Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

02/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Reuters): Greve de auditores fiscais no Brasil ameaça liberação de mercadorias e comércio

A greve dos auditores-fiscais da RFB por tempo indefinido, iniciada na terça-feira (26), ocorre em um momento em que o país enfrenta vários problemas logísticos e pode comprometer ainda mais o comércio exterior brasileiro. Algumas empresas têm buscado medidas legais para evitar possíveis atrasos comerciais e logísticos. O Sindifisco Nacional disse em comunicado que 30% do efetivo continuaria em operação. A análise e o desembaraço de cargas prioritárias, como cargas vivas, perigosas, perecíveis, medicamentos e alimentos, não serão interrompidos. A categoria planeja um protesto, nesta quarta-feira (4), em frente aos escritórios do Ministério da Fazenda. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Rota para Europa e África: veja como funciona esquema internacional de drogas em portos do Rio

A RFB apreendeu 1,039 tonelada de cocaína no Porto de Itaguaí, o equivalente a 75% das apreensões de cocaína em quase todo o ano de 2023 nos portos do estado. A droga estava oculta em uma carga de argamassa para assentamento de azulejo e tinha como destino Serra Leoa. Uma investigação da Polícia Federal mostra que os traficantes vêm usando o Porto de Itaguaí para enviar drogas trazidas do Peru e da Bolívia para a Europa, África e até Oceania. O esquema teria a participação de empresários que, em galpões perto do cais, escondem a droga em contêineres que serão exportados. Íntegra para associados.

Correio Braziliense: Com mais R$ 3,6 bi, Transnordestina integra logística e impulsiona exportações

As obras da Transnordestina ganharam impulso com a liberação de R$ 3,6 bilhões para a conclusão do 7º lote do empreendimento, de Quixadá a Itapiúna, no Ceará. O montante será repassado pelo Banco do Nordeste (BNB), mediante crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Os desembolsos serão realizados parceladamente com até R$ 1 bilhão/ano, de 2024 a 2026, e mais R$ 600 milhões em 2027, data prevista para entrega. O projeto conta com 1.209 quilômetros de extensão na linha principal, que liga Eliseu Martins, no Piauí, ao porto de Pecém, passando por Salgueiro, em Pernambuco. Também estão previstos 548 quilômetros de trilhos partindo de Salgueiro em direção ao Porto de Suape. O potencial da integração dos modais de transporte de cargas foi abordado na 19º edição da Expolog — Feira Internacional de Logística, na última semana, no Centro de Eventos de Fortaleza. Íntegra para associados. 

Valor On-line: Ultrapar pede autorização do Cade em torno de parceira para construção de terminal no Porto de Pecém

A Ultrapar submeteu à aprovação do Cade a parceria entre a sua subsidiária Ultragaz e a Supergasbrás Energia para uma sociedade de propósito específico (SPE), com participação igual entre os acionistas, com o objetivo de construir e operar um terminal no Porto de Pecém para movimentação de GLP. Se aprovada a parceria, a estrutura deverá estar concluída em 2028 e ter capacidade de armazenar 62 mil toneladas. Íntegra para associados.

Estadão On-line e Folha On-line: Parceria entre Lula, Tarcísio e Nunes viabiliza R$ 10 bilhões para transporte e obras em São Paulo

O presidente Lula anunciou na sexta-feira (29) um pacote de investimentos de R$ 10 bilhões para o Estado de São Paulo, incluindo R$ 1,35 bilhão para o trecho norte do Rodoanel Mário Covas, que deverá abranger 19,7 quilômetros de vias com quatro faixas, 26,1 quilômetros de vias com três faixas e 14 túneis. O Rodoanel interliga as 12 rodovias que cortam a região metropolitana de São Paulo. A estimativa é que as obras de ampliação desviem por dia cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da marginal Tietê. Íntegra para associados: Estadão On-line e Folha On-line.

Imprensa regional:

G1 Santos e Portal BE News: Receita Federal inaugura novo Museu da Alfândega de Santos, SP; veja

Em celebração aos 90 anos do edifício-sede da Alfândega de Santos, a RFB inaugurou o novo Museu de Produtos Contrafeitos, em sessão solene, na noite de quinta-feira (28). Ainda na cerimônia de inauguração foi exibida, na fachada do prédio, uma iluminação cênica contando a história dos serviços prestados pela Alfândega. No museu, serão expostos produtos apreendidos no Porto de Santos, visando conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria. O espaço conta com uma área de 263 m² no térreo do edifício, incluindo um contêiner de 89 m². A construção do museu foi viabilizada por meio de parceria com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc). O delegado Richard Neubarth ressaltou a importância do equipamento para aproximar o público do trabalho realizado pela Receita Federal. Íntegra para associados: G1 Santos e Portal BE News. 

A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portal BE News: Necessidade de investimentos em infraestrutura é debatida em Santos

O 1º Summit Connect Infra, promovido pela FPPA e pelo IBI, na sexta-feira (29), em Santos, reuniu autoridades e especialistas para discutir a concretização de obras, como o túnel Santos-Guarujá, a segunda etapa do Parque Valongo, a transferência do Terminal Marítimo de Passageiros para o Valongo e o leilão do STS10 previsto para o último trimestre de 2025. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, o Porto de Santos deverá ultrapassar 180 milhões de toneladas movimentadas em 2024. O deputado Paulo Alexandre Barbosa, presidente da FPPA, criticou a falta do diálogo com o município e com os trabalhadores portuários a respeito do projeto do STS10. Barbosa também entregou ao secretário-executivo adjunto do MPor, Fábio Lavor Teixeira, a “Carta de Santos” contendo uma radiografia das fragilidades da área e possíveis soluções. A FPPA foi classificada em quinto lugar no ranking de desempenho entre as 309 frentes parlamentares da Câmara Federal. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portal BE News.

Diário do Litoral: Quase cinco séculos depois, São Vicente voltará a ‘ter’ um porto até o fim de 2024

A APS pretende incluir parte do território de São Vicente dentro do limite geográfico do Porto Organizado de Santos. A incorporação deverá ocorrer até o final deste ano. O documento que prevê a ampliação da Poligonal está em fase final de análise no MPor. No total, 6,4 milhões de m2 ao lado dos bairros Humaitá e Vale Novo passariam a integrar a área de jurisdição do cais santista. O desenho do ‘novo Porto de São Vicente’ foi apresentado em audiência pública, no dia 13 de junho, na sede da APS, em Santos. São Vicente oferece vantagens logísticas, como a abundância de grandes terrenos até agora desocupados. Além disso, o município é cortado por ferrovia e por duas rodovias, o que evitaria o tráfego de carretas por dentro do viário urbano. A cidade tem ainda três rios navegáveis incluídos na Planta Hidrográfica da Região Metropolitana da Baixada Santista, permitindo o uso de barcaças para movimentação de carga. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Santos Brasil investe R$ 2,6 bilhões para ampliar capacidade no Porto de Santos até 2026

A Santos Brasil pretende ampliar até 2026 a capacidade do Tecon Santos dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs. Além de equipamentos e obras de pátio, o crescimento do terminal está vinculado à tecnologia. A Santos Brasil é pioneira no Brasil na operação de equipamentos 100% elétricos e operados a distância. Atualmente, 47 RTGs operam no terminal, sendo 39 a diesel, que serão desmobilizados até 2031, e oito elétricos. Já foram encomendados mais oito elétricos. Cada equipamento elétrico evita a emissão de cerca de 20 toneladas de CO2 por mês no meio ambiente, além de proporcionar produtividade e regularidade às nossas operações e segurança ao trabalhador portuário. O terminal também investiu em conectividade, com a migração da rede de dados para a tecnologia SD-WAN (Software Defined Network), e em segurança cibernética. Íntegra para associados.

Correio do Povo: O futuro dos portos no RS

O projeto do de Arroio do Sal, também chamado de Porto Meridional, promete transformar a logística e a economia do Rio Grande do Sul, sendo uma alternativa ao Porto de Rio Grande. A proximidade do futuro terminal com a região Metropolitana e outras regiões com forte industrialização servirá como potencial de mercado para o porto. O grupo empreendedor já iniciou a fase de estruturação de funding, pois o complexo se mostra muito viável para atender a região norte do estado, carente de logística portuária, e que perde carga para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Hubports no Brasil dependem de planejamento e ‘escolhas difíceis’, dizem autores de estudo

Estudo elaborado pela APM Terminals, A&M Infra e Navarro Prado Advogados, disponibilizado na quarta-feira (27), aponta que o Brasil possui carga suficiente e pode se beneficiar com a implementação de uma política de hubports. O trabalho mostra que os portos concentradores de carga conteinerizada, que recebem grandes navios internacionais para que a carga seja depois redistribuída em navios menores para outros portos, é tendência mundial. Mas no Brasil isso depende de planejamento, investimentos e ações de incentivo que estão atrasadas em relação ao resto do mundo. Também exige decisões sobre onde investir para ter portos concentradores e alimentadores de carga. Na média mundial, contêineres de transbordo, que caracterizam essa operação, representam cerca de 1/3 dos movimentos. No Brasil, só 1/5. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba comemora retomada da conexão com a Ásia

O Porto de Imbituba retomou conexão direta com o continente asiático no sábado (30), com a chegada do MSC SIYA B, o primeiro de uma série de embarcações que integrarão a Linha Marítima Carioca. Com o retorno dessa linha, Imbituba agora conta com quatro linhas regulares de contêineres. Íntegra para associados. 

Portal BE News e Portos e Navios: Porto de Vitória amplia capacidade de movimentação de contêineres

A Vports firmou um contrato com a Log-In Logística Integrada, que administra o Terminal de Vila Velha (TVV), para viabilizar a destinação de uma área para a movimentação de contêineres no Porto de Vitória. O local está em processo de liberação por parte da Receita Federal. A área de 11,3 mil m2 equivale a 7% da área total utilizada atualmente, com capacidade de armazenar 800 contêineres. O incremento, aliado à plena operação dos três portêineres do terminal após manutenção, promete maior agilidade no escoamento de cargas. Íntegra para associados: Portal BE News e Portos e Navios.

Agência iNFRA: Hidrovia do Tocantins será a primeira concessão do setor em 2025, afirma Silvio Costa Filho

O ministro Silvio Costa Filho afirmou, no Summit Antaq, na terça-feira (26), em Brasília, que o projeto da hidrovia do Tocantins será o primeiro da carteira de concessões do modal em 2025 a ser analisado pela Antaq. De acordo com ele, a licença ambiental do Pedral do Lourenço está pronta, o que facilita o processo. Confirmou que a tramitação deverá ocorrer antes da hidrovia do Rio Madeira, que estava sendo trabalhada pela pasta para iniciar as concessões hidroviárias. Íntegra para associados.

Portal ANTAQ: Aberta janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2024

A Antaq abriu a janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do período avaliativo de 2024. O objetivo da ação é que as instalações portuárias atualizem as informações dos seus respectivos questionários do IDA. O acesso ao questionário está disponível no sistema IDA (acesse aqui). O prazo para preenchimento vai até 31 de janeiro de 2025. Instituído pela Resolução Antaq nº 2.650/2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias, o índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias. Íntegra para associados.

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