Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Brasil amplia rota amazônica dentro de plano sul-americano para integrar quatro portos até o Pacífico
O Brasil revisou as rotas do plano de integração sul-americana e ampliou o traçado feito na região amazônica com apoio de Peru, Equador e Colômbia. A rota 2, que passa a se chamar rota amazônica, agora vai desembocar em quatro portos no oceano Pacífico: Tumaco (Colômbia); Manta (Equador); e Paita e Chancay (Peru). O traçado original ligava Manaus, no estado do Amazonas, a Manta. A rota ampliada é uma das principais apostas do governo Lula para expandir a integração com a Ásia. Apelidado de PAC da Integração, o plano é composto por cinco rotas. O objetivo é impulsionar a corrente comercial dos países da região e abrir canais para escoar mais rápido os produtos brasileiros e sul-americanos via Pacífico. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Bloomberg): Conflito no Mar Vermelho gera efeito cascata no frete marítimo
Quase seis meses após a incansável campanha de ataques dos rebeldes houthis do Iêmen em protesto contra a guerra de Israel em Gaza, as consequências econômicas continuam a aumentar. Com o desvio das rotas dos navios do Canal de Suez para o Cabo da Boa Esperança, para evitar os ataques no Mar Vermelho, seus cronogramas imprevisíveis causam gargalos nos principais portos asiáticos, com escassez de contêineres vazios em alguns pontos e excesso em outros. Os prazos de entrega para os EUA e Europa ficam mais longos e o custo do frete aumenta. A consultoria Sea-Intelligence calculou que a mudança de rota aumentou o tempo de trânsito mínimo médio em quase 40% da Ásia para o Mediterrâneo, e em 15% para o norte da Europa. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Temporada de cruzeiros movimenta mais de R$ 4 milhões no Amazonas
A temporada de cruzeiros 2023/2024 no Amazonas gerou uma receita direta de mais de R$ 4 milhões na economia local, segundo dados divulgados ontem pela Amazonastur. Durante o período, passaram pelo estado 17 navios internacionais e aproximadamente 23 mil turistas estrangeiros. Íntegra para associados.
O Globo: Pedágio ‘free flow’, ambulância e guincho pagos: como é a concessão ‘light’ que o governo desenha para rodovias
O Ministério dos Transportes está fechando, em parceria com o Banco Mundial, um modelo light de concessões de rodovias, que deve ficar pronto no segundo semestre. Nesse novo formato, o concessionário só ficaria responsável pela manutenção da infraestrutura da estrada, sem custear serviços extras, como ambulância e reboque mecânico, que seriam pagos à parte pelo usuário, em caso de necessidade. O foco são rodovias menores, com tráfego mediano, e o objetivo é viabilizar a melhoria contínua da qualidade da malha rodoviária do país, sem onerar o Tesouro Nacional nem o usuário. Com o modelo “enxuto”, poderia ser cobrada uma tarifa de pedágio compatível com a realidade econômica das localidades. Íntegra para associados.
Isto É e Portal Uol: RS: reconstruir e adequar rodovias a mudanças do clima custará R$10 bi
O governo do Rio Grande do Sul estima que precisará de pelo menos R$ 3 bilhões para consertar os estragos que os temporais do último mês causaram em parte das rodovias e pontes sob responsabilidade do estado. O governador Eduardo Leite não descarta, contudo, a hipótese de o estado destinar até R$ 10 bilhões para adaptar estradas e pontes às mudanças climáticas em curso. Segundo Leite, requalificar a infraestrutura, tornando-a mais resistente, é uma forma de tentar evitar que volte a ser destruída por chuvas fortes e deslizamentos de terra. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram mais de 80% das estradas – o equivalente a cerca de 13,7 mil km – do estado, segundo dados do governo. Íntegra para associados: Isto É e Portal Uol.
CNN Brasil e Valor On-line: Aeroporto de Porto Alegre deve ser reaberto só em dezembro, diz concessionária
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, só deve ser reaberto em dezembro de 2024, de acordo com a concessionária Fraport. O anúncio foi feito após uma vistoria na estrutura. Durante a visita técnica realizada ontem, ficou programada uma nova vistoria para julho, com objetivo de analisar o impacto da enchente na pista de pousos e decolagens do aeroporto e, por consequência, tratar da recomposição do asfalto. Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor On-line.
Imprensa regional:
Santa Portal: TST garante exclusividade na contratação de trabalhadores junto ao Ogmo
A exclusividade de contratação de trabalhadores portuários entre aqueles inscritos no Ogmo foi ratificada pelo TST ao julgar procedente o recurso de revista interposto pelo Sintraport. Em decisão monocrática, o ministro relator Paulo Régis Machado Botelho anotou que o TST já firmou o entendimento de que, após a vigência da Lei nº 12.815/2013, a contratação de trabalhadores portuários deve ser realizada exclusivamente entre os registrados no Ogmo, incluindo os de capatazia. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Maersk anuncia cobrança de Taxa de Combustível Fóssil a partir de julho
A Maersk divulgou na sexta-feira (31) que vai unificar duas sobretaxas relacionadas ao óleo bunker em uma Taxa de Combustível Fóssil (FFF, em inglês). A partir de 1º de julho, todos os novos contratos vão considerar o FFF. O objetivo é antecipar futuras regulamentações que obriguem o uso de novos combustíveis. Em comunicado aos clientes, a transportadora explicou que pretende simplificar custos. Atualmente, existem dois tipos de sobretaxas relacionadas ao combustível para frete marítimo: o Fator de Ajuste de Bunker (BAF) e a Sobretaxa de Baixo Teor de Enxofre (LSS). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Audiência pública para discutir detalhes dos contratos de concessão em portos públicos é definida
A ANTAQ definiu a data da Audiência Pública 08/2024 para o dia 10 de junho, com início às 15h. A audiência é voltada ao recebimento de contribuições para o aprimoramento da proposta normativa de alteração da Resolução ANTAQ nº 85/2022, para regulamentar a revisão extraordinária dos contratos de concessão nos portos públicos. Além disso, também pretende aperfeiçoar o item que regulamenta o mecanismo de Proposta Apoiada da Resolução ANTAQ nº 61/2021, que permite alteração de alguns pontos dos contratos de concessão, como investimentos previstos, desde que acordados com os usuários. A audiência pública será transmitida pelo canal do YouTube da Agência. Íntegra para associados: Agência Porto e A Tribuna de Santos.
Portal BE News: Governo de SC assina protocolo para obras da Baía de Babitonga
O governo de Santa Catarina assinou um protocolo de intenções para buscar alternativas para viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga. O documento é a primeira etapa de viabilização do custeio da obra, orçada em aproximadamente R$ 300 milhões. Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá integraram ao acordo, que vai envolver a definição do modelo de financiamento da obra, bem como as licenças ambientais, contratação, execução e acompanhamento dos trabalhos. Íntegra para associados.
Portos e Navios e Portal BE News: ABTP leva representantes do setor portuário ao Porto de Houston
Uma delegação com mais de 60 integrantes, entre executivos do alto escalão de empresas e representantes do setor portuário brasileiro, além de autoridades governamentais, está em Houston desde o dia 2/06, onde permanece até o dia 7. A missão executiva e técnica de intercâmbio é organizada pela ABTP. A missão tem como objetivo subsidiar a elaboração de propostas de melhorias ao setor portuário nacional. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal BE News.
Logweb: Hapag-Lloyd e IKEA se unem para promover transporte marítimo mais limpo
A Hapag-Lloyd iniciou uma cooperação com as Operações da Cadeia de Fornecimento da IKEA para descarbonizar os envios de seus contêineres provenientes da Ásia, marcando um passo importante em direção a uma indústria marítima mais sustentável. Entre março deste ano e fevereiro de 2025, ambas as empresas concordaram em usar a melhor opção de produto para biocombustíveis, o “Ship Green 100”, que funciona à base de resíduos, em vez de óleo combustível naval convencional. O resultado esperado para a IKEA, durante esse período, é reduzir as emissões de CO2 em torno de 100.000 toneladas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024