Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

05/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line e Estadão On-line (Coluna do Estadão): Tarcísio discutirá com Lula privatização do porto de Santos

Em um encontro com o presidente Lula previsto para acontecer até o fim do mês, o governador Tarcísio de Freitas deverá defender a desestatização do Porto de Santos. Ontem, em audiência com o vice Geraldo Alckmin, o secretário da Casa Civil do governo de São Paulo, Arthur Lima, defendeu a continuidade do processo de privatização. Tarcísio também incumbiu seu secretário Gilberto Kassab de conversar com o ministro Márcio França. Kassab terá papel estratégico de mediar a discussão, pois mantém boa relação com Lula. França adiantou que que a transferência da gestão do ativo para a iniciativa privada está descartada. Tarcísio tem repetido que o modelo prevê ceder à iniciativa privada a administração do condomínio portuário, mas o ativo continuaria nas mãos do Estado, e que a privatização atrairia R$ 20 bilhões de investimentos privados para o porto. Íntegra para associados: Valor e Estadão.

Estadão e Folha: Alckmin recebe pedidos de empresários para retomar protagonismo da indústria

Ontem, no discurso de posse como ministro do MDIC, o vice Geraldo Alckmin disse que a reforma tributária e a reindustrialização são fundamentais para a retomada do desenvolvimento do país, em sintonia com a abordagem de caráter mais desenvolvimentista que o atual governo vem demonstrando. Lembrou que a reforma tributária vai fazer o PIB crescer, dar mais eficiência econômica e reduzir o custo Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula. Antes da posse a CNI já havia apresentado ao ministro um plano de retomada do protagonismo industrial para os primeiros 100 dias de governo. Insiste em mudança no licenciamento ambiental, tema sensível para os ambientalistas do novo governo, mas que Alckmin e Marina prometem azeitar, e na reforma tributária por meio da PEC 110, que reúne os tributos federais, estaduais e municipais sobre o consumo e bens e serviços em dois novos impostos. A CNI também pede o aumento do Reintegra para 3% em 2023 e 7,4% em 2024 como incentivo às exportações de manufaturados e o estímulo ao investimento via depreciação acelerada de bens de capital. Íntegra para associados: Estadão e Folha.

CNN Brasil: Lula recebe governo com ao menos 8.600 obras inacabadas, segundo TCU

Um relatório do TCU aponta que o percentual de obras não concluídas no país com recursos federais aumentou de 29% para 38,5% nos últimos dois anos. São projetos que já receberam R$ 27,2 bilhões em repasses. Os estados com mais obras paradas são Maranhão, Bahia e Pará. Pelas contas do vice Geraldo Alckmin, que coordenou os trabalhos da transição, o número de construções inacabadas pode ser ainda maior, se considerar o uso de recursos de estatais, agências e universidades. Nos próximos dias, a Casa Civil da Presidência da República deverá disponibilizar aos prefeitos e governadores uma ferramenta para que atualizem os dados sobre os projetos realizados com dinheiro da União que estejam nessa situação. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Reuters): Brasil pode dobrar exportação de milho em janeiro e soja deve recuar, diz Anec

Segundo a Anec, o Brasil deve exportar 4,33 milhões de toneladas de milho em janeiro, quase o dobro do volume embarcado no mesmo mês de 2022. O forte desempenho do milho vem após exportação recorde de 43,17 milhões de toneladas em 2022, como resultado do aumento na produção da segunda safra 2021/22, da alta na demanda externa por conta da redução nas exportações da Ucrânia e da abertura do mercado chinês ao produto brasileiro. A entidade, por outro lado, estima queda nos embarques de soja em janeiro, que poderão somar 1,3 milhão de toneladas, contra 2,28 milhões no mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal, Agência Porto e Portos e Navios: Novo conselho de administração assume o comando da ABTRA

Eleito no dia 8 de dezembro em assembleia das associadas, o novo Conselho de Administração da ABTRA para o mandato 2023-25 conta com nove empresas representadas por seus empresários e executivos: Companhia Bandeirantes de Armazéns Gerais; Ecoporto Santos; Fibria Terminal de Celulose de Santos; Marimex Despachos, Transportes e Serviços; Multilog; Rocha Terminais Portuários e Logística; Santos Brasil Participações; Suata Serviço Unificado de Armazenagem e Terminal Alfandegado; e Transbrasa Transitária Brasileira. Por decisão dos novos conselheiros, o empresário Bayard Freitas Umbuzeiro Filho e o CEO Antonio Carlos Duarte Sepúlveda foram reconduzidos respectivamente a presidência e vice-presidência, e Angelino Caputo continuará como diretor-executivo da associação. Íntegra para associados: Santa Portal, Agência Porto e Portos e Navios.

G1 Paraná e BE News (p. 3): Ratinho Junior mantém presidência de Portos e direção do Detran; Gilson Santos assume órgão que substituiu Comec

O governador Ratinho Junior anunciou ontem quatro novos nomes de chefias do primeiro escalão no segundo mandato, dentre eles, Luiz Fernando Garcia na presidência da Portos do Paraná. Garcia garantiu que deverá avançar na modernização dos complexos marítimos e no aumento de sua capacidade, além de continuar seu programa de arrendamento de áreas. Íntegra para associados: G1 Paraná e BE News.

Boqnews: Projetos para a região terão atenção especial do ministro Márcio França

A escolha do ex-governador Márcio França para dirigir o Ministério de Portos e Aeroportos abre boa perspectiva para materializar antigos projetos para a Baixada Santista. Ele adiantou ao deputado Alexandre Barbosa que seus planos na pasta incluem a ligação seca entre Santos e Guarujá, o novo Terminal de Passageiros no Valongo e o Aeroporto do Guarujá. França também revelou o desejo de trabalhar com os prefeitos da Baixada Santista em busca de soluções para o setor e anunciou que o Porto de Santos passará a chamar “Porto Santos Pelé”. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 3): Alckmin garante Ministério mais preparado para os desafios do comércio exterior

Novo ministro do MDIC, o vice Geraldo Alckmin lembrou que no próximo ano o cenário econômico mundial deverá provocar redução dos preços dos produtos exportados pelo Brasil e que, da mesma forma, as importações brasileiras deverão ocorrer a preços menores. Para superar esses obstáculos, elencou as seguintes ações: “abertura de novos mercados para bens e serviços; aumento da base exportadora do Brasil, com a inclusão de empresas de menor porte no comércio exterior; diversificação de mercados de destinos; agregação de valor à pauta exportadora; valorização da imagem do país como potente agroambiental, mas também como um país diverso que exporta aviões, produtos farmacêuticos, máquinas elétricas e serviços de TI”. Lembrou ainda que a política de comércio exterior no Brasil passa por desburocratização, financiamento, promoção comercial, mais acordos comerciais e um esforço de superação de barreiras aos produtos do país lá fora. Íntegra para associados.

Portos e Navios: CDC ocupa 1º lugar no ranking de Transparência Ativa da CGU

A Companhia Docas do Ceará encerrou 2022 como líder no ranking de transparência ativa avaliada pela CGU, com nota máxima após cumprir 100% dos 49 quesitos exigidos, incluindo “ações e programas”, “auditorias”, “convênios”, “licitações e contratos”, “receitas e despesas”, “serviço de informação ao cidadão” e “servidores”. A presidente Mayhara Chaves disse que o resultado demonstra o compromisso da governança com a melhoria da prestação de contas à sociedade. Íntegra para associados.

Agência Porto: Santos Brasil passa a integrar carteira do ISE da B3

A Santos Brasil passa a integrar em 2023 o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores, que reúne um seleto grupo de empresas comprometidas com a agenda ESG. A 18ª carteira ISE B3 vai vigorar até 31 de dezembro de 2023, com 70 companhias. De acordo com o presidente Antonio Carlos Sepúlveda, o ingresso na carteira espelha o grau de comprometimento da empresa com o futuro do planeta e com o desenvolvimento humano. Íntegra para associados.

Portos e Mercados: Tecon Rio Grande registra aumento de 96% nas exportações para o Catar

De janeiro a novembro de 2022 o Tecon Rio Grande, da Wilson Sons, praticamente dobrou os embarques de contêineres em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelo frango congelado, transportado em 495 contêineres refrigerados (990 TEU). Madeira, móveis e ovos também foram algumas das mercadorias exportadas para o Catar, totalizando 15.945 toneladas (1.204 TEU). Íntegra para associados.

Editorial do Portogente: Maior projeto ferroviário do Brasil será implantado

O trabalho de cientistas brasileiros que desenvolveram método para a determinação das hinterlândias portuárias, publicado no Journal of Transport Geography, assegura sustentabilidade e promove competitividade ao agronegócio e regionalização dos portos para a cadeia exportadora de grãos no Brasil. No governo Lula, o setor está nas prioridades e a sustentabilidade tem papel central. A Embrapa, referência mundial, mais uma vez vai bem cumprir a missão de ajudar a matar a fome do Brasil e do mundo. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Infraestrutura portuária pode ser concedida em partes, aponta ministro

O ministro Márcio França disse que existe a possibilidade de que partes das estruturas portuárias, inclusive do Porto de Santos, sejam transferidas para a iniciativa privada sem que haja uma privatização de companhias docas ou das autoridades portuárias. Um exemplo sempre citado é a concessão do canal de acesso dos portos. Segundo o ministro, cada companhia docas será gerenciada conforme sua necessidade e apontou que os portos das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul demandam mais infraestrutura para crescer e que, por sua vez, os portos do Nordeste já estão sendo expandidos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco