Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil e Estadão On-line: Primeiro leilão de rodovias do governo Lula deve ser anunciado nesta semana
O primeiro leilão de rodovias do governo Lula deve ser anunciado nesta semana, contemplando quase R$ 19 bilhões de investimentos privados em 1.077 quilômetros de estradas no Paraná. O edital de licitação será publicado nos próximos dias e a concorrência deverá ser agendada para a última semana de agosto, na B3. Serão concedidos os dois primeiros dos seis lotes do sistema Rodovias Integradas do Paraná, nos trechos de Curitiba e ao Porto de Paranaguá. O Ministério dos Transportes também vai testar a mediação do TCU nas rodovias MS Via (MS), ECO 101 (ES) e Fluminense (RJ) para evitar a devolução de concessões. Íntegra para associados: CNN Brasil e Estadão On-line.
Estadão On-line (Coluna Mariana Carneiro): Lula quer viabilizar trecho da Transnordestina abandonado por Steinbruch
Segundo o ministro Renan Filho, o governo busca uma forma de dar prosseguimento à construção do trecho da Transnordestina em Pernambuco. A solução pode ser privada ou com recursos públicos, com a possibilidade de a Valec conduzir as obras. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Marco das PPPs estimula setor privado, mas centralização do Tesouro preocupa, dizem especialistas
O novo marco das PPPs, anunciado pelo Ministério da Fazenda, traz mudanças com potencial de gerar R$ 100 bilhões em investimentos privados. A União dará o aval para assegurar contragarantia a projetos de PPPs de estados e municípios. Na possibilidade de o ente não honrar essa operação de crédito, o Tesouro o faz e aciona a contragarantia. Especialistas dizem que a medida torna as PPPs mais sólidas e atrativas ao setor privado, já que muitos investimentos não ocorrem em estados e municípios por medo de inadimplência. Por outro lado, alertam que ela reforça a dependência em relação ao governo federal. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Economia brasileira perde relevância e tem a menor participação no PIB global em mais de 40 anos
Ao fim deste ano, a participação do PIB do Brasil na economia global deverá ser de 2,3%, a mais baixa desde 1980, quando teve início a série histórica do FMI. A perda de participação vem ocorrendo seguidamente – na década de 1980, o Brasil chegou a responder por 4% da economia mundial – e deve seguir em queda pelos próximos anos. Os dados foram atualizados neste mês pelo FMI. A participação dos países na economia global é medida em Paridade do Poder de Compra para deixar mais justa a comparação entre as diferentes economias. Segundo a FGV, o ciclo de crescimento com a industrialização brasileira, dos anos 30 ao final dos anos 70, não foi acompanhado por fatores essenciais, como a educação. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Indústria quer governo contra invasão chinesa no país
Grandes indústrias ligadas à CNI tentam evitar que o governo abra caminho para que grupos chineses se instalem no país com isenção tributária em ZPEs. A Abrazpe, associação que representa as ZPEs, tenta convencer o ministro da Indústria e VP Geraldo Alckmin de que esse subsídio cruzado é uma invenção da CNI para impedir o avanço dessas áreas. Íntegra para associados.
InfoMoney (Estadão Conteúdo): Tarcísio sobre privatização do Porto de Santos: vou lutar até o último momento
O governador Tarcísio de Freitas voltou a defender a privatização do Porto de Santos, em entrevista ao programa Canal Livre, da Band. Lembrou que a conversa com Lula foi muito boa e que Lula teria dito: ‘Olha, eu não tenho dogma. Se a minha equipe se convencer que isso é bom, eu topo fazer. Não tem problema”. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-12): Justiça suspende exportação de animais vivos nos portos
Na semana passada a Justiça Federal da 3ª Região determinou a suspensão da exportação de carga viva em todos os portos do Brasil. A sentença foi expedida após ação civil pública do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal contra a União. O processo tramita na 25ª Vara Federal de São Paulo e ainda cabe recurso. Os principais portos utilizados para embarque de animais vivos no País são os de São Sebastião (SP), Vila do Conde (PA) e o de Rio Grande (RS). Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Nova direção do Porto de Santos conquista confiança de prefeitos e anima entidades do setor
Após uma semana de atuação da APS, diretores de entidades e sindicatos destacaram suas expectativas sobre a nova gestão. O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, defendeu que a infraestrutura seja mantida nos níveis necessários para operações portuárias e retroportuárias, que as discussões sobre o novo modelo de gestão cheguem a bom termo e a sua implantação alavanque a competitividade no comércio exterior e na cabotagem. Bayard acredita que os principais desafios são as articulações e a definição dos projetos que viabilizarão novos acessos ao porto. Citou a implantação da Fips, de uma terceira descida rodoviária ao porto, as dragagens e a ligação seca entre Santos e Guarujá, e destacou a necessidade de se garantir as condições competitivas para a movimentação de contêineres. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa): Riscos da desestatização dos portos organizados
O propósito deste artigo é destacar que, em qualquer processo de desestatização, a modicidade tarifária e a isonomia concorrencial entre arrendatários e autorizatários devem ser preservadas. As autoridades precisam considerar, nos próximos modelos de concessão, o que está acontecendo na Codesa – primeira (e, talvez, única) desestatização portuária realizada no Brasil. Íntegra para associados.
G1 Santos, A Tribuna de Santos (p. A-8) e BE News (p. 4): Porto de Santos reduz tolerância para caminhões com cargas soltas e conteinerizadas a partir de terça-feira
A partir de hoje a tolerância para a entrada dos veículos de carga solta e conteinerizada no Porto de Santos será de duas horas após a janela de agendamento. O objetivo é reduzir a permanência de caminhões nas proximidades do porto e disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros. Esta é a 3ª fase do cronograma estabelecido no artigo 29 da Norma da Autoridade Portuária que regulamenta o assunto. Os sindicatos ligados ao transporte rodoviário tratam a questão com certa cautela. André Neiva, presidente do Sindisan, alega que a APS se comprometeu que esse agendamento seria apenas um teste. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna de Santos e BE News.
Agora (RN): Porto de Natal: cenário é de desolação após saída da francesa CMA-CGM
A saída da empresa francesa CMA-CGM do Porto de Natal em abril está impactando diretamente a atividade do terminal e a economia do estado. O principal motivo da saída da CMA-CGM da operação em Natal, foi por ter apresentado proposta à Companhia Docas do Ceará para arrendar uma área correspondente ao dobro da área do terminal da capital potiguar. A aquisição de novos navios que não são capazes de atracar no porto natalense também pesaria, uma vez que os que já atuavam por aqui serão desativados. Em dezembro, a Codern informou que a saída, prevista anteriormente para outubro deste ano, causaria queda equivalente a 13% no faturamento planejado para 2023, estimada em R$ 4 milhões. Íntegra para associados.
Santa Portal: DP World traz maior vela oceânica de mulheres para Santos
O Veleiro oceânico The Maiden Factor, com tripulação de 11 mulheres de nacionalidades diferentes, atracará entre os dias 2 e 10/05 no Iate Clube de Santos, após 21 dias e 3.400 milhas náuticas percorridas desde a Cidade do Cabo. Viaja o mundo promovendo a educação de meninas e a proteção dos oceanos. A vela possui 58 pés e cinco metros de boca e o mastro possui 25 metros de altura. ‘A vinda do veleiro ao Brasil reforça o nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento feminino no setor logístico e portuário, afirma Fábio Siccherino, presidente da DP World. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 3) e BE News (p. 6): Live internacional debate tecnologia no setor portuário
O Conselho Brasil Tech Export promove hoje, às 15 horas, com transmissão pelo portalbenews.com.br, uma live internacional sobre tecnologia no setor portuário, com base na Missão Brasil Export 2023, que esteve em Singapura, na semana passada. O diretor da Fundação BCN de Inovação do Porto de Barcelona, Miquel de La Mano, apresentará o projeto desenvolvido para o setor e o programa para incubar startups. Uma delas é a Allread, que será apresentada pela gerente de Desenvolvimento de Negócios, Jennifer Rincon. O técnico da Allread Thiago Black Neves falará da aplicação de OCR com inteligência artificial, e Hugo Bastos, diretor de Sistemas de Informação do Porto de Leixões falará do case do terminal portuário usando essa solução. O moderador será o diretor-executivo da ABTRA e presidente do Conselho do Brasil Tech Export, Angelino Caputo. Íntegra para associados: BE News – p. 3 e BE News – p. 6.
Portos e Navios: Porto de Itaguaí aumenta eficiência operacional com novos calados de 18,3 metros
O Porto de Itaguaí conta com novos calados operacionais somando 18,3 metros no canal principal e no canal da Ilha das Cabras. O ganho de calado foi possível após as obras de corte da rocha e de dragagem de manutenção concluídas no ano passado. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Portos do Arco Norte são o principal eixo para o escoamento de milho nos três primeiros meses de 2023
Das mais de 9 milhões de toneladas de milho vendidas ao mercado externo, cerca de 3,56 milhões foram escoadas pelos portos do Arco Norte nos meses de janeiro a março. Destaque para a movimentação em Barcarena e Itaqui, que juntos foram responsáveis pela exportação de 2,76 milhões de toneladas de milho, 78% de todo volume embarcado nos quatro portos do Arco Norte. Íntegra para associados.
Agência Porto: Comissão de Infraestrutura volta a analisar projeto com regras para praticagem
A Comissão de Serviços de Infraestrutura tem reunião agendada para amanhã, às 9h, para tratar do projeto que regulamenta a praticagem. De autoria do senador Nelsinho Trad, a proposta é relatada pelo senador Weverton. O projeto visa a dar mais segurança jurídica e estabilidade regulatória para essa atividade. Se aprovado na CI e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto segue direto para análise da Câmara. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023