Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É On-line, Agência Porto e Portos e Navios: Governo publica portaria sobre habilitação de empresas em BR do Mar
Ontem o governo editou a portaria nº 976/2022, que define as regras para a habilitação de empresas que poderão se enquadrar no programa BR do Mar. Com isso, as empresas brasileiras de navegação já podem acessar a plataforma para requerer a habilitação. O procedimento é 100% digital, sem custos e simplificado. A partir da habilitação, as empresas poderão afretar embarcações estrangeiras para operar no modal. Íntegra para associados: Isto É, Agência Porto e Portos e Navios.
Valor Econômico: Importações de fertilizantes ganham força no Arco Norte
À medida que o cultivo de grãos avança na confluência entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) e no norte do Mato Grosso, os portos do Arco Norte tornam-se mais atraentes para os prestadores de serviços logísticos. E, assim como os embarques de soja, as importações de adubos também ganham espaço nessa parte da costa. Os portos de Santarém, Belém, Itaqui e Salvador movimentaram 4,4 milhões de toneladas de adubos entre janeiro e junho deste ano. O volume, que correspondeu a 25% de todas as importações do país no período, é 39% maior que o do primeiro semestre de 2021. Íntegra para associados.
Folha On-line (Vaivém das Commodities): Exportações do agro crescem, e país chega a US$ 1 tri no acumulado de dez anos
As exportações do agronegócio atingiram US$ 140 bilhões nos últimos 12 meses. A evolução das receitas ocorre devido à forte demanda externa por produtos agropecuários e à alta dos preços nos últimos meses. Mas a partir do final de julho, as negociações internacionais começaram a ser feitas em patamares menores. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Leilões de rodovias mineiras preveem até R$ 10 bi em obras
O governo de Minas Gerais planeja realizar, na semana que vem, uma sequência de três leilões de concessões rodoviárias. Ao todo, estão previstos cerca de R$ 10 bilhões de investimentos – caso todos os projetos consigam de fato atrair o interesse do setor privado. Na segunda (8), deverá ser realizada a concorrência do primeiro ativo, o lote Triângulo Mineiro. Na sexta (12), estão marcados os leilões das PPPs do Rodoanel de Belo Horizonte e do lote Sul de Minas. Íntegra para associados.
Valor On-line: Lucro líquido da Maersk mais que dobra no 2º trimestre para US$ 8,59 bi com frete em alta
A Maersk reportou lucro líquido de US$ 8,59 bilhões no segundo trimestre de 2022, mais do que o dobro do lucro de US$ 3,71 bilhões do mesmo período do ano anterior, refletindo o aumento das tarifas de frete. A receita cresceu 52%, para US$ 21, 65 bilhões. A receita em sua unidade de transporte aumentou 57%, para US$ 17,41 bilhões, impulsionada por taxas de frete significativamente mais altas causadas por gargalos e congestionamentos nas cadeias de suprimentos globais. Os fretes aumentaram 64% no ano, impulsionados por contratos e taxas de embarque em rotas da Ásia para a Europa e para a América do Norte. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8) e BE News (p. 6): Governo estuda mudar regra do leilão do Porto de Santos
O MInfra analisa duas alterações no processo de desestatização do Porto de Santos: um prazo maior de concessão à iniciava privada e um limite para a participação de operadores e terminais arrendatários. As alterações no programa serão debatidas hoje, no segundo e último dia do Santos Export, que acontece no Sofitel Guarujá Jequimar. As discussões sobre as possíveis mudanças no processo de privatização do complexo portuário santista foram confirmadas pelo secretário Mario Povia, ontem, na abertura do fórum. O fórum regional, promovido pelo Brasil Export, contou com a presença de diversas autoridades do setor, dentre elas, o presidente Bayard Umbuzeiro Filho e o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Íntegra para associados: A Tribuna e BE News.
Imprensa setorial:
Jornal Portuário, BE News (p. 7) e Portal Unisanta: Porto Tech é o time campeão do Porto Hack Santos 2022
Entregar ao operador portuário informações públicas em um único lugar para tomada de decisões estratégias de forma antecipada. Essa foi a solução da equipe campeã para a falta de precisão no momento de atracação de navios do desafio de PSC. A equipe Porto Tech recebeu o prêmio no valor de R$ 25 mil na noite de ontem (3), durante a cerimônia de abertura do Santos Export. Com o tema “Conectividade Exponencial”, o Porto Hack Santos, promovido pela ABTRA e organizado pelo Instituto AmiGU nos dias 30 e 31 de julho, reuniu, no Terminal Concais, 50 competidores divididos em dez times para enfrentar dois desafios. Durante a maratona, o professor de gestão ambiental e logística e comércio exterior da Unisanta, Hélio Hallite foi eleito, no domingo (31), o melhor mentor do hackathon. Íntegra para associados: Jornal Portuário, BE News e Unisanta.
Portos e Navios: Fase 1 do VTMIS nos portos do Rio de Janeiro deve ser concluída no final de 2022
A primeira fase do projeto do VTMIS nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí deve ser entregue até o final deste ano. Ele foi dividido em três etapas com o objetivo de tornar sua implementação escalonada e modular, até que sejam atingidos os elevados padrões exigidos pela “International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities” (Iala) para esse tipo de solução portuária. A primeira fase conta com a ativação do “Local Port Services” (LPS); a segunda, do “Vessel Traffic Services” (VTS); e a terceira etapa, do próprio “Vessel Traffic Management Information System” (VTMIS). Íntegra para associados.
Agência iNFRA (artigo do sócio da GO Associados, Gesner Oliveira): iNFRADebate: Concorrência nacional coloca Brasil nas rotas
Não há necessidade de restringir a competição pelo leilão do STS 10 no porto de Santos para além do que já está previsto na minuta do edital sob análise da ANTAQ. Para tanto, o artigo trata de três pontos principais. O primeiro é que a integração vertical no setor portuário é tendência mundial, pode ser observada em uma série de portos na Europa, Ásia e outras partes do mundo e gera importantes eficiências operacionais. No porto de Santos o cenário não é diferente. Já as premissas adotadas na análise concorrencial da Seae e na nota técnica da SG/CADE, sobre potenciais riscos concorrenciais na vitória de Maersk, MSC e/ou BTP no certame estão incorretas. A análise da EPL concluiu que, mesmo no cenário mais conservador, não haveria preocupação concorrencial decorrente da participação de agentes integrados verticalmente. Por fim, as alegações sobre práticas anticompetitivas por parte de players verticalizados, como o suposto self-preferencing, não são ilegais per se e existem mecanismos de controle por parte do Poder Concedente e do próprio Cade para inibir e reprimi-las. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022