Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo e CNN Brasil: Ministros não veem ambiente político para prorrogação de GLO em Portos e Aeroportos
Hoje o presidente Lula chamou os ministros José Mucio Monteiro e Ricardo Lewandowski para uma reunião para definir o futuro da operação de GLO em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo. A decisão se haverá ou não prorrogação da GLO caberá a Lula. Integrantes do governo envolvidos nas discussões avaliam que não há ambiente político para prorrogação da operação. Conforme os dados compilados pelo Ministério da Justiça, 2.841 pessoas foram presas, sendo 2.454 em flagrante e 387 por mandados de prisão em aberto. As ações também resultaram em um total de 144 toneladas de droga apreendidas — 120 de maconha, 11 de cocaína e 5,1 de pasta base de cocaína. Íntegra para associados: O Globo e CNN Brasil.
Valor On-line e Portal Exame (Estadão Conteúdo): Lula deve anunciar R$ 18 bi em investimentos em 5 áreas do novo PAC
O governo deverá anunciar nos próximos dias R$ 18 bilhões em investimentos em cinco áreas do novo PAC. Os recursos irão para renovação de frotas, urbanização de favelas, regularização fundiária, contenção de encostas e abastecimento de água rural. A afirmação foi feita na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado na terça-feira (30). O ministro Rui Costa está no local nesta manhã apresentando dados do novo programa. O governo está também revisitando formas de pagamento de obras para evitar o atraso na conclusão dos empreendimentos. Íntegra para associados: Valor On-line e Portal Exame.
Portal Exame: Governo quer renegociar até 1º semestre de 2025 concessões inadimplentes de rodovias, diz Rui Costa
Ainda na Comissão de Infraestrutura do Senado, na terça-feira (30), o ministro Rui Costa informou que o governo quer renegociar todas as concessões de rodovias em condição de inadimplência até o fim deste ano, com prazo máximo até o 1º semestre do ano que vem. De acordo com Costa, o processo está ocorrendo junto ao TCU. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Encontro Porto & Mar debate a cabotagem
O 1º Encontro Porto & Mar 2024, marcado para a próxima quarta-feira (8/5), às 14h, no auditório da RF, em Santos, vai debater os desdobramentos da BR do Mar e os desafios para alavancar o setor de cabotagem. A primeira palestra, Descarbonização e as Portas para Transição Global, será feita pela diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética, Rosana Santos. A segunda, Cabotagem – O que o Governo espera do mercado?, ficará a cargo do novo secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias Batista. Na sequência, serão realizados dois painéis com autoridades e lideranças do setor. Íntegra para associados.
Diário de Pernambuco: Porto de Suape registra desembarque inédito de aerogeradores para usina eólica
Oito aerogeradores, que equivalem a 24 pás eólicas e outras peças destinadas à montagem e funcionamento do equipamento, usado na geração de energia limpa, estão sendo descarregados no Porto de Suape. Vindas da China, as hélices têm 84 metros de comprimento, equivalente a um prédio de 28 andares. Essa é a maior carga do tipo desembarcada no atracadouro pernambucano e a primeira vez que todo o conjunto eólico chega ao porto em uma única remessa. A carga, com quase 7 mil toneladas, foi despachada no porto de Lianyungang, situado na província de Jiangsu. O trajeto até Suape teve a duração de 40 dias e foi realizado pelo navio Tian Lu, de bandeira de Singapura. A operação teve início no domingo (29) e deverá se estender por mais 4 a 6 dias. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Dino Antunes é oficializado secretário nacional de hidrovias e navegação
O governo oficializou Dino Antunes Dias Batista como secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, segundo o DOU de terça-feira (30). A Casa Civil designou ainda Gabriela Coelho da Costa como secretária-executiva adjunta da Secretaria-executiva do MPor, Tetsu Koike como diretor de programa da secretaria-executiva do MPor e Helena Mulim Vanceslau para a diretoria de programa da secretaria-executiva do ministério. Íntegra para associados.
Portos e Navios: BR do Mar deve priorizar afretamento de ’embarcações verdes’
O secretário Dino Antunes Dias Batista, disse, na terça-feira (30), que a minuta do decreto que regulamentará a Lei 14.301/2022 (BR do Mar) determinará o afretamento de embarcações sustentáveis pelas EBNs habilitadas no programa de cabotagem. Afirmou que o ministério, gestor do Fundo da Marinha Mercante (FMM), vem discutindo formas de alterar as regras gerais do fundo setorial (resolução Conselho Monetário Nacional) para oferecer condições mais adequadas para embarcações ditas ‘verdes’ e destacou que o BNDES já começou a fazer operações utilizando o fundo com regras ou taxas mais adequadas a embarcações sustentáveis. Íntegra para associados.
Agência iNFRA e Portos e Navios: Terminais portuários do Norte tentam driblar falta de infraestrutura com mais tecnologia
A exportação de cargas agrícolas produzidas acima do chamado paralelo 16 deveria ser teoricamente mais econômica se operada pelos portos fluviais e marítimos na região Norte. O governo vem incentivando esse caminho de escoamento, mas a falta de infraestrutura suficiente para dar conta da demanda crescente obriga as empresas a apostar em tecnologias. Só em 2023, o setor alcançou 51 milhões de toneladas de grãos escoados pelos portos da região, totalizando um crescimento aproximadamente 22% maior do que no ano anterior. Um dos primeiros investimentos foi a disponibilização de internet via satélite para permitir o monitoramento dos caminhões e barcaças e, com isso, evitar atraso nas operações. Além disso, as chamadas estações de transbordo flutuante se tornaram uma alternativa econômica inovadora em uma região em que terrenos às margens de rios profundos já são escassos. Íntegra para associados: Agência iNFRA e Portos e Navios.
Informativo dos Portos: 1º Congresso de concorrência e regulação portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú
Hoje e amanhã acontece o 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú (SC). Planejamento Estratégico, Investimentos em Infraestrutura e ESG serão alguns dos tópicos em destaque nos painéis e debates. Entre os palestrantes confirmados estão Eduardo Nery, diretor da ANTAQ, e Alexandre Cordeiro Macedo, presidente do Cade. Íntegra para associados.
Agência Porto: Com recursos do PAC, Infra S.A. irá construir trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina, entre Porto de Suape e Salgueiro
A Infra S.A. iniciou o processo para construção do trecho de 520 quilômetros da ferrovia Transnordestina, entre o Porto de Suape e a cidade de Salgueiro, no interior de Pernambuco. O edital para elaboração do projeto básico/executivo do seguimento greenfield do empreendimento foi publicado no DOU na sexta-feira (26). A nova contratação contemplará serviços para revisar estudos e traçados para o projeto de engenharia com vistas ao orçamento para a futura contratação de obras públicas. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Acessos rodoviários ao porto são mais desafiadores, avaliam debatedores
Um dos temas mais pontuados na edição 2024 do Santos Export, ocorrido nos dias 22 e 23 de abril, envolveu as demandas que envolvem os acessos ao Porto de Santos. Os painelistas apontaram que o principal desafio envolve a matriz rodoviária para transporte de cargas. No início do ano, o Governo de São Paulo autorizou a Ecovias a iniciar os estudos para a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Na contramão da matriz rodoviária, o Porto de Santos tem em sua carteira de projetos obras importantes que visam aumentar o transporte de mercadorias através da linha férrea, a partir do contrato com a Fips. O compromisso prevê investimentos de até R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura, dentro do prazo de concessão válido por 35 anos. Íntegra para associados.
BE News (p. 12): APS aposta em obras para superar obstáculos logísticos
O Santos Export 2024 também tratou dos desafios logísticos de acesso e integração das perimetrais no Porto de Santos. Anderson Pomini, presidente da APS, anunciou um cronograma de obras para ter início até o primeiro semestre de 2025. Em relação à margem esquerda, o plano visa a implementação de um trecho de 3 km conectando a perimetral do Porto de Santos ao túnel Santos-Guarujá e ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. O projeto, orçado em R$ 600 milhões, pretende transformar a atual via, conhecida como Rua do Adubo, em uma infraestrutura adequada para o transporte de cargas. Na margem direita, a APS busca solucionar o gargalo na região da Alemoa, planejando asfaltar uma via de 580 metros até o primeiro semestre do próximo ano. Em paralelo, está negociando a construção de um viaduto de acesso, ligando uma rodovia administrada pela EcoRodovias à região. Íntegra para associados.
BE News (p. 10): Fips se prepara para segunda fase da obra da pera ferroviária
A segunda fase de obras da pera da Fips começará entre o final de maio e o início de junho deste ano. A estrutura contará com um pátio em formato circular que possibilitará o transbordo das cargas sem a necessidade de desmembrar os trens, mantendo um fluxo contínuo. Essa mudança proporcionará ganhos operacionais e logísticos, além do aumento de 20 milhões de toneladas anuais na capacidade de transporte de cargas pelo modal. Íntegra para associados.
BE News (p. 22): InfraJur discute como simplificar os processos de novos arrendamentos portuários
O Encontro Nacional de Direito da Logística, Infraestrutura e Transportes, no dia 24 de abril, em Santos, discutiu como aprimorar a eficiência e simplificar os processos de novos arrendamentos portuários. O InfraJur 2024 ocorreu como parte da programação do Santos Export. Desde a concepção até o funcionamento de um terminal arrendado, a empresa interessada precisa lidar com pelo menos 40 órgãos intervenientes que, na maioria das vezes, não se comunicam entre si. Assim, a redução da burocracia nos processos litigiosos de contratos poderia diminuir o tempo necessário para iniciar um novo arrendamento, evitando impactos negativos nas empresas diante das demandas do mercado. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024