Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Projeto de complexo portuário em Maricá, no RJ, volta a avançar
O projeto Terminais de Ponta Negra (TPN), idealizado pela DTA Engenharia, contou nas últimas semanas com duas decisões judiciais favoráveis que permitiram a retomada do processo de licenciamento ambiental. A companhia vislumbra começar as obras no início de 2022, que demandarão R$ 12,7 bilhões. Serão construídas quatro estruturas: um terminal voltado a granéis líquidos; outro para gás natural; um terceiro para contêineres; e um estaleiro para reparos. A área operacional soma 3,5 milhões de m². Íntegra para associados.
Estadão On-line: Nomeação para vaga na ANTT vai parar no Supremo
A União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (Unareg) pede que o STF derrube a nomeação de Guilherme Sampaio, que até dois dias antes de sua indicação à ANTT era quadro da CNT. Os servidores apontam conflito de interesse no caso e desrespeito às exigências da Lei das Agências Reguladoras, já que a CNT tem associadas sob regulação direta do órgão. A escolha de Sampaio foi fruto de um acordo político com senadores. O governo e Sampaio consideram ter a seu favor o parecer da indicação no Senado, de autoria do senador Wellington Fagundes. O senador afirma que a vedação não se aplicaria ao cargo recentemente exercido por Sampaio na confederação. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line (Agência Estado): Caminhoneiros: entidades dizem que recado foi dado e sinalizam novos protestos
Segundo entidades de caminhoneiros, os atos de protesto na semana passada contaram com maior adesão dos transportadores, diante do crescente descontentamento da categoria com as promessas não cumpridas pelo governo federal. O silêncio das autoridades, que não se pronunciaram sobre a mobilização, também desagradou às lideranças do movimento. O CNTRC, que convocou os atos, avalia que pelo menos 20 mil caminhoneiros aderiram à paralisação. O Sindicam, da Baixada Santista e Vale do Ribeira, deu dez dias aos governantes para responderem sobre o atendimento das demandas, como a instalação de um posto fixo da ANTT no Porto de Santos para fiscalizar o pagamento do frete mínimo pelas empresas que atuam no complexo portuário. Adianta que, “se não resolverem, podemos chamar uma possível nova greve”. Íntegra para associados.
Folha On-line: Governo aposta em avanço de agenda econômica após reforma ministerial
O governo aposta que a reforma ministerial, que aproxima ainda mais Palácio do Planalto e centrão, irá facilitar a tramitação de projetos de interesse do Ministério da Economia. Aliado do presidente Bolsonaro, o líder do centrão, Ciro Nogueira, se licenciou da vaga de senador e foi nomeado para a Casa Civil. Outro projeto a ser destravado no Senado é o BR do Mar. A proposta deverá ser modificada pelo relator, Nelsinho Trad (PSD-MS), para que governo conseguir reduzir as resistências no Senado, retornar à Câmara. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Folha Vitória (ES), G1 Santos e G1 PR: Navio em quarentena no ES ficará isolado por mais uma semana
O navio da Dinamarca isolado no Cais de Paul, em Vila Velha, após 11 dos 22 tripulantes testarem positivo para a covid-19, ficará atracado no Espírito Santo por mais uma semana. Segundo a Codesa, a embarcação, que chegou ao estado na segunda-feira (26), transportando gasolina e etanol, será liberada para seguir viagem no dia 8 de agosto. Já o navio CS Crystal, de bandeira das Bahamas, após a confirmação de um caso de covid entre os tripulantes, ficará em quarentena com 19 tripulantes embarcados no Porto de Santos, por 14 dias, a contar de sábado. Outros três navios foram desatracados no Porto de Paranaguá, após tripulantes testarem positivo para a covid. A Portos do Paraná informou, na sexta-feira (30), que a ação foi feita por orientação da Anvisa. Desde a determinação do órgão, as embarcações estão fundeadas para cumprimento da quarentena. Íntegra para associados: Folha Vitória, G1 Santos e G1 PR.
A Tribuna de Santos (p. a-10): Cetesb vai mapear riscos a moradias perto do Porto
O mapeamento de Risco Tecnológico de Populações Presentes da Região do Porto de Santos, feito pela Cetesb, visa a identificar riscos de acidentes e treinar as comunidades no entorno do Porto de Santos para minimizar os impactos de sinistros. Para realizar o estudo, a companhia elencou 12 terminais, entre eles, instalações que movimentam granéis líquidos nas duas margens do Porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Começa a construção do novo terminal de celulose no porto de Paranaguá
A ordem para liberação dos serviços foi assinada no início de julho pela Portos do Paraná. Além da aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais, devem ser construídos dois quilômetros de ramais ferroviários e um armazém de 21.860 m2. O investimento da Klabin será de R$ 130 milhões, previsto para 2022. A área de 27.530 m2 foi arrematada em leilão realizado em agosto de 2019. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Concluído reparo do cais 2 do porto de Imbituba
A obra reparou avarias na parte final do berço, causadas por uma colisão de manobra, ocorrida em outubro de 2019. Os custos da intervenção ficaram a cargo do proprietário do navio que, após proceder a uma concorrência de preços entre empresas aprovadas pela SCPAR Porto de Imbituba, contratou a Vetor Engenharia e Construções para execução da obra. O conserto consistiu na retirada de duas estacas danificadas e reforço da estrutura com uma cortina metálica de estacas-prancha, colocada à frente dos pilares. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Movimentação de contêineres cresce na China no primeiro semestre
Nos primeiros seis meses, os portos da China movimentaram 7,64 bilhões de toneladas de carga, um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o ministério de transportes. A movimentação de contêineres do país aumentou 15% no período, para 140 milhões TEU. Para diminuir a escassez de contêineres e o aumento contínuo das taxas de frete no mercado de transporte marítimo internacional, a China tem trabalhado para aumentar o espaço de transporte das principais companhias marítimas. A capacidade nas rotas da América do Norte e Europa aumentou 55% e 30%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU impõe diferentes regras para verificação privada em contratos de concessão
Enquanto para alguns contratos os processos de verificação privada são permitidos, em outros eles foram proibidos ou permitidos com restrições. As diferentes interpretações ocorrem dentro de uma mesma secretaria do órgão de controle, em alguns casos, e também no plenário. Uma resolução do PPI de 2017 criou incentivos para esse modelo nas concessões, mas o procedimento enfrenta fortes resistências dentro do TCU, como mostrou a votação dos processos de análise dos estudos de viabilidade para as concessões da Ligação Rio-São Paulo e da BR-381-262/MG-ES, realizada na quarta-feira (28). O ministro Vital do Rêgo chegou a usar a expressão ‘colocar a raposa para tomar conta do galinheiro’ para descrever o processo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021