Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/03/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Preço do combustível de navegação dispara e deve pressionar frete de cargas

Segundo a S&P Global Platts, os preços dos fretes de cargas atingiram recordes históricos na América Latina após o início do conflito no Leste Europeu. No Porto de Santos, se aproximam dos US$ 1.000 (R$ 5.000) por tonelada. Companhias de navegação dizem que essa é a principal preocupação do setor, que já convive com fretes elevados desde que a paralisação da atividade industrial no início da pandemia desequilibrou a logística global. Já Centronave diz que os impactos da guerra no transporte de contêineres ainda são localizados na região do conflito. Na terça-feira (1º), de acordo com a S&P Global Platts, o bunker com 0,5% de enxofre bateu US$ 798 (R$ 4.000) por tonelada em Santos. Segundo a ABA, a cotação chegou a bater US$ 900 (R$ 4.500) nesta quinta-feira (2). No início de 2020, oscilava em torno de US$ 680 por tonelada. Íntegra para associados.

Folha On-line (Deutsche Walle): Guerra na Ucrânia paralisa parte da frota mercante global

A Associação Alemã de Armadores (VDR) avalia que cerca de 100 navios da frota mercante mundial, incluindo alemães, estejam parados, sem possibilidade de seguir viagem, em portos no Mar Negro e no adjacente Mar de Azov, uma semana após o início da invasão russa à Ucrânia. A entidade apelou às partes em conflito para “garantirem que – além da população ucraniana – os homens e mulheres a bordo, independentemente da nacionalidade, não venham a se tornar vítimas desta guerra”. Tripulantes das duas nações em conflito representam 14,5% de todos os 1,89 milhão de marinheiros no mundo. Quase 200 mil são russos e 76 mil são ucranianos. Íntegra para associados.

O Globo On-line, Correio Braziliense On-line e Valor Econômico: Brasil só tem estoque de fertilizantes para três meses, diz associação

A Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) destaca que é prematuro avaliar em profundidade os possíveis impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia no agronegócio brasileiro. A crise no abastecimento já existia antes da guerra, com as sanções aplicadas à Bielorrússia. Os portos de Paranaguá e Antonina no momento estão abarrotados com os fertilizantes que abastecerão o mercado brasileiro nos próximos meses. Segundo a APPA a capacidade estática total dos armazéns – de 3 milhões de toneladas – está toda ocupada. Além disso, ontem estavam atracados dois navios em Antonina e três em Paranaguá descarregando o produto e outros 12 estão programados para descarregar nos próximos 30 dias. Juntos, somam carregamentos de mais 1 milhão de toneladas. Íntegra para associados: O Globo, Correio e Valor.

Estadão On-line e Valor On-line: Soja impulsiona exportações e balança comercial tem superávit de US$ 4 bilhões em fevereiro

Impulsionadas pelas vendas em alta de grãos, especialmente soja, e ainda sem refletir os eventuais impactos do conflito no Leste Europeu, as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 4,049 bilhões em fevereiro. As vendas somaram US$ 22,913 bilhões (+32,6%) e as compras do exterior chegaram a US$ 18,863 bilhões (+22,9%). Mas guerra da Rússia contra a Ucrânia pode mudar a dinâmica de preços e volumes das exportações e intensificar a das importações, segundo a AEB. Principal produto importado pelo Brasil, a compra de adubos e fertilizantes, que tem como maior fornecedor a Rússia, caiu 7,1% no mês passado, embora não seja atribuído à guerra, iniciada na semana passada. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Imprensa regional:

G1 Santos, A Tribuna de Santos, Santa Portal e Portal BE News: Secretário nacional de Portos afirma que governo está ‘preparado para o pior cenário’ diante da guerra na Ucrânia

O secretário Diogo Piloni, em visita técnica ontem às obras do novo terminal de celulose da Eldorado Brasil no Porto de Santos, falou sobre as atitudes que os ministérios estão tomando para que não falte o insumo ao agronegócio brasileiro. Piloni também comentou a desestatização do Porto de Santos, em consulta pública até 16 de março, e avalia a possibilidade de uma nova audiência pública nesse período. Íntegra para associados: G1, A Tribuna, Santa Portal e BE News.

A Tribuna de Santos (p. A-8): Empresa investe R$ 500 mi em novo terminal de celulose

Com previsão de entrega para 2023 e investimento de R$ 500 milhões, o novo terminal da Eldorado Brasil possibilitará ao Porto de Santos se tornar referência em celulose no Brasil, avalia o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral. O gerente-geral de logística da Eldorado Brasil, Flávio da Rocha Costa, disse que as obras deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2023 e as operações terão início até meados do ano. Íntegra para associados.

Diário do Porto: Cia. Docas RJ começa 2022 com alta no faturamento

A CDRJ iniciou 2022 com um faturamento de R$ 64,3 milhões nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, um aumento de 55,4% ante o resultado de dezembro de 2021. O Porto do Rio de Janeiro faturou R$ 17,8 milhões, superando em 3,9% a média de todo o ano de 2021, como reflexo direto do crescimento da movimentação de contêineres. A movimentação de carga conteinerizada atingiu 0,685 milhão de toneladas – alta de 0,075 milhão em relação a dezembro do ano passado. Íntegra para associados.

G1 Rondônia: Porto Organizado de Porto Velho sofre sanção e pode ter alfandegamento suspenso pela Receita Federal

A Delegacia da RFB emitiu uma sanção administrativa contra o Porto Organizado de Porto Velho devido à “reincidência no descumprimento de requisitos de alfandegamento”, conforme publicado ontem no DOU. Exige a instalação de câmeras de monitoramento, controle de segurança de entrada e saída de pessoas do local e questões de ordem fiscal. O porto terá o prazo de 30 dias para regularizar a situação junto à Alfândega. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Antaq debate classificação de embarcação mercante

A Antaq realizou ontem nova audiência pública para discutir os critérios necessários ao “enquadramento de embarcação como efetivamente operante e pertencente a um mesmo grupo econômico”. O art. 14 da Lei nº 14.301, de 6/01/2022, que institui o programa BR do Mar, incumbiu a agência de regulamentar esses dois pontos. O processo segue até dia 14/01. As contribuições podem ser feitas a partir do acesso em https://www.gov.br/ antaq/pt-br. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Custos para envio de informações ao API Recintos serão absorvidos pela RFB

A RFB conseguiu um encaixe orçamentário que absorverá os custos relativos à transmissão de informações para o API-Recintos, que inverte a dinâmica de disponibilização e obtenção dos dados de controle aduaneiro, a partir da concentração e integração entre os sistemas dos recintos e os da Receita em tempo real. Dessa forma, a transmissão desses dados não será mais custeada pelos recintos alfandegados usuários, ao contrário do que havia sido sinalizado na ‘Notícia Siscomex Sistemas 007/2021’. Em comunicado na última sexta-feira (25), a Coana reforçou que os locais atualmente alfandegados terão até 20 de junho de 2022 para se adaptarem aos novos requisitos técnicos e operacionais e demais exigências da Portaria 143/2022. A partir dessa data, deverão adotar obrigatoriamente a transmissão das informações ao API-Recintos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco