Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Privatização de portos é aposta do governo para atrair R$ 20 bilhões em investimentos
R$ 16 bilhões virão da privatização do Porto de Santos, previsto para o segundo semestre de 2022. O ineditismo e a complexidade das operações geram dúvidas quanto à capacidade do governo de entregá-las em ano eleitoral. A largada foi dada com a Codesa, que será leiloada no primeiro semestre do ano, em modelo praticamente igual ao de Santos. Usuários dos portos alertam quanto à possibilidade de elevação de tarifas portuárias e a insegurança jurídica quanto aos contratos de arrendamento. Segundo o secretário Diogo Piloni, as modelagens da Codesa e do Porto de Santos contam com uma diminuição no valor de tarifas em relação ao que hoje é praticado. Em Santos, perspectiva é de redução média de tarifa de 30%. Íntegra para associados.
Estadão: No 4º ano de mandato, governo tenta deslanchar programa de privatizações
O governo Bolsonaro chega ao último ano do mandato sem ter privatizado uma única estatal, apesar da promessa em 2019 de se desfazer de 17 empresas. As apostas foram renovadas para 2022, com sete empresas na lista, incluindo Codesa, SPA, Eletrobras e os Correios. Há desconfiança do mercado. O risco está cotado principalmente para os ativos que deverão ser leiloados no segundo semestre, marcado pelo pleito eleitoral, como é o caso do Porto de Santos. Íntegra para associados.
Estadão On-line, O Globo On-line, Folha On-line e Valor On-line: Balança comercial fecha 2021 com resultado positivo de US$ 61 bilhões, recorde histórico
De acordo com os dados da Secex, o resultado da balança comercial de 2021 foi 21,1% superior ao de 2020, quando houve superávit de US$ 50,4 bilhões. A corrente de comércio avançou 35,8% na comparação com o ano anterior. As exportações somaram US$ 280,394 bilhões (alta de 34%) e a importações chegaram a US$ 219,386 bilhões (alta de 38,2%). O crescimento das importações em 2021 está relacionado com o aumento do dólar e a compra de combustíveis e energia elétrica em meio à crise hídrica e também às compras de vacinas e insumos industriais. Para 2022, a Secex prevê um saldo comercial de US$ 79,4 bilhões, um aumento de 30% em relação a 2021. Íntegra para associados: Estadão, O Globo, Folha e Valor.
O Globo On-line, Valor On-line e Folha On-line: Após empresas interromperem operação de cruzeiros no Brasil, governo anuncia suspensão da atividade
Após as empresas que operam cruzeiros marítimos interromperem por conta própria as operações no país, cinco ministérios (Casa Civil, Saúde, Infraestrutura, Justiça e Turismo) anunciaram ontem à noite, em nota conjunta, a decisão de acatar recomendação da Anvisa e suspender a temporada de navios turísticos no país até 21 de janeiro. O ministro do Turismo, Gilson Machado, defende que sejam afrouxadas as regras de controle da Covid-19 para permitir a retomada dos cruzeiros. Íntegra para associados: O Globo, Valor e Folha.
Imprensa setorial:
Jornal do Comércio (RS): Exportação de móveis tem alta de 50% em 2021 no Tecon Rio Grande
Em 2021 foram movimentados 9.568 TEU (88,6 toneladas) no Tecon Rio Grande, o maior volume contabilizado pelo terminal em 13 anos. As exportações de cargas do setor moveleiro nacional aumentaram mais de 55%: de US$ 487,6 milhões, entre janeiro e outubro de 2020, para US$ 757,3 milhões no mesmo período de 2021, de acordo com dados da Secex. O Rio Grande do Sul é responsável por 29,6% do total de exportações e o Porto do Rio Grande é um ponto estratégico de escoamento dessa produção. Íntegra para associados.
Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. a-8): Anvisa registra 798 casos de covid em cruzeiros em nove dias
A Anvisa informou que, de 26 de dezembro a 3 de janeiro, foram registrados 798 casos de covid-19 em cruzeiros marítimos, dos quais, 502 casos foram em tripulantes, o que representa 63% das pessoas contaminadas desde o início da temporada dos cruzeiros. Segundo a Anvisa, a mudança no cenário epidemiológico decorreu do surgimento da ômicron. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) criou vários protocolos de acompanhamento da pandemia, monitorando cada embarcação. A Tribuna de Santos informa também que os passageiros que deixaram de embarcar, os que tiveram de permanecer em suas cabines durante a viagem e aqueles que tiveram o passeio encerrado antes do previsto por conta da covid-19 terão ressarcimento dos valores pagos. Íntegra para associados: Santa Portal, A Tribuna 1 e A Tribuna 2.
Imprensa segmentada:
Modais em Foco: Porto Itapoá investirá R$ 750 milhões na sua ampliação
Em 2021, ao completar 10 anos de operação, o Porto Itapoá se consolidou como o quinto maior do Brasil em movimentação de contêineres, com crescimento de mais de 12% em relação a 2020. Também no ano passado iniciou um projeto de captação de recursos para ampliar sua capacidade para 1,6 milhão de TEU e da área de pátio para 450 mil m². Íntegra para associados.
Portos e Navios: Canal de Suez fatura em 2021 US$ 6,3 bilhões e registra sua maior tonelagem
A Autoridade do Canal de Suez divulgou no domingo (2) que a receita do ano passado cresceu 12,8%, em comparação com a de 2020. Passaram pela hidrovia 20.649 embarcações, um aumento de 10% em comparação com o ano anterior. Quase 10% do comércio mundial, incluindo 7% do petróleo, passam pelo canal. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Los Angeles multará armadores por contêineres vazios
O porto de Los Angeles anunciou que, a partir de 30 de janeiro, as companhias marítimas deverão pagar US$ 100 por um contêiner vazio que permaneça no porto por nove dias, com incrementos de US$ 100 ao dia até a saída do contêiner do terminal. A taxa está sujeita à aprovação da Comissão Portuária de Los Angeles. O reposicionamento de contêineres vazios fora desse porto vem crescendo desde 2018, com aumento de 29,21% entre 2020 e 2021. As taxas cobradas pela carga remanescente serão destinadas a melhorar a eficiência, acelerar a velocidade da carga e lidar com os impactos do congestionamento. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022