Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, G1 e Folha On-line: PRF diz que não há mais bloqueios em rodovias federais; restam 24 interdições parciais
Em nota divulgada ontem à noite, a PRF informou que todas as rodovias federais estão livres de bloqueios; restam apenas 24 interdições parciais. Na quarta, o presidente Bolsonaro pediu que seus apoiadores desobstruam as rodovias. Ontem o ministro Alexandre de Moraes deu 48 horas para que a PRF apresente um relatório detalhado com todas as multas aplicadas contra pessoas que realizaram bloqueios nas estradas. O acesso de caminhões ao porto de Paranaguá foi desbloqueado ontem pela manhã. Nos próximos dias, os terminais realizarão novos agendamentos de modo que o fluxo seja reorganizado. Íntegra para associados: CNN Brasil, G1 e Folha.
Folha: Congonhas terá mais investimento que 6 aeroportos do Nordeste
A Aena vai investir pelo menos R$ 2,1 bilhões em Congonhas a partir do primeiro semestre de 2023, quando assumirá a gestão do aeroporto, e espera que o terminal se torne o quarto ou quinto maior, em número de passageiros, de seu portfólio. Sozinho, Congonhas vai consumir mais investimentos do que os seis aeroportos nordestinos juntos, cujas concessões foram conquistadas em 2019. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Folha: Rumo inicia obra de ferrovia no MT com investimento de R$ 4 bi na fase 1
Ontem a Rumo aprovou o início das obras de extensão de sua malha ferroviária no Mato Grosso. A construção deverá ter sua largada já neste ano, mas ganhará tração a partir de 2023, para estender a Malha Norte, que hoje chega a Rondonópolis (MT), até Lucas do Rio Verde (MT), com mais de 700 km de ferrovias novas. O valor total do investimento deverá ficar entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões. O projeto, porém, deverá ser construído em etapas. A primeira fase, iniciada agora, terá cerca de 210 km, de Rondonópolis (MT) até Campo Verde (MT). A projeção é concluir o trecho até o fim de 2025, para que a operação se inicie no primeiro trimestre de 2026. Íntegra para associados: Valor e Folha.
Valor Econômico (artigo da diretora de Sustentabilidade da Wilson Sons, Monica Jaén): A economia azul e a transição energética
A jornada de transição energética é de longo prazo, está intrinsecamente relacionada à descarbonização, e se aplica também à questão da Economia Azul, que abrange todas as atividades econômicas que acontecem nos oceanos, mares e zonas costeiras. São regiões com questões ambientais, sociais e econômicas interdependentes e necessitam de políticas de Estado que considerem os elementos nacionais e transnacionais. O Ipea indicou que a Economia Azul participou em cerca de 19% do PIB brasileiro em 2018, e foi responsável por 22% dos empregos, ou seja, demonstra a importância que o mar tem para a economia brasileira. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Casa Civil formaliza nomeação de Alckmin como coordenador da equipe de transição de Lula
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, formalizou a nomeação de Geraldo Alckmin como coordenador da equipe de transição do presidente eleito Lula da Silva (PT). Alckmin assume o Cargo Especial de Transição Governamental (CETG), nível VII, conforme portaria publicada hoje no DOU. Ele chegou ontem a Brasília, com sua equipe, que inclui a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e o ex-ministro Aloizio Mercante, para dar início ao trabalho de obtenção de informações do governo atual. Teve encontro com o relator do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), e a primeira reunião presencial com Ciro Nogueira. Também teve breve encontro com o presidente Jair Bolsonaro. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Informativo dos Portos: Desafios do governo eleito serão discutidos no 9º Encontro da ATP
O economista Eduardo Gianetti e a cientista política Denilde Holzhacke discutirão, no próximo dia 9, perspectivas econômicas e desafios para o próximo governo eleito, no 9º Encontro da ATP, no Clube Naval de Brasília. O evento contará com a participação do ministro Marcelo Sampaio e do secretário Mário Povia. Para acompanhar online inscreva-se em: https://www.portosprivados.org.br/na-midia/eventos/9-encontro-atp. Íntegra para associados: Santa Portal e Informativo dos Portos.
AEN: Portos do Paraná é a única autoridade portuária do mundo a palestrar na COP27
A Portos do Paraná participará da Conferência sobre Mudanças Climáticas, da ONU, pelo terceiro ano consecutivo. É a única autoridade portuária do planeta convidada a palestrar no evento. A COP27 acontece de 6 a 18 de novembro, Sharm El Sheik, no Egito. No dia 8, a Portos do Paraná participa do painel “Tecnologia e Transferência Inovadoras: Solução Chave para Ações Climáticas”. No dia 9, os temas serão “Tornando-se Verde: Setor Privado Sustentável”, “Lidere o Caminho: Estudos de Caso sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável” e “Investimento em Comunidades”. Íntegra para associados.
Zero Hora (RS): Porto de Rio Grande recebe segundo maior navio cargueiro a navegar na costa brasileira
O Tecon do Porto de Rio Grande recebeu na quarta-feira (2) o One Amazon, com 330 metros de comprimento, 48 metros de largura e capacidade para carregar 12 mil contêineres. O navio saiu do porto de Busan em 10 de setembro, passou pelos portos de Buenos Aires e Montevidéu antes de chegar a Rio Grande, onde foram movimentados 1.439 contêineres, conforme a Wilson Sons. Deixou Rio Grande ainda na noite de quarta-feira e navegará pela costa brasileira nos próximos dias. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Encontro Porto & Mar 2022 terá representante do Governo
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Pontes, confirmou sua participação no 2º Encontro Porto & Mar 2022, promovido pelo Grupo Tribuna, na terça-feira (8) e terá como tema os desafios do agronegócio no setor portuário, as oportunidades e as perspectivas de negócios no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 5): Empresa de celulose quer inaugurar terminal no PR em janeiro
A Klabin firmou parceria com o TCP para construir um novo terminal, com capacidade de 1,25 milhão de toneladas/ano, para movimentar cargas soltas, principalmente da primeira fase do projeto Puma. Além disso, servirá como alternava de escoamento ao projeto Puma II e terá conexão ferroviária. A Klabin já representa 4,7% das exportações do TCP. Em 2023, com o início da operação da segunda máquina do Puma II, a participação deverá passar para 7,1%. Íntegra para associados.
BE News (p. 6): Simulações apontam viabilidade para manobras de navios de 366 m no Porto de Santos
Manobras simuladas ontem no Tanque de Provas Numérico (TPN), da Politécnica/USP, apontaram viabilidade técnica para aumentar o calado do Porto de Santos em 30 cm. O relatório com os resultados apurados será encaminhado à Autoridade Marítima para avaliação e aprovação final. “Essas simuladas vão servir de base para que a Autoridade Marítima possa ajustar o calado de 14,20 m para 14,50 m para os navios até 366 m”, explicou o presidente da Praticagem de São Paulo, Bruno Tavares. Sair da largura atual de 48,5 m para 51 m ou 52 m também traz um deslocamento de massa grande e exige alterações nas manobras. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: VLI inicia operação em novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica
A VLI iniciou a operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Tiplam ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (TFER), no Triângulo Mineiro. Para viabilizar o fluxo de transporte, a companhia investiu R$ 40 milhões na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas, capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas, além da ampliação do pátio ferroviário que dá acesso ao Distrito Industrial de Uberaba. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Maersk obtém fortes resultados no terceiro trimestre
A receita do grupo Maersk aumentou 37% no terceiro trimestre de 2022. O impulso na transformação estratégica, o crescimento em logística e os valores dos contratos marítimos acima do ano anterior foram os principais impulsionadores da melhoria do desempenho. As tarifas de frete marítimo, que impulsionaram os resultados excepcionais em 2022, aumentaram novamente tanto na comparação anual quanto na comparação com o segundo trimestre deste ano. No entanto, está claro que os valores dos fretes atingiram o pico e começaram a se normalizar, impulsionados tanto pela diminuição da demanda quanto pelo alívio do congestionamento na cadeia de suprimentos. Conforme previsto durante todo o ano, os ganhos no setor marítimo cairão nos próximos períodos. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: AEB faz lançamento oficial do 41º Enaex sob o tema ‘Comércio exterior: base para a retomada econômica’
A AEB lançou ontem o 41º Enaex, que será realizado, gratuitamente e 100% online, nos dias 17 e 18 de novembro. O tema desse ano é Comércio exterior: base para a retomada econômica. Íntegra para associados.
Portal ANTAQ: Webinar realizado pela ANTAQ discute a necessidade do transporte por cabotagem e mercado feeder
Ontem a Antaq realizou o webinar “Quantificação do Mercado Feeder na Cabotagem Brasileira”. A ideia foi trazer o tema como destaque entre os representantes do setor portuário. Um estudo apresentado no webinar revelouum aumento do transporte por contêiner de aproximadamente 245% nos últimos 12 anos, uma média de 12% no crescimento anual. O mercado feeder representa 44% do total da cabotagem brasileira de contêineres, dando destaque ao Porto de Santos, responsável por 65% de todas as cargas feeder nacionais. Íntegra para associados.
BE News – Espaço ABTRA: Desestatização do Porto de Santos: Os ‘‘finalmentes’’ e os ‘‘entretantos’’
Com o diálogo público promovido pelo TCU nesta semana, o processo de privatização do Porto de Santos parece caminhar para a etapa final. No entanto, algumas lacunas precisam ser preenchidas para garantir tratamento isonômico aos terminais portuários e retroportuários que atuam no porto. A ABTRA participa desde o início do processo, defendendo questões que impactam seus associados, em especial quanto aos leilões do STS-10 e do STS-53, para que sejam tomadas as medidas preventivas e os “remédios” definidos pela Antaq no despacho publicado no final de setembro, em linha com as considerações do CADE e da SEAE/ME. É a forma de evitar a concentração do mercado, coibir eventuais práticas anticompetitivas e preservar um ambiente concorrencial saudável. Íntegra para associados.
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