Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja: Indústria naval e reguladores se unem para reduzir emissões de poluentes
De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, descarbonizar a marinha mercante mundial poderá custar entre 8 bilhões de dólares e 28 bilhões de dólares por ano. Além disso, a infraestrutura necessária para o uso de combustíveis neutros em carbono demandará entre 28 bilhões de dólares e 90 bilhões de dólares anualmente. Um estudo da Esalq/USP indica que, com a implementação do imposto fixo defendido pela União Europeia, o custo de transporte da soja do Brasil para a China aumentaria em pelo menos 14 dólares por tonelada já em 2027. Por isso, a indústria começa a se mobilizar para entregar soluções mais limpas. Os navios estão sendo adaptados para operar no sistema de propulsão de duplo combustível, com uso de biocombustível, hidrogênio verde, gás natural e amônia, além de baterias para propulsão elétrica. Íntegra para associados.
Folha On-line: Aeroporto de Guarulhos alerta sobre atraso em terminal de cargas, e setor vê problema crônico
O terminal de cargas do aeroporto internacional de Guarulhos está com um gargalo crônico no armazém de importação. No fim de agosto, a GRU Airport enviou um comunicado aos transportadores e importadores avisando que o recebimento de importações teve um salto no mês e que, por isso, “o tempo de recebimento e de entrega pode sofrer atrasos”. Episódios semelhantes se repetem desde o ano passado, e o caso tem sido acompanhado por órgãos como a RFB e a Anac. De acordo com o comunicado enviado pela concessionária a clientes no dia 22 de agosto, a média diária de recebimento no mês já estava 8% superior a julho e 28% superior ao mesmo mês do ano passado. Íntegra para associados.
Folha: Gestoras investem pesado em fundos de infraestrutura em meio a incentivos do governo
Um levantamento feito pela Guide Investimentos em junho mostrou que, além dos investimentos alternativos, os fundos de infraestrutura superaram também o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e o IMA-B (índice financeiro que reúne os títulos públicos atrelados à inflação). Na média, a carteira dos chamados FI-Infras está por volta de IPCA mais 7,8%. Os principais motivos que têm levado os investidores aos FI-Infras dizem respeito à tributação e aos incentivos do governo ao setor. Com medidas como o novo PAC, o governo tem demonstrado empenho em incentivar os investimentos em infraestrutura como indutores do crescimento econômico do país. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Governo envia Orçamento de 2025 com meta zero, salário mínimo de R$ 1.509 e R$ 60,5 bi para o PAC
O governo federal enviou ao Congresso, na sexta-feira (30), o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025, que prevê déficit zero nas contas públicas. Para fechar as contas, a equipe econômica segue apostando no aumento de arrecadação, e anunciou um pacote com R$ 166 bilhões em receitas extras. Dentre elas, há a previsão de R$ 21 bilhões provenientes do aumento de tributo sobre empresas, sobretudo bancos, além de uma taxação maior sobre a remuneração de acionistas. Essa previsão de aumento de tributos está contida em projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso na sexta-feira. O texto – que já é alvo de duras críticas por parte de entidades empresariais e parlamentares — eleva a alíquota da CSLL e a do Imposto de Renda incidente sobre o JCP. Íntegra para associados.
Folha: PIB deve mostrar aceleração da economia no 2º trimestre, estimam economistas
Os dados do PIB do segundo trimestre, que serão divulgados amanhã, devem mostrar aceleração do crescimento da economia brasileira. A maioria das projeções aponta expansão em torno de 1%, na comparação com os três meses anteriores, acima do crescimento de 0,8% do primeiro trimestre do ano. Será um resultado puxado novamente pela demanda interna, que cresceu acima da capacidade produtiva do país e puxou um forte aumento de importações. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Túnel Santos-Guarujá: entraves e mudanças marcaram projeto na última década
Apesar dos avanços na execução do projeto do túnel submerso Santos-Guarujá, ainda há obstáculos a serem superados até o início da execução da obra, previsto para o segundo semestre de 2025. Um impasse é a divergência entre os governos do Estado e Federal acerca dos traçados propostos. O MPor prefere um traçado sem desapropriações, ao contrário do proposto pelo Governo de São Paulo. Além disso, uma das divergências é a forma como o VLT vai operar no túnel. Especialistas advertem que as indefinições em aspectos do projeto podem afastar investidores em potencial no momento da realização do leilão. Íntegra para associados.
Santa Portal e A Tribuna de Santos: Com receio de demissões, estivadores protestam em frente à Autoridade Portuária
Dirigentes de sindicatos de trabalhadores do Porto de Santos devem se reunir nesta semana, em Brasília, com o ministro Silvio Costa Filho para buscar soluções para evitar o fechamento do Ecoporto e a consequente perda de empregos. Também pretendem fazer pressão contra o leilão da área do STS10, no cais do Saboó. A reunião com o ministro foi acertada na sexta (30) durante encontro com o presidente da APS, Anderson Pomini. Em nota, a empresa esclareceu que atua para manter os empregos em todo o Porto de Santos e que, por isso, estuda a implementação de um terminal na área do Saboó em um formato menor, que contemple a transferência do Concais e também garanta a permanência do Ecoporto. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
Costa Norte: Autoridade Portuária de Santos recebe representantes do Porto de Suape (PE) para intercâmbio sobre segurança
O Porto de Santos recebeu, entre os dias 29 e 30 de agosto, três representantes do Complexo Industrial Portuário de Suape, que vieram conhecer o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM), coordenado pela APS. Íntegra para associados.
G1 Santos: Polícia Federal e Marinha apreendem 124 kg de cocaína escondida no casco de navio no Porto de Santos
A PF e a Marinha do Brasil apreenderam, na sexta-feira (30), 124 kg de cocaína escondida no casco de um navio atracado no Porto de Santos e que tinha como destino a Europa. A droga estava organizada em tabletes no compartimento submerso do navio. A Polícia Federal informou ter instaurado um inquérito com o objetivo periciar os entorpecentes, assim como a apurar a autoria de crime de tráfico internacional de drogas. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Hidrogênio pode trazer novo ciclo econômico para o Brasil e beneficiar portos, dizem especialistas
O Porto de Santos é um dos portos brasileiros interessados na produção de H2V. De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, a produção deve ser feita a partir da instalação de um eletrolisador junto à Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga. A partir dessa produção, a APS teria condições de produzir, armazenar e distribuir o H2V para os terminais portuários, navios acostados no cais, empresas, indústrias e moradias da região. Conforme Pomini, uma das iniciativas da APS é a eletrificação do cais, o que permite que os navios atracados deixem de usar, no Porto, combustível fóssil. Íntegra para associados.
NSC Total: Maior gargalo para cargas marítimas em SC, Porto de Itajaí deve retomar atividade em breve
A JBS Terminais espera o primeiro navio no Porto de Itajaí para a segunda quinzena de setembro. A empresa aguarda junto à Receita Federal o processo de alfandegamento da área que locou para a atividade. Já para o presidente do Sindasc, Eclésio da Silva, mesmo que o Porto de Itajaí retome atividades agora em setembro ou outubro, ele deverá voltar a operar no mesmo nível anterior somente no segundo semestre de 2025. Isso porque as empresas que atuam com transporte marítimo terão que voltar a ter confiança nas operações do porto. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Santos Brasil quer reduzir e neutralizar emissões de carbono até 2040
Para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, a Santos Brasil instituiu um plano de compensação para as empresas que atuam no terminal do Porto de Santos. “A gente desenhou esse novo programa, que é o LCL Carbon Neutral, que atesta que os serviços prestados para as cargas LCL (Less than Container Load), do transporte rodoviário à movimentação e armazenagem das cargas, são compensados. Assim que ele optar por participar do programa, a Santos Brasil faz o investimento em projetos que façam a compensação de carbono”, explica a coordenadora de sustentabilidade ambiental, Sônia Hermsdorff. Íntegra para associados.
Logweb: Movecta recebe autorização para realizar simplificação de trânsito aduaneiro em Itajaí (SC)
A Movecta recebeu autorização da RFB para operacionalizar DTA-S com origem do Porto de Itapoá e Paranaguá. A anuência simplifica o serviço no transporte de mercadorias de um recinto alfandegado a outro, sob controle aduaneiro, com a suspensão dos impostos. A DTA Simplificada também dispensa a presença física de autoridades da Receita Federal no momento do carregamento do porto e origem. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e BE News (p. 3): Portos do Paraná realiza 3º Seminário Nacional e 1º Internacional dos Portos Brasileiros
A Portos do Paraná, em parceria com a ABFP (Academia Brasileira de Formação e Pesquisa), realizou o 3º Seminário Nacional e 1º Internacional dos Portos Brasileiros, na quinta-feira (29), em Curitiba. Participaram do evento representantes do Porto de Houston, do Porto de Valência, além do BRICS e de diversos ministérios. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e BE News.
BE News (p. 5): Inova Export terá edição no fórum Sudeste Export
O Inova Export – edição Sudeste Export – está marcado para o dia 16 de setembro, na ACSP, na capital paulista, a partir das 9h. Organizado pelo HUB Brasil Export, o evento vai proporcionar uma imersão nas inovações e tecnologias que estão transformando a infraestrutura e logística no Brasil. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Ministério espera reduzir de 3 meses para 1 dia tempo de emissão de debêntures para portos e aeroportos
O ministro Silvio Costa Filho assinou na quinta-feira (29) uma portaria que promete agilizar o procedimento de emissão de debêntures de infraestrutura para projetos prioritários de logística e transportes que são de competência da pasta. Com isso, espera avançar na agenda de desburocratização, dispensando análise prévia de projetos pela pasta, reduzindo um processo que hoje leva de dois a três meses para um dia útil. Na prática, fica dispensada aprovação ministerial prévia para projetos desenvolvidos no âmbito de contratos de concessão, arrendamento e autorizações federais que envolvam porto, aeroporto ou hidrovia. Também ficam dispensados dessa análise prévia projetos desenvolvidos no âmbito de contratos de serviço público de titularidade dos entes subnacionais e daqueles delegados pela União aos subnacionais. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024