Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

03/07/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Impacto de evento climático nos portos acende alerta

Estudo da Antaq mostra que, mesmo no cenário mais otimista de mudanças climáticas, ao menos cinco portos terão risco “muito alto” de ameaças causadas pelo aumento do nível do mar em 2030: Aratu (BA), Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). O levantamento, de 2022, analisou 21 portos públicos. Em relação a vendavais, o porto do Recife (PE) também pode atingir o maior grau de risco em 2030. No cenário mais pessimista, até 2050, outros entram na lista: Salvador (BA), Santos, e Imbituba (SC). No caso de tempestades, o estudo não prevê pioras tão significativas, porém, hoje as chuvas já representam risco elevado para ao menos três portos: Rio Grande, Aratu e Cabedelo (PB). A perspectiva é de piora, mas os efeitos já são um problema concreto no presente. A paralisação em portos devido a “chuva” ou “condição climática desfavorável” subiu de 6.608 horas, em 2018, para 13.843 horas, em 2022, nos sete portos públicos que reportaram dados nos últimos anos. Íntegra para associados.

Portal Exame (Agência O Globo): Lula anuncia obras de ferrovia de 1.527 km e sanciona projeto da igualdade salarial

Hoje o presidente Lula anuncia o início das obras na ferrovia de integração Leste-Oeste em Ilhéus. A ferrovia terá 1.527 km de extensão e vai ligar o Porto de Ilhéus a Figueirópolis (TO). Lula dará início às obras no lote que faz parte do primeiro trecho da ferrovia — são três, ao todo –, com 127 km de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O investimento foi de R$ 1,5 bilhão e a obra têm previsão de durar 36 meses. Íntegra para associados.

Folha: Navios podem passar a ser taxados por poluição; Brasil é contra

O comitê ambiental da IMO/ONU se reúne em Londres nesta segunda-feira com representantes dos países-membros para discutir novas metas climáticas para o transporte marítimo. Atualmente, as metas do setor visam a reduzir pela metade as emissões de carbono de navios até 2050, muito abaixo do recomendado pelo IPCC (o painel científico de clima da ONU) e do Acordo de Paris. A comunidade internacional pressiona pela redução pela metade das emissões do setor até 2030, chegando a zero por volta de 2050. O setor, responsável pelo transporte de cerca de 90% dos bens do comércio global, emite cerca de 1 bilhão de toneladas de gases-estufa por ano, 3% das emissões globais. Íntegra para associados.

Valor On-line e Agência iNFRA: TCU julga desistência de devolução de concessões na quarta-feira, diz relator

O ministro Vital do Rêgo afirmou que amanhã vai apresentar seu voto sobre a possibilidade de operadoras de infraestrutura, que manifestaram interesse em devolver os ativos, desistam da devolução. Segundo o ministro, o julgamento em plenário vai terminar no mesmo dia da leitura do seu parecer. A consulta envolve rodovias e aeroportos com problemas de equilíbrio econômico e financeiro nos contratos. O caso mais emblemático é o do aeroporto do Galeão. Há empresas que querem ficar e outras que não têm interesse em permanecer com as concessões e todas essas possibilidades estão sendo levantadas. Apesar de esperar sinal verde do TCU para permanecer com as atuais operadoras, o governo federal vê com ressalvas a possibilidade de revisar as outorgas, o que poderia gerar uma espécie de “efeito cascata” em outras concessões. Íntegra para associados: Valor On-line e Agência iNFRA.

O Globo e Estadão On-line: Em semana decisiva, Câmara promete aprovar 4 pautas econômicas cruciais para o governo

A Câmara dos Deputados inicia hoje o que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), classifica de “esforço concentrado” para votar temas econômicos decisivos para o governo. Para os mesmos dias em que estão previstas votações de projetos econômicos no plenário, a intenção de Lira é votar o projeto que retoma o voto de qualidade do Carf, o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O líder do governo na Câmara, José Guimarães, afirmou que vai defender a votação de ao menos o primeiro turno da reforma tributária nesta semana. Íntegra para associados: O Globo e Estadão On-line.

Folha On-line: Lula assumirá presidência do Mercosul em meio a tensões com União Europeia

O presidente argentino Alberto Fernández passará a Lula a presidência do Mercosul em meio a tensões com a União Europeia que devem dominar o encontro amanhã, entre os líderes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além dos outros sete sul-americanos associados, exceto a Venezuela. Lula participará do bloco pela primeira vez neste mandato e poderá discutir, finalmente, com os vizinhos suas insatisfações sobre novas exigências ambientais dos europeus para ratificar o acordo de livre comércio entre os dois blocos, que tem travado as discussões desde o início do ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Descontos em tarifas e diálogos com cidades são avanços no setor portuário, diz Márcio França

O ministro Márcio França, em balanço sobre os seis primeiros meses, destacou a retomada do diálogo com as comunidades e os descontos tarifários nos portos de Santos de até 65% e Rio de Janeiro de até 95%. Deu especial atenção ao túnel Santos-Guarujá, ao projeto Parque Valongo e à reabertura do Museu do Porto, além do canal aberto com as prefeituras de Santos e Guarujá e os sindicatos que representam TPAs, quadro de servidores e operadores privados. Citou também a conquista na manutenção da APS como empresa pública, freando o processo de desestatização do governo anterior. Para os próximos meses, a meta em conjunto com a APS é recuperar as avenidas perimetrais e estabelecer um cronograma para dragagem de aprofundamento e de manutenção nos berços e nas bacias de evolução. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Summit promovido pelo Grupo Tribuna coloca porto e indústria no centro dos holofotes

O Summit Porto-Indústria, promovido na quinta-feira (6) pelo Grupo Tribuna, em Santos, contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas. Deverá discutir a criação de ZPEs e a redução de carga tributária, fundamentais para atrair indústrias à Baixada Santista e levar mercadorias de valor agregado ao Porto de Santos. Especialistas nos setores portuário e químico também marcarão presença. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, ressaltou que hoje uma das ações mais importantes de um porto é atrair a atividade industrial para agregar valor às cargas que nele circulam, seja com indústrias perto do porto, ZPEs e atividades industriais de menor vulto, dentro das próprias instalações portuárias, como montagem, rotulagem, separação de mercadorias e embalagem. Íntegra para associados.

ND Mais: Acordo entre portos de Itajaí e Santos pode não acontecer, diz prefeito

Anunciada em coletiva de imprensa, a possível parceria entre os portos de Santos, em São Paulo, e de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, foi “inviabilizada”. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), afirmou, em discurso na Câmara de Vereadores na quinta-feira (29), que a parceria não deve acontecer. Segundo o prefeito, é preciso fazer a licitação definitiva para operação do terminal. A Antaq liberou, na quarta-feira (28), uma nova licitação, agora com prazo de dois anos. A Superintendência tem 15 dias para elaborar o edital e trabalha na proposta para transformar o porto em empresa pública, o que ainda deve passar pela aprovação da Câmara de Vereadores. Só depois disso um contrato definitivo de arrendamento dos berços deve ser feito. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Paranaguá deve registrar aumento na importação de fertilizantes nos próximos três meses

De março a abril a descarga de fertilizantes em Paranaguá subiu 10,32% (para 833.795 toneladas) e de abril a maio 4,36%, alcançando 870.186 toneladas. Nos primeiros cinco meses do ano o volume chegou a 3.924.395 toneladas, oriundas, principalmente, da Rússia (20,4%), China (19,7%), Canadá (18,6%) e Estados Unidos (8,8%). Estima-se que o volume desembarcado até o final do ano ultrapasse 9 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Secretário Nacional de Portos assume presidência do Consad em Paranaguá

O secretário Fabrizio Pierdomenico assumiu a Presidência do Consad dos Portos de Paranaguá e Antonina na sexta-feira (30). “A gestão será focada na melhoria, na qualidade e no crescimento dos portos públicos paranaenses”, completou. Para Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, a presença no secretário nacional de portos é importante para as discussões do Consad. Além de Pierdomenico, passa a integrar o Conselho o advogado Adão da Silva Junior. O mandato é de dois anos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco