Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: ‘Revogaço’ na infraestrutura não está no radar, diz coordenadora da transição
A coordenadora do GT de infraestrutura que integra a equipe de transição de governo, Miriam Belchior, informou que o grupo não propôs nenhum “revogaço” para o dia 1º de janeiro que possa oferecer algum tipo de risco na área. A posição consta no relatório preliminar entregue ontem ao núcleo do governo de transição. Belchior explicou que o relatório considera questões de “curtíssimo prazo” e medidas a serem adotadas em até 30, 60, 90 e 120 dias que, nesse caso, poderiam envolver mudanças em diretrizes de governo e que serão tratadas ainda com o atual ministro Marcelo Sampaio. Belchior é cotada para comandar uma espécie de “supersecretaria” reunindo a atual SPPI, hoje ligada ao ME, e a antiga Secretaria do PAC, podendo retornar o vínculo com a Presidência. Íntegra para associados.
Folha On-line e Valor On-line: Investimento privado em infraestrutura é o maior em 20 anos, enquanto setor público patina
O Livro Azul da Infraestrutura, divulgado ontem pela Abdib, mostra que os investimentos privados em infraestrutura no Brasil atingiram R$ 131 bilhões neste ano, o maior da série iniciada em 2003, em valores atualizados. Já o setor público, considerando todas as esferas, investiu R$ 31,9 bilhões, segundo pior resultado desde 2006, atrás apenas dos R$ 29 bilhões de 2021. A Abdib também divulgou uma pesquisa que aponta que 65% dos respondentes no setor de infraestrutura preveem uma retração nas privatizações no próximo governo federal. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Folha On-line (Painel S.A): Lula pede suspensão da privatização de Santos Dumont e Galeão
O Minfra paralisou o processo de privatização dos aeroportos de Santos Dumont e Galeão a pedido do governo eleito, que deve constar no relatório do grupo de transição coordenado por Miriam Belchior. A Secretaria de Aviação Civil decidiu suspender os estudos da concessão e deverá estender o prazo dos contratos de locação e serviços do Santos Dumont para que a Infraero possa decidir sobre eles. Íntegra para associados.
Folha e Valor On-line: Ibama corre risco de paralisação após bloqueio de R$ 90 milhões no Meio Ambiente
Após o governo Bolsonaro determinar um bloqueio de R$ 90 milhões no Ministério do Meio Ambiente, o Ibama corre risco de paralisação total de suas atividades em 2022. A constatação é do próprio presidente do órgão, Eduardo Bim. Ele afirma que com o bloqueio o Ibama está sem recursos para pagar despesas básicas e não terá condições de cumprir eventuais decisões judiciais, “por total insuficiência de recursos” e que estuda suspender completamente as atividades presenciais. A medida, se aplicada, pode inviabilizar, por exemplo, ações de fiscalização. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Estadão: PIB desacelera no terceiro trimestre e sobe 0,4%
O IBGE informa que o PIB no terceiro trimestre de 2022 cresceu 0,4% em relação ao segundo trimestre. Segundo economistas, pesaram na perda de fôlego do crescimento os efeitos dos juros mais elevados sobre a contenção da demanda e o fim do processo de normalização das atividades afetadas pelas medidas de contenção da pandemia. O cenário econômico deste segundo semestre é pior do que o primeiro, quando a força da volta ao normal do funcionamento de uma série de negócios surpreendeu positivamente, e o terceiro trimestre está no meio do caminho. A projeção é de uma freada ainda mais forte neste quarto trimestre. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-3): Na mira, navios com nova tecnologia
Ontem, no terceiro dia do Congresso Latino-Americano de Portos (AAPA Latino), em Santos, o diretor-executivo da Abac, Luís Fernando Resano, destacou que o setor terá de adotar medidas de eficiência energética e medir as emissões de carbono já em janeiro e que, como a demanda de carga continua crescente, há o risco de aumento no valor de frete por falta de frota”. Em outro painel, o diretor da Aliança Navegação e Logística, Marcus Voloch, alertou que “todo mundo comemorou o fato de os navios grandes estarem chegando a Santos, mas o Porto parou, a travessia de balsas parou”. Defendeu que é necessário inovar no atendimento de demandas portuárias. Essa questão também foi tratada no painel mediado pela representante do BID, Augustina Calatayud, sobre a necessidade de se avançar na adoção de estratégias de transformação digital. Mas para tanto, segundo os painelistas, os portos devem ter “uma linguagem global comum que facilite o fluxo de informações”, com “padronização e sistematização de processos”. Íntegra para associados.
G1 Santos: Porto de Santos quebra novos recordes em movimentação de cargas
De acordo com a SPA, entre janeiro e outubro foram movimentadas 138,2 milhões de toneladas, crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em nota, a companhia ressaltou que “O desempenho acena com a perspectiva de que o Porto ultrapasse a melhor marca anual da história – 147 milhões de toneladas em 2021 – um mês antes do fim de 2022”. O número de embarques em outubro aumentou 48,1%, totalizando 10,5 milhões de toneladas. Já os desembarques cresceram 8,1% no mês, alcançando 3,9 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
TN On-line: Com acessos interditados, Portos do Paraná tem adotado reagendamentos
A Portos do Paraná segue acompanhando a situação dos bloqueios nas rodovias do Litoral e, apesar do baixo fluxo de caminhões na recepção das cargas de granéis sólidos vegetais de exportação, ainda não é possível dimensionar prejuízos. Os operadores e terminais operam com estoque, pelo menos até o final de semana. Na terça-feira (29), quando eram esperados cerca de 400 veículos, entraram apenas 141 no Pátio de Caminhões. Íntegra para associados.
Rio Grande Tem: Porto do Rio Grande desembarca mais de cem tratores vindos da China
O Porto do Rio Grande concluiu, na segunda-feira (28), o desembarque de 128 tratores vindos da China. O maquinário chegou a bordo do navio Leopold Staff, de bandeira maltesa, que no dia seguinte seguiu viagem para o Porto de Santos. Diferentemente dos desembarques realizados em navios RoRo, onde as cargas saem rodando, nesta operação LoLo os tratores foram colocados em terra pelos próprios guindastes da embarcação. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Guia Marítimo: Maersk e IBM descontinuarão plataforma de comércio global habilitada para blockchain
A equipe TradeLens estima que a plataforma saia do ar até o final do primeiro trimestre de 2023. Durante esse processo, todas as partes envolvidas garantirão que os clientes sejam atendidos sem interrupções em seus negócios. Segundo a Maersk, o projeto não atingiu o nível de viabilidade comercial necessário para atender às expectativas financeiras como um negócio independente. A plataforma TradeLens foi anunciada em 2018 e desenvolvida em conjunto pela IBM e pela GTD Solution, uma divisão da Maersk, como uma solução de remessa habilitada para blockchain projetada para promover um comércio global mais eficiente e seguro. Íntegra para associados.
Agência Porto: Complexo Portuário de Itajaí registra quase 10% aumento na movimentação de cargas
O Complexo Portuário de Itajaí registrou crescimento de quase 10% no total de TEUs movimentados no mês de outubro em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Ao todo, foram movimentados 148.529 TEU. A movimentação de contêineres também passou de 1.519.682 em 2021 para 1.572.369 toneladas em 2022. De janeiro a outubro deste ano, o movimento totalizou 14.663.184 toneladas. Íntegra para associados.
BE News (p. 3) e Portos e Navios: Hugo Figueiredo é o novo presidente do Porto do Pecém
O engenheiro Hugo Figueiredo é o novo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A aprovação ocorreu ontem (29), durante assembleia geral da companhia. Ele assume em 8 de dezembro e substitui Danilo Serpa, que estava no comando desde 2015. Até então, Hugo presidia a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e foi indicado pela atual governadora Izolda Cela e a nomeação definida após diálogo com o governador eleito Elmano de Freitas (PT). Íntegra para associados: BE News e Portos e Navios.
Agência Porto: Portos do Paraná desmente “fake News” sobre o setor portuário
As equipes de comunicação dos portos brasileiros vêm atuando para combater informações equivocadas sobre o movimento e operação dos navios nos terminais do país. Por má fé, alguns links com imagens e “fake news” estão sendo compartilhados pelas redes sociais, causando desinformação. Os portos de Paranaguá e Antonina estão operando normalmente. “Os poucos navios que estão ao largo e não foram programados se devem ao fato de ainda não terem todo seu plano de carga fechado. O que também é uma situação normal”, explica a diretoria de operações da Portos do Paraná. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022