Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line: Governo estima R$ 180 bilhões em investimentos em ferrovias com ProTrilhos
O MINFRA estima que serão feitos investimentos de R$ 180 bilhões no país graças ao novo marco legal das ferrovias, sancionado em dezembro passado. A expectativa é que, com esses recursos, seja construída uma malha adicional de 15 mil quilômetros de ferrovias privadas. Já foram apresentados 60 requerimentos para a instalação de linhas férreas e outros quatro para a instalação de pátios ferroviários. As propostas foram protocoladas por 22 diferentes empresas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Bahia, Tocantins, Pará e Roraima. Íntegra para associados.
Estadão: BNDES se afasta da função de único financiador de grandes obras
A “fábrica de projetos” de concessões, PPPs e privatizações do BNDES fechou 2021 com 11 leilões, que mobilizarão R$ 90 bilhões nos próximos anos, entre investimentos e taxas de outorga. O próximo governo herdará, no mínimo, uma carteira de 161 projetos (incluindo 19 que foram a leilão de 2019 a 2021), com potencial de mobilizar um capital de R$ 358 bilhões. Os números marcam a consolidação do primeiro passo na mudança do papel do BNDES na infraestrutura. De principal financiador de obras faraônicas, o banco quer passar a estruturar projetos e coordenar financiamentos que atraiam financiadores privados. O segundo passo é montar operações de financiamento que atraiam parceiros e exijam menos garantias. Íntegra para associados.
CNN Brasil, Estadão On-line, Valor Econômico e Folha On-line: Após casos de Covid, Anvisa pedirá cancelamento de cruzeiros e que navios atraquem
Já são três cruzeiros no país com casos confirmados de Covid-19. O mais recente desembarcou no domingo (2) no Rio com 28 pessoas contaminadas e 40 suspeitas. A Anvisa emitiu uma nota que contraindica o embarque de passageiros para os próximos dias e deve enviar hoje um relatório ao Ministério da Saúde reforçando a necessidade de suspensão dos cruzeiros. Cinco navios das companhias Costa e MSC programaram um total de 106 roteiros no litoral do país entre novembro e março. A temporada movimenta aproximadamente R$ 1,7 bilhão na economia nacional e gera 24 mil empregos, segundo o setor. Íntegra para associados: CNN, Estadão, Valor e Folha.
Imprensa setorial:
Diário do Nordeste: ‘BR do Mar’ deve baratear fretes e impulsionar transporte de cargas nos portos cearenses
A iniciativa, que ainda aguarda sanção presidencial, deverá beneficiar a cabotagem, mas com condições tributárias especiais para as regiões Norte e Nordeste, o que deve impulsionar o desempenho dos portos do Pecém e de Fortaleza. Prevê a redução do AFRMM de 25% para 8%, o que deve diminuir consideravelmente o valor cobrado pelo frete no Brasil. Mas se a origem ou o destino das mercadorias for um porto no Nordeste ou no Norte, esse imposto deverá ser zerado, servindo como incentivo às regiões e para fortalecer a posição dos portos no Ceará como hub de mercadorias no Nordeste que poderão ser destinadas ao mercado internacional. Íntegra para associados.
G1 (PR): Portos do Paraná registram maior movimentação de cargas da história, diz governo
Até quinta-feira (30/12), foram 57.345.800 toneladas de cargas carregadas e descarregadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. Entre 2020 e 2021 esses portos apresentaram aumento de 10% na movimentação de carga geral, 4% na movimentação envolvendo granel líquido, 11% no volume de toneladas movimentadas em contêineres e 9% nas cargas de celulose. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos On-line: Embarque no MSC Splendida é suspenso por surto de Covid-19 após mais de 2 mil passageiros se apresentarem em terminal
O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada de sua operação, que estava prevista para ontem, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem. Apesar do anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante esta noite, a Anvisa informou que a MSC já havia sido notificada no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque. Uma hora antes do anúncio do cancelamento aos passageiros, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em SP elevou para II o nível de segurança do Concais, a partir de 17h. Íntegra para associados: G1 e A Tribuna.
A Tribuna de Santos On-line: Tecon prevê investimentos de R$ 500 milhões no Porto de Santos até 2023
A Santos Brasil promete investir R$ 500 milhões nos próximos dois anos para viabilizar a segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon no Porto de Santos. Ao final do período, a capacidade do terminal passará a ser de 2,6 milhões de TEU por ano. Com a injeção de recursos, a companhia ampliará a capacidade de pátio do terminal em 600 mil TEU, enquanto a do cais subirá para 200 mil TEU. Segundo o seu presidente, Antonio Carlos Sepúlveda, os investimentos garantirão que a capacidade do Porto permaneça à frente da demanda. Uma das principais intervenções será a construção de um novo pátio de operações com capacidade para empilhar até seis contêineres cheios, o que permitirá a ampliação da capacidade estática do local de 43 mil TEU para 52 mil TEU. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Porto de Suape tem aumento de 47% em importação de cargas em 2021
A receita com a movimentação de cargas de importação pelo Porto de Suape deverá alcançar US$ 8,19 bilhões em 2021, aumento de 47% ante 2020. Para chegar a esses dados parciais, que serão formalmente divulgados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022, a Receita Federal levou em consideração a média diária de dezembro. No ano passado, a movimentação de cargas provenientes de outros países sofreu queda de 22% em relação a 2019, em consequência da pandemia que se disseminou por todo o mundo. Até 18 de dezembro, o acumulado de 2021 chegou a US$ 7,79 bilhões. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Cabedelo tem em 2021 o melhor resultado dos últimos sete anos
O Porto de Cabedelo movimentou 1.319.129 milhão de toneladas em 2021, 16% a mais que em 2020. Em dezembro, somou 133.810 toneladas movimentadas, ou mais 74,66% do que o mesmo mês de 2020. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Santos2050 baliza o debate dos portos nas eleições de 2022
Parece que o momento político atual, com as eleições na mira, pode auxiliar os candidatos a formarem consciência do uso da ferramenta portuária em seus programas econômico e sociais. Uma estratégia centralizada no compromisso e na aptidão do governo para mobilização de investimentos. Portanto, um programa portuário real definindo os passos necessários para se atingir esse objetivo e alinhado com a cultura e à legislação do Brasil. Para tanto, será colocada em debate a atividade portuária sob as suas várias dimensões, de forma ampla e detalhada. Por exemplo: institucional, financiamento do sistema, planejamento, participação da comunidade, tecnologia, logística, sustentabilidade, questões que darão consistência e racionalidade para teste e verificação das propostas dos candidatos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Portos chineses obtêm grandes ganhos apesar da pandemia
O boom comercial de 2021 proporcionou ao portos da China crescimento médio significativo, principalmente no segmento de contêineres. Eles movimentaram ao longo do ano até novembro 260 milhões de TEU. O resultado equivale a 26 vezes a capacidade anual do Porto de Los Angeles. Xangai, um megaporto com múltiplos complexos de terminais, movimentou cerca de 47 milhões de TEU, novo recorde que reitera seu status de porto de contêineres mais movimentado do mundo pelo 12º ano consecutivo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022