Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line e Correio Braziliense On-line: Ainda sob efeito da pandemia, produção industrial fica estável em junho

Segundo o IBGE, o resultado de junho foi marcado pelo predomínio de desempenhos negativos entre 14 dos 26 segmentos pesquisados. O destaque negativo foi a queda de 3,8% na produção de veículos, atingida, principalmente, pela falta de matérias-primas, como os microchips usados nos carros, o que deixa claro que a crise causada pela covid-19 está longe de ficar para trás. Desde o segundo semestre do ano passado, a escassez e o encarecimento dos insumos são atribuídos à alta do dólar e a uma desorganização nas cadeias globais da indústria, inclusive por problemas logísticos. O segundo trimestre terminou com queda de 2,5% ante os três primeiros meses do ano. Íntegra para associados: Estadão e Correio.

Estadão (artigo dos diretores do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento, Sandra Polónia Rios e Pedro da Motta Veiga): Setores da indústria tentam barrar qualquer avanço na abertura comercial da economia do Brasil

Cresce a mobilização de congressistas por entidades empresariais que têm seus interesses contrariados, apresentando projetos legislativos para se opor a medidas liberalizantes anunciadas pelo Executivo. Exemplos dessas iniciativas que tramitam no momento no Congresso Nacional são alterações à MP 1040/2021, voltada para a modernização do ambiente de negócios com disposições na área de comércio exterior, e ao PL 537/21, que “dispõe sobre as condições e limites aplicáveis à alteração de alíquotas do imposto sobre a importação de produtos”. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Portal Engeplus: Porto de Imbituba bate recorde histórico de operação mensal

O Porto de Imbituba fechou julho com o melhor resultado operacional mensal de sua história. Movimentou 717,8 mil toneladas, um crescimento de 30% em relação a julho de 2020. Houve 28 atracações de navios no último mês. Os maiores volumes foram de coque, farelo de soja, milho, trigo e malte, ureia, hulha betuminosa, contêineres, sal, celulose, soda cáustica e geradores. As importações representaram 63,3%, exportações 28,2% e cabotagem 8,5%. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): TRT permite não avulsos em empresa

Ontem a 11ª Turma do TRT-2 confirmou a decisão de que uma empresa de aluguel de máquinas e equipamentos que atua no Porto de Santos poderá contratar trabalhadores com vínculo empregatício sem que sejam necessariamente portuários avulsos com registro no Ogmo. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-8): Porto 360° recebe diretora da Antaq

Com o tema Gente Certa no Lugar Certo, o programa ancorado por Maxwell Rodrigues com a convidada Flávia Takafashi será veiculado hoje, às 19h45, nas redes sociais do Grupo Tribuna. Íntegra para associados.

Santa Portal: Ministro da Infraestrutura vai estudar abrir posto da ANTT em Santos

A reivindicação dos caminhoneiros autônomos de abrir um posto da ANTT em Santos tem o apoio da deputada federal Rosana Valle, que obteve a promessa do ministro Tarcísio de Freitas. O posto permitirá a fiscalização e cumprimento das leis que garantem aos caminhoneiros o pagamento do preço mínimo do frete, o ressarcimento do pedágio e das despesas com estadia, além de combater a evasão fiscal. Íntegra para associados.

Jornal Pequeno e Portos e Navios: Porto do Itaqui inicia escoamento da safra do milho

O Porto do Itaqui movimentou 600 mil toneladas em nove navios no mês de julho. O milho produzido na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Mato Grosso segue, por meio desse porto, principalmente (32%) para o Egito. A movimentação total de grãos no período de janeiro a julho atingiu 8,6 milhões de toneladas, considerando as operações do Tegram e da VLI. A previsão é ultrapassar a marca das 13 milhões de toneladas até o final deste ano. A Emap também projeta um crescimento da carga de retorno nos próximos anos a partir da expansão de projetos ferroviários que podem aumentar entre 10 milhões e 20 milhões de toneladas a capacidade de recepção. O crescimento do porto tem se baseado no tripé: granéis líquidos, granéis sólidos e fertilizantes. Íntegra para associados: Jornal Pequeno e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Itajaí cria fórum de defesa permanente para discutir manutenção da autoridade portuária municipal

O “Fórum de Defesa”, criado ontem em encontro com autoridades municipais, Superintendência do Porto de Itajaí, entidades patronais e sindicatos, tem por objetivo alinhar diretrizes, mobilizar a população sobre o processo de desestatização e o novo modelo de gestão portuária, a serem apresentados no próximo dia 25, com a presença dos representantes da SNPTA e EPL. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Ordem de Serviço regula o uso dos berços de atracação do Porto do Rio Grande

A Superintendência dos portos do Rio Grande do Sul homologou, na segunda-feira (2), a Ordem de Serviço que regula o uso dos berços de atracação do Porto do Rio Grande. O novo documento foi construído de forma conjunta com os operadores portuários. Também foi divulgado o novo sistema de registro de ocorrências. Íntegra para associados.

Portos e Navios: EBNs esperam que DT-e não se torne mais um documento exigido

A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC) defende que o documento eletrônico de transporte precisa funcionar de fato como um documento único, integrando todos os órgãos que demandam informações nas três esferas: federal, estadual e municipal. Do contrário, será mais um documento necessário ao transporte doméstico. A MP 1.051/2021, que cria o DT-e, ainda tramita no Senado e, segundo a associação, o texto aprovado na Câmara dos Deputados indica que ele contém muitas das informações duplicadas. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Movimentação portuária na região Nordeste cresce 2,68% no período janeiro-maio

A movimentação portuária na região Nordeste somou 124,7 milhões de toneladas de janeiro a maio de 2021. Os dados foram divulgados pelo diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ontem, durante o Nordeste Export, em São Luís. Nos primeiros cinco meses do ano, os terminais privados movimentaram 92,5 milhões de toneladas, crescimento de 1,08%, e os portos públicos 32,2 milhões de toneladas (+ 7,56%). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco