Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Com novo surto de coronavírus e lockdown, China trava cadeia global de produtos
O lockdown em Xangai deve causar um efeito cascata na rede de abastecimento mundial. O porto da cidade movimenta por ano 43 milhões de TEU, quase dez vezes o total que circula no porto de Santos. O distanciamento social limita a quantidade de trabalhadores no porto, reduzindo a eficiência no local. Contêineres começam a se acumular, navios ficam congestionados e as empresas de navegação cancelam embarques. Quando as medidas de lockdown forem suspensas, será preciso atender a demanda acumulada e a normal, gerando desequilíbrio de oferta e demanda de frete. Se as condições permanecerem difíceis também na Ucrânia e nos Estados Unidos, a retomada do equilíbrio vai ser jogada para 2023 e 2024. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Indicador do BC reforma sentimento de atividade melhor que a esperada
O resultado do IBC-Br em fevereiro mostrou recuperação moderada da economia após a queda de janeiro e, mesmo com o crescimento abaixo das expectativas, não alterou a percepção de que a atividade iniciou 2022 acima do esperado. O índice subiu 0,34% na comparação dessazonalizada com janeiro, quando caiu 0,73%. A mediana das estimativas apontava 0,4% em fevereiro. Em relação a igual mês de 2021, houve alta de 0,66%, acima da projeção mediana também de 0,4%. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Transporte aéreo de carga bate novo recorde em março
Os dados do transporte aéreo brasileiro divulgados pela Anac mostram um novo recorde no transporte de carga para o mercado internacional. O setor atingiu o patamar mais alto para o mês de março desde o início da série histórica, em 2000, com 87,8 mil toneladas transportadas. É também o segundo maior resultado de todos os meses, atrás apenas de outubro do ano passado, quando superou as 88 mil toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – matéria de capa (p. a-8): Movimentação de cargas registra alta de 9,6%
O Porto de Santos registrou crescimento de 9,6% na movimentação de cargas no 1º trimestre, na comparação com os três primeiros meses de 2021. As 38,7 milhões de toneladas que passaram pelos terminais santistas garantiram ao complexo o recorde desse período. As exportações responderam por 27,7 milhões de toneladas, 11,3% a mais que em 2021, e as importações somaram 10,9 milhões de toneladas, alta de 4,7%. Nas exportações o destaque foi a soja em grãos, seguido por celulose, milho, farelo e carne, e na importação, o fertilizante, que por sinal deverá apresentar queda no segundo semestre, devido às sanções impostas à Rússia. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Operação da Antaq tem 28 notificações e nove autuações
Após cinco dias de vistorias em terminais de granéis sólidos, operadores portuários, TUP, Autoridade Portuária e caminhões que circulam em vias públicas no Porto de Santos, a Operação Porto Limpo, realizada pela Antaq na semana passada, resultou em 28 emissões de notificações de correção de irregularidade e nove autuações de trânsito. A agência não detalhou os problemas encontrados nos locais visitados, nem os prazos para a solução das irregularidades. Íntegra para associados.
Meu Torrão: Porto do Itaqui recebe supernavio de grãos
Nesta semana o Porto do Itaqui recebeu o navio Kydonia, originário da Grécia, para carregamento de 80.270 toneladas de soja que será destinada à Espanha. É o maior volume de grãos numa única embarcação já operada pelo Tegram. A carga pertence à CLI – Corredor Logística e Infraestrutura. Antes do Kydonia, o maior volume de grãos em um único navio operado pelo Tegram em Itaqui chegou a 76 mil toneladas. Íntegra para associados.
Jornal do Comércio (RS): Novos diretores da Portos RS tomam posse na empresa pública
Com a liberação do CNPJ na Junta Comercial, a Portos RS (antiga Superintendência do Porto do Rio Grande – Suprg) concluiu o processo de transformação de autarquia para empresa pública gaúcha e ontem empossou a primeira diretoria nesse formato de administração. O ex-diretor de Gestão, Administrativo e Financeiro da RS Portos, Cristiano Pinto Klinger, assumiu a presidência. A Portos RS administra os portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, as hidrovias e as vias lacustres navegáveis do estado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Agência Nacional de Transportes Aquaviários lança seu plano de integridade
A Antaq lançou, na sexta-feira (29), o seu Plano de Integridade 2022-2024, contendo 35 ações, divididas em seis eixos (Governança e alta administração; Ética e pessoas; Comunicação interna; Responsabilização e controles internos; Gestão de riscos; e Transparência). O Comitê Temático de Integridade (CTI) monitorará o andamento do trabalho. Íntegra para associados.
On Truck: FGV Direito Rio faz webinar sobre privatização de portos no dia 3 de maio
A FGV Direito Rio promove hoje, das 10h30 às 12h, o webinar “A desestatização das autoridades portuárias e a experiência envolvendo a Codesa”. Com transmissão ao vivo pelo Canal da FGV no YouTube, o evento contará com as participações do secretário Diogo Piloni. Inscrições gratuitas em: https://evento.fgv.br/codesa/. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Itajaí opera com carga geral em big bags
O Porto de Itajaí recebeu, no sábado (30), a primeira operação neste ano com carga geral de big bags. O navio “Kiwi Arrow”, de bandeira do Panamá, com 199.98 metros de comprimento e 32.26 de largura, deve permanecer atracado até quarta-feira. Serão operadas 12,5 mil toneladas, ensacadas com carga de sulfato de manganês, utilizado em ração animal e fertilizantes. Íntegra para associados.
Brazil Modal: Porto de Antonina investe R$ 45 milhões em seis novos silos para cevada, malte e trigo
O porto da Ponta do Félix, em Antonina, vai inaugurar no segundo semestre seis novos silos verticais para o recebimento de 40 mil toneladas de cevada, malte e trigo. Estão sendo investidos R$ 45 milhões na obra, que faz parte do projeto de ampliação do Porto, que também prevê a construção de um novo armazém para fertilizantes com capacidade para 120 mil toneladas. Íntegra para associados.
Agência Porto: TCU promove audiência pública sobre regulação dos serviços de navegação
O TCU está promovendo hoje, desde as 9h30, audiência pública para tratar da auditoria operacional sobre a regulação dos serviços de praticagem, com transmissão pelo canal do órgão no YouTube. Mais informações em www.tcu.gov.br. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Atualização do Porto Sem Papel reduz tempo de operações e aumenta eficiência da plataforma
O Porto Sem Papel está de cara nova e foi adaptado ao padrão gov.br para melhorar a comunicação entre os usuários do setor portuário. As mudanças vão diminuir o tempo de navegação na plataforma e proporcionar serviços melhores e mais eficientes. Todas as informações compartilhadas sobre embarcações ficam disponíveis em uma base única de dados on-line, de forma segura e precisa, segundo a SNPTA. O painel de bordo do PSP também foi reformulado, o que permitirá aos agentes de navegação definir filtros inteligentes de consultas, reduzindo o tempo para autorizações de atividades. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022