Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line e CNN Brasil: Confinamento em Xangai afeta abastecimento global e cria congestionamento de navios em porto

O porto de Xangai está funcionando com metade de sua capacidade há um mês. Milhares de navios estão fazendo filas no porto e arredores, aumentando os temores sobre os impactos nas cadeias de suprimentos globais, principalmente em relação a atrasos e aumento de custos.

Contêineres importados são deixados sem vigilância nos pátios por até 12 dias, em comparação com o prazo de 4 dias e meio em vigor antes do bloqueio. O tempo necessário para os navios que aguardam um cais no Porto de Yangshan, ao sul de Xangai, aumentou para dois dias, em vez de 12 horas até o fim de março. Caso o lockdown se estenda por muito tempo, o Brasil pode presenciar uma inflação de demanda, quando o preço dos produtos sobe por falta de oferta. A indústria automotiva brasileira é a que mais vai sofrer com a situação. Os primeiros portos que estão sentindo esses efeitos são Santos e Paranaguá. Íntegra para associados: Estadão e CNN.

Valor Econômico (artigo da secretária nacional de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa): Logística brasileira, realidade x ficção

Na esteira dessa visão de Estado máximo permanecemos muito longe de ver encaminhadas soluções para gargalos históricos que impactam até hoje o Custo Brasil. E, para piorar, o país paga, ainda, o “pedágio” da imprudência fiscal de décadas passadas. O desafio é imenso e necessita de uma combinação entre um Estado eficiente e um setor privado efetivamente empreendedor. Avançamos no ambiente pro business, com segurança jurídica, abertura de mercados, desburocratização e evolução nos marcos regulatórios. E não podemos retroceder. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel): Fundo para bancar obras fora do teto é estratégia para destravar privatizações

O ministro Paulo Guedes, aposta em destinar recursos oriundos de privatizações para investimentos e obras como uma forma de quebrar a resistência do Congresso Nacional à venda de ativos estatais. O Ministério da Economia planeja retirar do alcance do teto de gastos as obras públicas bancadas com recursos obtidos com a privatização de empresas estatais ou a venda de ações em poder da União. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8) e Santa Portal: Praticagem mira tecnologia espacial

O principal objetivo do protocolo de intenções assinado ontem, em Santos, entre a Praticagem do Brasil e a Agência Espacial Brasileira (AEB) é usar a tecnologia espacial para melhorar a atividade dos práticos nos portos brasileiros. Um dos efeitos práticos dessa tecnologia é a possibilidade de preparação dos práticos para eventos extremos e a segurança das operações. “Se você colocar boias em canais e em outros locais para entender melhor o meio ambiente, a hora que você tem outros sensores e consegue trazer outras informações, certamente, as pessoas que são especialistas na área vão conseguir tirar melhor resultado daquilo, aumentando, como o calado dinâmico”, declarou a AEB. Íntegra para associados: A Tribuna e Santa Portal.

G1 Santos, A Tribuna de Santos e Diário do Litoral: Receita Federal retém mais de 19 toneladas de rolamentos falsos no Porto de Santos

Ontem, a Alfândega de Santos reteve 19,2 toneladas de rolamentos falsificados, avaliados em R$ 15 milhões. O material é utilizado na fabricação de motores, máquinas, turbinas, equipamentos hospitalares. A área de Gestão de Riscos do órgão selecionou a carga e, após a inserção de parâmetros e a verificação física, foi possível confirmar que a mercadoria era falsa. Imagens de escâneres também foram utilizadas no processo. A carga será destruída. Íntegra para associados: G1, A Tribuna e Diário do Litoral.

AEN: Porto de Paranaguá recebe navio com tecnologia sustentável inovadora

O navio MV “Afros”, que descarrega fertilizantes no berço 209 do Porto de Paranaguá, funciona com velas rotatórias que reduzem o consumo de combustível e permitem mais velocidade na navegação. Com bandeira das Ilhas Marshall, o navio atracou na última quinta-feira (26), vindo do porto da Klaipeda, na Lituânia, com 48 mil toneladas de cloreto de potássio. Ontem seguiu para a Argentina e tem previsão de voltar ao Paraná ainda este mês. É o primeiro graneleiro do mundo a usar um sistema de propulsão assistida pelo vento e possui, ainda, sistemas inovadores que evitam derramamento de granéis e de óleo e acidentes de trabalho. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Consulta pública sobre planos setoriais do PNL será lançada em julho

O MinFra vai lançar em julho a nova etapa do Plano Nacional de Logística para consulta pública, segundo a secretária Natália Marcassa, em evento promovido Fiesp em parceria com o TCU, para debater investimentos públicos, na quinta-feira (28). A secretária lembrou que, a partir da conclusão dos planos setoriais, todos os investimentos da pasta com recursos públicos e as concessões serão pautados pelos planos. Afirmou que os resultados vão basear as propostas do próximo PPA (Plano Plurianual) que será analisado pelo Congresso em 2023. Íntegra para associados.

Agência Porto: ANTAQ realizará na quinta-feira (5) audiência pública sobre resolução de conflitos entre regulados

A audiência pública virtual, amanhã, às 15h, visa ao aprimoramento da proposta de norma que estabelece os procedimentos administrativos para resolução de conflitos entre os agentes do setor regulado pela Antaq. Para acompanhar a audiência, acesse: https://youtu.be/_hlg9820_vc. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Antaq lança aplicativo voltado para segurança dos passageiros do transporte aquaviário

Ontem, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, e o diretor substituto, José Renato Fialho, lançaram o aplicativo Navegue Seguro, que permitirá a consulta de empresas e embarcações de transporte de passageiros e/ou cargas autorizadas pela agência. O Navegue Seguro fornece informações sobre a regularidade em travessias internacionais, interestaduais ou intermunicipais em diretriz de rodovia federal; e de embarcações da navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional, seja ele exclusivo para passageiros ou misto (passageiros e cargas). Íntegra para associados.

Portos e Navios: Transporte de cargas por trilhos tem queda de 2,2% em março, mas avança no 1T2022

A produção ferroviária das seis concessionárias que compõem a ANTF (Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística, Rumo, Transnordestina Logística, VLI e Vale) apresentou baixas em segmentos de granéis minerais (-4,9%) e agrícolas (-1,4%) em comparação a março de 2021. Os destaques positivos no período vêm dos setores de combustíveis (+4,7%), contêineres (+21,1%) e demais cargas (+16,7%). No último ano, o milho foi a carga que mais aumentou a presença no modal. Íntegra para associados.

Agência Porto: Bruno Eustáquio é nomeado secretário-executivo do MInfra. Felipe Queiroz assume SNTT

Conforme publicado no DOU, no comando da Secretaria-Executiva do MinFra assume o especialista em políticas de Infraestrutura Bruno Eustáquio, que ocupava o cargo de secretário-executivo adjunto da pasta desde 2019. Atual secretário-executivo substituto do Minfra, Felipe Queiroz assume como titular da SNTT. Já o ex-chefe de gabinete do ministro, o engenheiro e perito da Polícia Federal Alan de Oliveira Lopes, foi designado como secretário-executivo ajunto do MInfra. A chefia do gabinete do ministro ficará a cargo de Leandro Monteiro de Souza Miranda, antigo chefe de gabinete da Secretaria-Executiva do MInfra. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco