do presidente Bolsonaro pelo PL, com pré-candidatura ao governo de São Paulo, alimenta as expectativas de que O PL, de Valdemar Costa Neto, possa se reaproximar do ministério que comandou por quase 15 anos (2003-2018). A chance de que o presidente do PL possa vir a retomar a influência sobre o setor aumentou a apreensão sobre os leilões da pasta. Dois deles, que resultarão na concessão do maior porto brasileiro, em Santos, e do bloco de 26 aeroportos, entre os quais, Congonhas e Santos Dumont, se realizarão sob a égide do sucessor de Tarcísio. Íntegra para os associados.
Folha de S. Paulo: Novo unicórnio quer ser Mercado Livre das rodovias
A Frete.com pretende se tornar o Mercado Livre do transporte rodoviário no Brasil. Além de conectar transportadoras e caminhoneiros, semelhante ao Uber, também oferece serviços financeiros e auxílio para digitalização dos clientes. Sob o guarda-chuva da holding estão as startups do setor de transporte de cargas Frete-Bras, CargoX e FretePago. Os investimentos somam R$ 1,14 bi e foram liderados por gestores como Soft-bank e Tencent. ‘Hoje, o caminhoneiro fica rodando e procurando cargas. Entre 45% e 65% do tempo, ele fica vazio. A gente tem que trazer eficiência para o mercado ajudando a transportadora, que tem a carga, a encontrar caminhões online. Reduzindo a quantidade de tempo ocioso do caminhoneiro, ele ganha mais e o transportador economiza no custo’, explica o head da empresa, Federico Veja. Íntegra para os associados.
Valor Online: Comércio global se recupera, mas G20 vai avaliar riscos com a ômicron
As economias do G20 debaterão no próximo dia 9 os impactos da variante Ômicron e a desaceleração da economia da China. Concordam que a política econômica prioritária continuará a ser a vacinação mais ampla possível e a volta de restrições afetará a retomada global já frágil e desigual. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a nova variante intensifica os riscos de disrupções nas cadeias de abastecimento e podem alimentar ainda mais a inflação. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
Diário do Litoral (Santos): Com nova variante, Anvisa impõe novas regras a tripulantes no Porto de Santos
Com o avanço de casos da Ômicron, está impedido o embarque ou o desembarque no Porto de Santos de tripulantes e viajantes com passagem por seis países da África nos últimos 14 dias. Com a nova regra da Anvisa, todos deverão passar por quarentena e fazer o teste que detecta o vírus. Atracações de navios vindos direto da África não são frequentes, mas ainda assim há um impacto na logística das armadoras. O temor é de que algum marítimo possa ter contato, em terra, com trabalhadores portuários e, consequentemente, contaminá-los. Íntegra para os associados.
A Tribuna (Santos, impresso, p. A-8): Estivadores planejam greve no País
Os estivadores do Porto de Santos deverão decidir na próxima terça-feira se entrarão em greve em protesto contra o PL 3.771/21, de autoria do deputado Julio Lopes, que prevê alterações na Lei 12.815 e poderá abrir outras possibilidades de contratação de mão de obra portuária. Uma plenária em Brasília será realizada para definir uma paralização nacional. Íntegra para os associados.
A Tribuna (Santos, impresso, impresso, p. A-8): ANTT flagra 330 infrações no Porto
Operação realizada pela ANTT e Antaq nas vias de acesso ao Porto de Santos fiscalizou 2.891 veículos em quatro dias da semana passada. Ao todo, incluindo outros portos do País, foram fiscalizados 9.623 veículos. Íntegra para os associados.
G1 BA e TV Bahia: Portos e aeroportos da Bahia terão pontos de vacinação e testagem contra Covid-19
Os portos e aeroportos da Bahia receberão pontos de vacinação e testagem contra a Covid-19, segundo anúncio ontem da Secretaria estadual de Saúde. A medida será adotada para prevenção da doença, e também como alerta à variante Ômicron. Os passageiros que forem detectados com a doença, bem como quem tiver voltando do continente africano, terão que passar 14 dias em quarentena. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos : Grupo de Trabalho cria canal para receber subsídios sobre transporte marítimo
O Grupo de Trabalho, criado em outubro pela Diretoria Colegiada da Agência, pretende mapear os efeitos da pandemia no transporte marítimo e o aumento dos fretes e da falta de contêineres para atender o mercado. Para tanto, a Antaq criou um canal de comunicação para receber subsídios que permitam acompanhar de perto as repercussões nos setores marítimo e portuário. As contribuições podem ser feitas via: gttransportemaritimo@antaq.gov.br. Íntegra para os associados.
Portal Fator Brasil 23 Navios de Luxo e de Expedição aguardam autorização para fazer escalas no Brasil
Com a possível autorização dos Cruzeiros Internacionais, 23 navios de Luxo e de Expedição que, no momento, navegam pela América do Sul, poderão fazer escalas no Brasil antes de seguirem rumo a outros continentes. Silver Cloud, Le Lyrial, Le Boreal, entre outros, terão a oportunidade de fazer escalas no Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. A CLIA Brasil continua trabalhando pela aprovação dos Cruzeiros internacionais e está confiante de que uma solução positiva seja definida em breve. Se isso acontecer, serão quase sete mil pessoas visitando dezenas de destinos nacionais e contribuindo ainda mais para o impacto positivo esperado pela indústria de cruzeiros para o atual período de navegação. Íntegra para os associados.
Portos e Navios: ‘Flexibilização do afretamento ampliará oferta de forma responsável’, diz Piloni
O secretário Diogo Piloni afirmou ontem, durante o XXIX Congresso Latinoamericano de Portos, promovido pela AAPA em Cartagena, que a aprovação do programa de incentivo à cabotagem vai potencializar a flexibilização das hipóteses de afretamento de embarcações, abrindo o mercado e ampliando-o de forma responsável. Ressaltou que, na ampliação da oferta de prestação desse serviço no país, haverá proteção ao modal que hoje, na visão do governo, estaria exposto às variações do mercado internacional. A expectativa do governo é que o PL, aprovado no Senado na semana passada, tramite na Câmara a tempo de ser sancionado pela presidência da República até o final do ano. Íntegra para os associados.
Guia Marítimo: Porto do Açu passa a integrar Pacto Global da ONU
A Porto do Açu Operações, administradora do Porto do Açu, divulgou o seu ingresso na Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, que convoca as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países. Em setembro, Açu se tornou o primeiro porto no Brasil a receber a certificação EcoPorts, de gestão ambiental no setor portuário. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos : Ministério da Economia simplifica procedimentos para importações de linhas de produção usadas
A Portaria Secex 156, de 29 de novembro de 2021, simplifica os procedimentos para as importações de material usado e de bens sujeitos ao exame de similaridade. A medida possibilitará maior celeridade na análise dos pedidos à Secex de importações de linhas de produção usadas, com redução no prazo de exame de 30 para 10 dias, além de permitir a admissão de linhas usadas sem a necessidade de acordos entre importadores e produtores nacionais, adequando os procedimentos do Brasil aos internacionais e com os ditames da Lei de Liberdade Econômica (13.874/2019), o que contribuirá para redução nos prazos e nos custos envolvidos na operação de importação. De 2016 a 2020 foram importadas 136 linhas de produção, no valor de US$ 92,8 milhões, que geraram 4.721 empregos no País. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021