Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

02/02/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Agência Brasil: Balança comercial tem maior superávit para janeiro desde 2006

No mês passado, o Brasil vendeu US$ 23,137 bilhões para o exterior e comprou US$ 20,420 bilhões. As exportações subiram 11,7% em relação a janeiro do ano passado, pelo critério da média diária, e bateram recorde para o mês desde o início da série histórica, em 1989. O recorde deveu-se mais ao aumento do volume comercializado do que aos preços internacionais das mercadorias. No mês passado, o volume de mercadorias exportadas subiu em média 9,5% na comparação com janeiro do ano passado, enquanto os preços médios aumentaram 5,6%. As importações caíram 1,7% pelo critério da média diária, mas subiram 2,3% no valor absoluto, por causa do maior número de dias úteis em janeiro deste ano, e também bateram recorde. Íntegra para os associados.

Valor Econômico: Abimaq: alta nas exportações não economiza receita do setor de máquinas em 2022

Segundo a Abimaq, o crescimento de 21% nas exportações de máquinas e equipamentos em 2022, na comparação com o ano anterior, não foi suficiente para salvar o desempenho dos fabricantes. O setor fechou o ano passado com queda nos principais indicadores. As exportações somaram US$ 12,2 bilhões, alta de 21% em relação a 2021, e mais de 20% do faturamento vieram do mercado externo. As importações somaram US$ 24,9 bilhões, alta de 13,8%. Íntegra para os associados.

Economic News Brasil: Revogação de direitos antidumping dos EUA contra importações brasileiras de chapas de aço carbono

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos decidiu revogar o direito antidumping aplicado às exportações brasileiras de chapas de aço carbono, que estavam em vigor desde 1993. Assim, os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de 74,52%, na forma de alíquota ad valorem, na importação do item originário do Brasil. Não houve revogação das medidas de defesa comercial sobre os demais mercados, sendo o Brasil o único país excluído dessa sobretaxa. Íntegra para os associados.

Valor Econômico: Porto de Santos pode ser privatizado ainda este ano, diz Tarcísio

Ontem, durante um evento sobre agronegócio organizado pela XP em São Paulo, o governador Tarcísio Freitas afirmou que o Porto de Santos “pode ser privatizado ainda este ano”, considerando que o projeto foi aprovado pela área técnica do TCU. Segundo Tarcísio, o presidente Lula havia dito que “em princípio” é contra a privatização, mas que está “pronto para receber argumentos” e que pode mudar de ideia “se o projeto for bom”. O governador defende que a privatização deve ocorrer em bloco, e não em concessões separadas. “O poder de decisão é de maior valor lá”. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (editorial – impresso, p.2): Incansável defesa do Porto de Santos

A comemoração hoje dos seus 131 anos é uma oportunidade para discutir as soluções para o Porto de Santos, cujo modelo de desenvolvimento de sua gestão passa por momento decisivo. Fica para o ministro Márcio França, que tem a vantagem de conhecer a região e os temas que mais preocupam a comunidade portuária, definir como o cais santista vai atrair constantemente recursos para sua melhoria. Ele é enfático ao descartar a privatização e cita o uso de recursos do Porto ou via PPPs, que permite ao setor privado operá-lo por um prazo limitado com cobranças de tarifas ou remuneração pelo governo. Íntegra para os associados.

 A Tribuna de Santos (impresso, p. D2) e Santa Portal: Porto dos recordes

O Porto de Santos alcançou em 2022 a marca histórica de 162,4 milhões de toneladas movimentadas, 10,5% a mais que em 2021, que até então tinha os melhores números já vistos.  Protagonista no sistema logístico brasileiro desde a época do café, hoje é a rota de entrada e saída de 29% de todas as transações comerciais do Brasil. É capaz de operar mais de 10 milhões de toneladas em apenas um mês e segue em processo de transformação para receber cada vez mais cargas e novos terminais. Na movimentação de contêineres, o Porto de Santos também é recordista. Em 2022, foram 5 milhões de TEU, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Íntegra para os associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. D2) e Santa Portal

A Tribuna de Santos (entrevista ministro Márcio França, p. D10): Nossa prioridade é garantir a expansão sustentável do Porto de Santos

O ministro Márcio França, em entrevista ao jornal, dia que a prioridade de sua pasta é melhorar a infraestrutura do Porto de Santos. “Precisamos manter o calado de 15m e ter como meta chegarmos aos 17m. Devemos adequar a FIPS para receber a expansão da malha ferroviária brasileira, de modo a garantirmos o completo atendimento, por exemplo, ao constante aumento da produção do agro brasileiro. Temos que melhorar e ampliar os acessos rodoviários ao porto, consolidar novos estacionamentos para caminhões, incrementar a relação Porto- Cidade e valorizar as categorias de trabalhadores e também de empresários que nele atuam. Estou trabalhando diariamente nesse sentido”. Também reitera que poderá privatizar serviços como dragagem, sinalização, assim como acontece com os terminais portuários já concedidos à iniciativa privada. Íntegra para os associados.

G1.Globo  Pernambuco: Ibama defende reciclagem verde de porta-aviões desativado; Marinha diz que única saída é afundar sucata do navio

O Ibama disse ao MPF que vê “riscos de danos ambientais graves” caso o navio desativado São Paulo seja afundado no mar, como pretende fazer a Marinha. O porta-aviões aposentado está vagando há meses no mar depois de ter tido a sua entrada barrada no Brasil e no exterior. Íntegra para os associados.

Agora RN:   Governo quer atrair navios para exportação de frutas pelo RN

O governo do RN prevê adotar um incentivo fiscal para reduzir em 30% o preço do combustível marítimo, de modo a atrair empresas de navegação e aumentar a atividade de exportação no Porto de Natal. A isenção fiscal foi anunciada na terça-feira (31). O Rio Grande do Norte é o maior exportador de frutas do Brasil, mas nos últimos quatro anos a Codern não conseguiu viabilizar novas companhias e hoje cerca de 60% das nossas frutas são exportadas pelos portos do Ceará. Íntegra para os associados.

Diário do Nordeste:  Complexo do Pecém elabora plano estratégico e faz reestruturação

A Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) está elaborando um planejamento estratégico para este e os próximos anos, incluindo a recepção de empresas que produzirão Hidrogênio Verde e gerarão energia eólica offshore.  Para a nova expansão do porto será investido R$ 1,5 bilhão, financiado por bancos estrangeiros, com aval do Porto de Roterdã. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos:  Com capacidade para atender mercado interno, taxa de importação do etanol volta a ser aplicada

A taxação original que incide sobre o etanol importado pelo Brasil será retomada a partir de hoje. A Camex decidiu não renovar a prorrogação da isenção do imposto de importação sobre o produto. Sem a isenção, a tarifa de importação do etanol passa a ser 16% até o dia 31 de dezembro de 2023. Após essa data, a alíquota passará para 18%. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Codeba planeja investir em infraestrutura e sistemas operacionais em 2023

A Codeba em 2022 bateu recorde de faturamento com o total de R$ 215,4 milhões, a sua maior receita da história. Para 2023, planeja novos negócios, melhorar sistemas operacionais e investir em infraestrutura para atender às demandas do mercado. Prevê ainda a possibilidade de novos leilões para arrendamento de áreas nos portos baianos, mas sem data específica. Duas instalações já estão qualificadas no PPI, sendo uma no porto de Salvador, dedicada a movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. Íntegra para os associados.

Portal Radar: Intermodal South America 2023 atinge recordes de área de exposição e marcas

A maior edição da história da Intermodal South America, segundo os seus organizadores, está marcada para 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. A 27ª edição já bateu recorde de todos os números: área de exposição, número de marcas, setores representados e países participantes. Terá como norte a “multimodalidade” para superar as deficiências e explorar as oportunidades para alavancar a logística nacional e internacional. Entre as mais de 500 marcas que participam do evento, 30 portos brasileiros estarão presentes. Íntegra para os associados.

Agência Porto: Sociedade já pode avaliar prestação de serviços da ANTAQ

A Antaq inicia hoje o seu segundo ciclo de enquetes para colher avaliações e sugestões de melhoria dos seus serviços oferecidos. O período de contribuições vai até 15 de março e está disponível ao Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Com a Carta de Serviços da Antaq, o público passará ter acesso a informações atualizadas, com maior facilidade, para entender os serviços que a Agência entrega para a sociedade. Íntegra para os associados.

BE News (p. 11): Entidades ressaltam importância do Porto de Santos e fazem projeção positiva

 No dia em que se comemora 131 anos de aniversário do Porto de Santos, os presidentes de associações ligadas ao setor destacam desafios, mas apostam em bons resultados. O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, diz que o cais santista ainda apresenta problemas, mas acredita que as melhorias recentes vão reverter em ainda mais recordes alcançados. “Temos ainda certos problemas, sobretudo com relação ao acesso rodoviário do planalto ao nosso porto. No entanto, a exemplo das melhorias na infraestrutura portuária que vêm sendo realizadas, certamente teremos ainda muitos novos ganhos pela frente. Isso nos leva a apostar que o Porto de Santos continuará quebrando recordes de movimentação de cargas, respondendo pelo transporte marítimo de boa parte da produção nacional e das mercadorias comercializadas pelo Brasil com as demais nações do planeta”. Íntegra para os associados.

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco