Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, Estadão On-line, Valor On-line, G1 Santos, Santa Portal e Santa Portal: Temporada de cruzeiros será retomada a partir de 5 de março no Brasil
A decisão foi anunciada ontem pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). A portaria publicada no DOU alega melhoria do cenário de pandemia de covid-19. A Anvisa destaca que seguem vigentes os requisitos sanitários para o embarque, desembarque e transporte de viajantes. Os navios que operam nesta temporada na costa brasileira — MSC Seaside, Splendida e Preziosa, e também os Costa Diadema e Fascinosa — cumprem o período de suspensão na área de fundeio do Porto de Santos. A previsão agora é de 19 roteiros, com saídas programadas até 18 de abril, que passarão por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios. Íntegra para associados: CNN, Estadão, Valor, G1, Santa Portal 1 e Santa Portal 2.
Portal Uol, Valor On-line (Reuters), O Globo On-line e Valor On-line: Sete companhias retiram de cruzeiros portos russos e ucranianos
As companhias de cruzeiros Norwegian Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises, Oceania Cruises, Viking Cruises e Atlas Ocean Voyages anunciaram que removeram portos da Rússia e, em alguns casos, da Ucrânia de seus itinerários. A MSC já havia suspendido as escalas em São Petersburgo de seu roteiro pelo Mar Báltico. Os países da União Europeia (UE) deverão proibir a entrada de todos os navios russos, depois da suspensão do tráfego aéreo. A medida prejudicaria ainda mais os embarques comerciais da Rússia. Apesar de votar a favor da condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia na assembleia ontem da ONU, o Brasil ainda não aderiu ao movimento de recusar a entrada de navios e aeronaves de companhias russas em território nacional. Íntegra para associados: Uol, Valor 1, O Globo e Valor 2.
Valor Econômico: Guerra deverá agravar caos logístico no mundo
Com a invasão da Ucrânia, os congestionamentos em portos, a falta de contêineres, os atrasos de navios e os fretes pressionados deverão persistir em 2022, contrariando a expectativa de que a situação melhorasse nos primeiros meses do ano em razão de que com menor demanda houvesse a liberação de 12% a 15% da capacidade global de contêineres. Os principais grupos de navegação suspenderam as reservas de carga para importações e exportações da Rússia. Muitos portos também não estão recebendo as embarcações daquele país. Mas há uma série de navios em trânsito, que deixaram os locais de origem antes da declaração das sanções, e que provavelmente não conseguirão completar a viagem, gerando uma nova onda de filas nos portos e armazéns. Íntegra para associados.
O Globo, Estadão On-line e Folha On-line: Setor agrícola vai sofrer com falta de fertilizante e gargalo logístico, dizem associações do setor
Levantamento da CNA mostra que os preços pagos pelo agronegócio brasileiro aumentaram até 5,8% em apenas uma semana após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo a AEB, o nível elevado dos preços das commodities agrícolas — como é o caso da soja e do milho — pode contribuir para um superávit comercial brasileiro além do estimado. A ministra Tereza Cristina disse que, apesar da “forte dependência” da importação do adubo NPK (nitrogênio, fósforo e Potássio), o Brasil tem “forte estoque de passagem” do insumo. Íntegra para associados: O Globo, Estadão e Folha.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Suspensão de embarques na Rússia deve afetar o Porto de Santos
A decisão dos maiores armadores de suspender embarques com origem ou destino nos portos russos deverá impactar as importações de insumos e as exportações de commodities e gerar um aumento de custos no comércio exterior. O Sindamar alerta que o cancelamento de escalas afetará o Porto de Santos principalmente com relação aos fertilizantes, além dos embarques de soja, milho, carne e açúcar para esses destinos. A alternativa seria redestinar cargas para portos da Holanda ou Polônia ou portos na Espanha, como também portos da Romênia e Turquia, mas o custo logístico poderá inviabilizar financeiramente essas transações. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-7): Tripulantes ucranianos permanecem em navio
Quatro tripulantes ucranianos que estão no navio Port Osaka, atracado no Terminal da Usiminas, em Cubatão, não conseguiram desembarcar devido à guerra no Leste da Europa. Eles retornariam à Ucrânia em um voo internacional e seriam substituídos por outros quatro ucranianos que viriam também de avião. Mas a troca foi cancelada por conta do fechamento de aeroportos e a proibição de homens ucranianos, com idade entre 18 e 60 anos, de deixarem o país. O Port Osaka chegou à Cubatão na sexta-feira passada, com 21 tripulantes a bordo. Íntegra para associados.
G1 (RS): Portos RS projetam ‘cenário desafiador’ na importação de insumos russos para fertilizantes em razão da guerra na Ucrânia
A Superintendência da Portos RS informa que cerca de 30% dos insumos importados pelo estado são russos, mas evita falar em desabastecimento para os próximos meses. Os impactos de uma eventual falta de fertilizantes devem atingir a produção de soja. A Aprosoja no RS alerta que, sem os fertilizantes, a produção, o faturamento e, consequentemente, o PIB do Brasil irão cair. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Prefeitos são favoráveis aos dois projetos de ligação seca entre Santos e Guarujá
Os prefeitos Rogério Santos e Válter Suman defendem que o túnel submerso priorizado pelo Governo Federal e a ponte defendida pelo Estado são complementares e necessários, beneficiando o transporte de cargas entre as cidades que abrigam o maior complexo portuário do Brasil como também o tráfego de veículos leves, como opção à travessia de balsas. O presidente Bolsonaro afirmou que irá bater o martelo sobre o assunto neste mês. O ministro Tarcísio foi enfático ao defender o túnel e o governador João Doria prometeu ir à Justiça se o projeto de ponte não for autorizado pela União. Íntegra para associados.
JB Litoral: Batendo novo recorde, Porto de Paranaguá cresce em volume e quantidade no abastecimento de navios
Em janeiro, 50 embarcações abasteceram no Porto de Paranaguá, com um total de 27.737 toneladas de combustível. No mesmo período, no ano passado, foram 30 navios e 16 mil toneladas fornecidas. A expectativa é que o movimento siga crescendo. Em fevereiro de 2021, 47 navios abasteceram no porto paranaense. Este mês, no entanto, deve fechar com o fornecimento de combustível a 69 embarcações. Na região Sul do Brasil apenas Paranaguá e Rio Grande fornecem esse combustível para abastecer as embarcações, movimentando a economia regional com a aquisição de suprimentos e a geração de impostos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News (artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo – p. 7): Port Community System na vida real
Um PCS é uma plataforma eletrônica que conecta os múltiplos sistemas operados por uma variedade de organizações que compõem uma comunidade portuária ou aeroportuária para que possam trocar informações entre si. E quem seriam os donos desses sistemas que usam o PCS? Empresas, entidades de classe, prestadores de serviços, autoridades, órgãos públicos ou qualquer outro ator que atue no processo produtivo daquela comunidade portuária. Íntegra para associados.
Portos e Navios e A Tribuna de Santos On-line: Porto de Santos inicia o ano com expressivo crescimento de 16% na movimentação de cargas
Os embarques de 655 mil toneladas de celulose (+72%), de 1,0 milhão de toneladas de milho (+67%) e de 1,3 milhão de toneladas de soja (+51,2%) foram destaque no mês de janeiro. Nas importações, o desembarque de 767 mil toneladas de fertilizantes, crescimento de 9,8%. As operações de cargas conteinerizadas somaram 384,1 TEU, aumento de 2,5% em relação a janeiro de 2021. Íntegra para associados: Portos e Navios e A Tribuna.
Informativo dos Portos: FGV lança comitê de regulação de portos
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV criou o Comitê de Regulação de Portos, com o objetivo fomentar melhorias regulatórias para o desenvolvimento do setor. Por se tratar de um ambiente neutro, que funciona sob regras de governança, a FGV viabilizará a produção e difusão de conhecimento qualificado, buscando contribuir com a contínua melhora do ambiente regulado. Após a reunião inaugural no dia 9/2, o Comitê iniciará uma agenda de atividades que envolvem cursos, seminários e pesquisas acadêmicas. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Governo decide impor restrição a dois armadores em licitação de terminal de contêiner em Santos
A licitação do novo terminal STS10, no Porto de Santos, restringe a participação da Maersk, MSC e suas subsidiárias em consórcio para entrar na disputa, segundo a proposta apresentada para a consulta pública da Antaq a partir de 8 de março até 21 de abril. Na prática, restrição impede que a BTP entre na concorrência, uma vez que resulta de sociedade controlada pelos dos armadores. No entanto, as duas empresas não serão impedidas de entrar na disputa se forem sozinhas ou se consorciarem a outras companhias. A questão concorrencial é o maior ponto de conflito nesse processo, no qual se avalia os impactos da verticalização e cartelização dos armadores, que passaram a operar conjuntamente as linhas de transporte marítimo de contêineres e a controlar os terminais portuários em várias parte do mundo. Representantes de outras empresas alegam que tal restrição é insuficiente, o que poderá gerar contestações administrativas e judiciais. Também criticam que o processo seja feito antes da concessão do Porto de Santos e refutam a necessidade de mais um terminal de contêineres para atender à demanda imediata de movimentação de cargas nesse complexo. Íntegra para associados.
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