Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, CNN Brasil e A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá: como vai funcionar nova ligação entre as cidades
Hoje, em meio às comemorações dos 132 anos do Porto de Santos, o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas assinam, em Santos, o termo de cooperação técnica para a execução das obras do túnel Santos-Guarujá. É uma tentativa de resolver o histórico gargalo de mobilidade, que impacta a vida de dois milhões de pessoas da Baixada Santista. O túnel terá 860 metros de extensão, dos quais 761 ficarão submersos no canal do Porto de Santos. Contará com três faixas de rodagem no sentido Guarujá, três no sentido Santos, ciclovia, passagem urbana e VLT. A travessia poderá ser feita em menos de dois minutos, um ganho em relação ao trajeto de uma hora para percorrer os 43 quilômetros de estrada que separam as duas cidades. A obra, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê investimentos de R$ 5,96 bilhões, com aportes públicos de R$ 2,7 bilhões dos governos estadual e federal, além da participação da iniciativa privada, por meio de PPP. A inauguração está prevista para 2028. Íntegra para associados: Estadão, CNN Brasil e A Tribuna de Santos.
Folha On-line (Painel S.A): Tarcísio se reunirá com empresa especializada em túneis submersos em viagem à Europa
Na próxima quarta-feira (7), o governador Tarcísio de Freitas vai se reunir em Paris com representantes da Tec Tunnel, empresa holandesa especializada na construção de túneis submersos. O governador também deverá visitar as empresas espanholas Acciona e Sacyr, as italianas Gavio e Ghella e a francesa Alstom, além dos bancos Santander e BNP Paribas, atrás de possíveis interessados na carteira de obras do estado de São Paulo. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Portocel, da Suzano, começa a operar no porto de Santos
A partir de junho, a Portocel vai começar a administrar o terminal arrendado pela Suzano em Santos, que tem capacidade para exportar 1,35 milhão de toneladas de celulose. O contrato foi assinado para um período de quatro anos e é possível ampliar o potencial de embarque do terminal para algo entre 2 milhões e 2,5 milhões de toneladas de celulose. Íntegra para associados.
O Globo e Estadão On-line: Governo vai mapear principais causas de precatórios, para evitar aumento inesperado de gastos
Para fugir de surpresas com o surgimento de novas despesas, o governo trabalha no mapeamento das principais causas dos precatórios por meio da criação de um sistema de alertas. A ideia é atuar de forma preventiva e combater a formação desses gastos na origem. Serão analisados os principais projetos que o governo já perdeu para identificar por inteligência artificial quais são os pontos mais críticos nas políticas públicas para evitar novas derrotas. Nos próximos dias, o Ministério do Planejamento e Orçamento vai enviar à AGU um levantamento sobre as principais causas dessas dívidas judiciais para posteriormente discutir as normas que passarão a valer a partir de 2027. Íntegra para associados: O Globo e Estadão On-line.
Folha: Transportadoras acumulam cargas em aeroportos de SP com greve de fiscais e temem danos
Empresas de remessas expressas que utilizam os principais aeroportos de São Paulo afirmam que suas cargas estão acumuladas nos terminais por causa da paralisação dos fiscais da Receita que interrompeu a liberação das encomendas na semana passada. Estima-se que mais de 280 toneladas de cargas estejam paradas nos armazéns da Receita nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos: EXCLUSIVO: Lula garante que túnel Santos-Guarujá sairá do papel
O presidente Lula, em entrevista ao portal, fala da construção do túnel que ligará Santos a Guarujá, das obras previstas no PAC, com investimentos de R$ 500 milhões e ainda da urgência de uma nova ligação entre o planalto e o litoral de SP. Lula é esperado em Santos, nesta sexta-feira (2), para participar de atividades relacionadas ao porto santista. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Para que servem as tarifas portuárias?
Ao introduzir a possibilidade de abatimentos automáticos nas tarifas em situações específicas de impossibilidade de acesso para navios de maior capacidade, a agência busca corrigir uma distorção por vezes presente na realidade brasileira e incentivar a operação de embarcações mais eficientes nos portos organizados. Mas a concessão de abatimentos tarifários não pode se tornar uma justificativa para a não realização de dragagens e manutenções correlatas no canal. O objetivo principal é o provimento de uma infraestrutura adequada, eficiente e cada vez mais adequada à demanda do transporte aquaviário nacional e internacional. Íntegra para associados.
Gazeta do Povo: Mesmo com PEC “fura-teto”, investimento público em infraestrutura caiu no 1.° ano de Lula
Os investimentos em infraestrutura recuaram de 1,84% do PIB, em 2022, para 1,79% do PIB em 2023, conforme levantamento da consultoria Inter.B. A expectativa é de uma leve melhora neste ano, com os desembolsos chegando a 1,87% do PIB. A retração de 2023 foi determinada pelo investimento público, que passou de 0,68% do PIB no ano anterior para 0,60% do PIB. O desembolso privado, por sua vez, aumentou de 1,16% para 1,19% do PIB, mas não foi o suficiente para compensar o encolhimento do setor público. Em valores absolutos, a infraestrutura brasileira recebeu investimentos de R$ 194,5 bilhões no ano passado, sendo R$ 129,8 bilhões em recursos privados e R$ 64,7 bilhões, públicos. Os portos receberam R$ 4,9 bilhões em investimentos, um incremento de 28,9%, associado aos compromissos assumidos por terminais cujos contratos de arrendamento foram renovados, à licitação de novas áreas nos perímetros dos portos públicos, ao arrendamento de terminais subutilizados e aos gastos de capital em instalações portuárias privadas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Caderno especial do BE News (p. 8), Caderno especial da Tribuna de Santos (impresso, p. D-2) e Santa Portal: Um “ano de entregas” para alavancar o Porto de Santos
O Porto de Santos (SP) chega aos seus 132 anos nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, em um “ano de entregas”. De acordo com o seu diretor-presidente, Anderson Pomini, uma das tarefas mais importantes será o edital, modelagem e licenciamento do túnel submerso Santos-Guarujá. No entanto, o maior complexo portuário do país ainda apresenta vários nós a serem desatados. Alguns deles são a profundidade do canal de acesso para receber navios maiores e a implementação de tecnologias que tornem o porto mais eficiente e mais preparado para as mudanças climáticas. Para os próximos anos, o Ministério de Portos e Aeroportos promete investimento maciço. Dos R$ 60 bilhões previstos para investimentos em logística nos próximos anos, R$15 bilhões serão destinados ao cais santista. Íntegra para associados: BE News, A Tribuna de Santos e Santa Portal.
Agência Porto: Executivo e autoridades portuárias planejam ações prioritárias para 2024 em reunião do MPor
Na quarta-feira (31), o ministro Silvio Costa Filho realizou o primeiro encontro com os presidentes das Companhias Docas do país. O objetivo foi discutir o compromisso em executar o orçamento previsto e as ações prioritárias para o setor em 2024, dentre elas a carteira de obras do Novo PAC, a governança nas autoridades portuárias e a sustentabilidade nos portos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq avança no projeto de concessão de área do Porto de Itajaí
Ontem a Antaq aprovou a abertura de audiência e consulta públicas no âmbito do processo de concessão de área localizada no Porto de Itajaí/SC. As fases de participação social antecedem a realização do certame e objetivam coletar contribuições para o aprimoramento dos documentos relacionados ao processo. De acordo com o relator, diretor Wilson Lima Filho, as novas análises serão feitas de forma tempestiva para que possam ser incorporadas à minuta do edital e dar início à participação social no certame. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Novos rumos para STS-10 não atrapalham investimentos, afirmam Tecons
A mudança de rumo do governo federal quanto ao projeto de um novo terminal de contêineres em Santos (STS-10) não atrapalha os planos de investimentos dos três principais terminais especializados do porto. A APS frisou que está atenta à curva de crescimento da movimentação de contêineres e enxerga a possibilidade de que a área que seria destinada ao STS-10 seja fatiada, a fim de renovar o contrato do Ecoporto, afora que os terminais BTP, Santos Brasil e DPWorld deverão oferecer uma capacidade total de 7 milhões de TEU nos próximos anos, contra os 5 milhões de TEU atuais. A decisão de descontinuar o processo do STS-10 foi classificada como correta pela ABTRA, uma vez que a demanda para a movimentação de contêineres no Porto de Santos será bem atendida com as obras de ampliação dos três grandes tecons e a renovação do contrato do Ecoporto. Para a associação, a decisão também evita a chance de se aumentar as discussões concorrenciais na operação de contêineres no porto. Íntegra para associados.
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