Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
G1, Folha On-line, Estadão On-line e O Globo On-line: Rodovias federais têm 86 bloqueios nesta quinta, diz PRF; 15 estados e DF não têm ocorrências
A PRF informou que hoje, às 6h, havia 86 bloqueios em rodovias federais, nos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na manhã de quarta (2) eram 167 pontos. Segundo a PRF, 776 manifestações foram desfeitas. Ontem nas redes sociais o presidente Bolsonaro fez um apelo para a desobstrução das rodovias. Na noite de terça-feira (1º), o ministro Marcelo Sampaio divulgou uma nota dizendo que é preciso “evitar prejuízos ao País” e manter o funcionamento dos serviços e transportes para não haver desabastecimento. A nota de Sampaio vem num momento em que setores da economia pressionam por uma ação mais enfática do governo. Segundo o ministro, o Minfra tem monitorado a situação junto à PRF e mantido tratativas para resolver a questão. Segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública, foram dissolvidos 147 pontos de bloqueio em avenidas e rodovias de São Paulo. Íntegra para associados: G1, Folha, Estadão e O Globo.
Estadão On-line e Folha On-line: Balança comercial tem superávit de US$ 3,921 bilhões em outubro
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (ME) apontam que as exportações somaram US$ 27,298 bilhões em outubro, alta de 27,1% ante outubro de 2021, e as importações chegaram a US$ 23,377 bilhões (+19,8%). No ano, a balança comercial acumula superávit de US$ 51,639 bilhões, 11,7% menor do que o de igual intervalo do ano passado. Houve aumento de 19,1% nas exportações e de 29,3% nas importações do período. Íntegra para associados: Estadão e Folha.
Valor On-line: Embarques de milho brasileiro à China podem ter início em breve
A Administração Geral de Alfândegas da China publicou uma lista com 136 estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar milho ao país. Grandes tradings multinacionais presentes no Brasil, como Bunge, Louis Dreyfus Company, Cargill e Cofco International, estão entre as donas de unidades exportadoras autorizadas. As brasileiras Amaggi e 3tentos também tiveram plantas habilitadas. A ideia é enviar novas listas para aprovação dos chineses todos os meses. No Cadastro Geral de Classificação (CGC) do Mapa, 659 estabelecimentos estão ativos para a exportação. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Coluna do Broadcast): Infraestrutura diz que ‘ranço’ sobre investimento privado ficou para trás
A agenda de infraestrutura deve seguir inalterada no governo Lula, na expectativa de associações da área. Mais do que leilões de concessões, porém, é importante que os marcos regulatórios avancem para promover a atração de investimentos e a universalização dos serviços, já que o Orçamento público é insuficiente. A resistência em relação à iniciativa privada e a investidores nacionais e estrangeiros já foi superada. A ABCR lembra que “As concessões não são uma escolha ideológica, mas uma política de Estado. Esse ranço ficou para trás”. A Abdib salienta que não basta a aprovação de novos marcos regulatórios setoriais para impulsionar o investimento privado em infraestrutura. “É preciso determinar bem as regras para que os projetos saiam do papel”. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – p. a-7 (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Desestatização do Porto de Santos: poker aberto ou fechado?
No diálogo público promovido pelo TCU no day after do 2º turno das eleições, segundo captou a imprensa, a desestatização santista ‘subiu no telhado’ (de São Sebastião e Itajaí também): ‘Prefeito quer novo governo em debate’ (A Tribuna); ‘Problemas técnicos e políticos inviabilizam desestatização’ (Agência Infra); ‘Com vitória de Lula, ministério e TCU freiam privatização de Santos’ (Valor). Já pela versão remota, ela segue em marcha batida até o leilão. Em meio a tantas tecnicidades, não passaram despercebidos elegantes contorcionismos: das autoridades – logram enaltecer os resultados da atual gestão e reafirmar a necessidade de privatização – e das entidades – demonstram ‘preocupações’, fazem ‘ressalvas’ e propõem alternativas para pontos basilares do modelo, enquanto explicitam, no mínimo, ‘não oposição’ à desestatização. Íntegra para associados.
Boqnews: Prefeito Rogério Santos defende fortalecimento do CAP em painel da privatização
No evento ‘Diálogo Público’ sobre a desestatização do porto, promovido pelo TCU na segunda-feira (31), o prefeito Rogério Santos se colocou contrário à forma como o processo de privatização da administração portuária tem sido conduzido e defendeu que o CAP deveria voltar a ser representativo, e não mais consultivo. Santos reclamou que, a despeito das discussões sobre a privatização ter iniciado há três anos, passou a contar apenas há 10 meses com a participação dos municípios, que não tiveram seus pedidos atendidos. Já a pauta sobre a desestatização corre o risco de resultar deserta com a eleição de Lula. Pessoas próximas ao presidente eleito, como o deputado Alexandre Padilha, afirmaram que ele é contrário ao processo de privatização. No TCU, cresce a possibilidade de algum ministro pedir vista ao processo, o que praticamente inviabilizaria a realização do leilão neste ano. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-3): Temporada de cruzeiros deve ser a maior dos últimos 10 anos com mais de 560 mil turistas no Porto de Santos
A temporada de cruzeiros 2022/2023 começou ontem no Porto de Santos. Cerca de 561 mil turistas devem passar pelo terminal santista até 16 de abril. Santos vai receber 16 navios com um total de 142 escalas. A temporada pode gerar até R$ 390 milhões na economia local. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna.
G1 Santos, A Tribuna de Santos, BE News (p. 3) e Informativo dos Portos: Antaq monitora situação e impacto de bloqueios em rodovias nos portos brasileiros
Os bloqueios nas estradas estão causando impactos em alguns portos do país, segundo a Antaq. O Porto de Santos opera regularmente e com o acesso dos caminhões liberados, mas os portos do Sul apresentam atrasos na chegada aos terminais. O Painel Situação dos Portos em Tempo Real disponibilizado pela agência, n terça-feira (1º), mostra o status de operação portuária, o nível de criticidade e as vias de acesso a 34 portos públicos e sete terminais privados. É alimentado pelas gerências e unidades regionais, quase que instantaneamente. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna, BE News e Informativo dos Portos.
Imprensa setorial:
Editorial do Portogente: Rumo ao Porto de Santos 2050
É alvissareira a declaração do governador Tarcísio de Freitas de que quer olhar para os interesses de São Paulo e que “Vai ser fundamental o alinhamento com o governo federal”. Inovar o maior comércio marítimo do Hemisfério Sul, que passa pelo Porto de Santos, exige uma agência de desenvolvimento que atinja toda a sua hinterlândia, missão para a qual o comercial da autoridade portuária é insuficiente. O alinhamento com o governo federal proposto por Tarcísio é uma iniciativa estratégica para agregar a AGEM ao negócio portuário, e potencializar o desenvolvimento do Estado de SP em sentido amplo, pelo comércio marítimo. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Porto do Itaqui tem primeira movimentação de etanol à base de milho
O Porto do Itaqui movimentou neste mês a primeira carga de etanol anidro de milho, usado na composição da gasolina. A carga originária de Sorriso (da empresa FS Bio) foi recebida pela Granel Química envolvendo os modais rodoviário e ferroviário: de Sorriso a Porto Nacional (TO) e depois via ferrovia Norte-Sul até chegar a Itaqui. Até setembro a produção do combustível na safra 2022/23 na região centro-sul chegou a mais de 1 milhão de litros. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Comex do Brasil: Santos Brasil espera iniciar obras de 2 terminais de granéis líquidos ainda este ano
A Santos Brasil prevê que as obras dos seus dois terminais brownfields de granéis líquidos no Porto do Itaqui começarão ainda neste ano. O projeto foi aprovado tecnicamente e aguarda a assinatura no órgão ambiental. Em setembro a SB foi autorizada a operar seu primeiro terminal no porto maranhense, com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel. Itaqui é um porto hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com enorme potencial ligado ao agronegócio. Criada em 1997 para operar o Tecon Santos, a empresa completa em novembro 25 anos de operação. No último dia 24 de outubro, o maior navio porta-contêineres a escalar no porto santista atracou no Tecon Santos. Íntegra para associados: Portos e Navios e Comex do Brasil.
BE News (p. 6): Codern entrega terminal de sal de Areia Branca para a administração privada
Ontem a Codern oficializou a entrega do Terminal Salineiro de Areia Branca ao consórcio arrendatário Intersal, vencedor do leilão em novembro do ano passado. Agora o Tersab passa a se chamar Terminal Salineiro Intersal (TSI). O consórcio, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor, pretende investir R$160 milhões, em um contrato de 25 anos, em obras de recuperação estrutural da plataforma ampliada; dragagem do canal; aquisição de nova descarregadora de barcaças e instalação de guindastes giratórios. Íntegra para associados.
Portos e Mercados: Porto do Rio Grande realiza embarque de carga viva para a Turquia
O Porto de Rio Grande embarcou 8.200 cabeças de gado entre 26 e 27 de outubro, com destino ao Porto de Iskenderun. Realizou duas operações semelhantes nos meses de março e abril passados, quando 2.958 animais foram carregados com destino ao Egito. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Cosco Shipping investirá US$ 2,7 bilhões para aumentar participação nos principais portos da China
A Cosco Shipping Holdings anunciou planos de investir US$ 2,7 bilhões para aumentar sua participação nos portos chineses de Xangai e Guangzhou e US$ 2,9 bilhões para adquirir novos navios. A mudança vem após a Cosco ter obtido aprovação do governo alemão para seu plano de participação no Porto de Hamburgo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022