Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A): Projeto que muda cobrança de transporte marítimo cortará R$ 320 milhões de fundos setoriais
Um PL de autoria da senadora Daniella Ribeiro, a ser submetido à audiência pública na Comissão de Infraestrutura na próxima terça (9), propõe a redução de R$ 320 milhões por ano na arrecadação de recursos destinados a fundos setoriais. A ideia é obrigar importadores e exportadores a pagarem, exclusivamente, aos terminais portuários por serviços indispensáveis para o embarque e desembarque das cargas nos navios. Íntegra para associados.
Folha: Greve no Ibama trava exportação de carros da Argentina para o Brasil
A exportação de automóveis da Argentina rumo ao Brasil sente os impactos da greve dos servidores do Ibama. A Adefa (Associação de Fabricantes de Automóveis Argentina) calcula que 18 mil veículos estejam parados em portos brasileiros aguardando a certificação do órgão. O setor tem 60 dias desde o momento que os automóveis deixam o solo argentino para enviar ao país os ganhos com a exportação. Antes, a certificação do Ibama, que permite que carros sejam comercializados no mercado brasileiro, chegava em cerca de 20 dias. Agora, o tempo varia de 45 a 50 dias. Íntegra para associados.
Valor On-line: Novo seguro-garantia contra obras paradas tem primeiro teste no Mato Grosso
O edital de uma obra rodoviária no Mato Grosso, lançado na quarta-feira (3), poderá ser referência para a implementação do seguro-garantia com cláusula de retomada, uma nova possibilidade trazida pela lei de licitações de 2021 para mitigar o risco de obras paradas. Essa nova modalidade prevê que, caso a construtora responsável pela obra não execute o contrato, a seguradora terá que assumir a conclusão da obra, com até 30% do valor inicialmente contratado. Íntegra para associados.
Correio Braziliense On-line e Folha On-line (Vaivém das Commodities): Balança comercial registra superavit de US$ 7,5 bilhões em março
O MDIC divulgou ontem os resultados do comércio exterior referentes a março. De acordo com os dados apresentados, houve queda tanto das exportações quanto das importações. No geral, apesar de registrar um superavit de US$ 7,5 bilhões no terceiro mês do ano, a balança comercial recuou 30,4% em relação a março de 2023. No mês passado, as exportações caíram 14,8%, e alcançaram US$ 28 bilhões, ao passo que as importações recuaram 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, registrando valor nominal de US$ 20,5 bilhões. Íntegra para associados: Correio Braziliense e Folha On-line.
Estadão On-line: Mdic reduz projeção de superávit comercial de US$ 94,4 bi para US$ 73,5 bi em 2024
A Secex/Mdic revisou a previsão de superávit comercial de 2024 para baixo. Agora, a expectativa é que, no ano, o saldo feche em US$ 73,5 bilhões ante US$ 94,4 bilhões da previsão inicial. No ano passado, a balança teve superávit recorde, de US$ 98,9 bilhões. A nova projeção representa uma queda de 25,7% em comparação com o saldo de 2023. A queda no preço de mercadorias que são chave para as exportações brasileiras e uma economia interna mais aquecida, com revisões consecutivas do PIB, estão entre os principais fatores a explicar a revisão para baixo do saldo esperado para a balança comercial de 2024. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e Diário do Litoral: Santos faz parceria para estimular a criação de empregos na área portuária
Uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Sopesp vai ampliar o número de vagas oferecidas no Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) para o Porto de Santos. Um termo de cooperação com a entidade foi assinado ontem no Paço Municipal, pelo prefeito Rogério Santos buscando o incentivo e o fomento à empregabilidade. Com a formalização, o Sopesp vai fazer um levantamento junto às empresas associadas para verificar as vagas disponíveis e a necessidade de capacitação da mão de obra. Íntegra para associados: Santa Portal e Diário do Litoral.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Porto de Santos conta com novos rebocadores de última geração
A Svitzer apresentou três novos rebocadores em cerimônia realizada ontem, no Cais da Marinha, na Margem Direita do Porto de Santos. A Svitzer é uma das empresas que prestam assistência aos navios que navegam pelo canal aquaviário santista. Os rebocadores já estavam em atuação. O Atanásio foi integrado à frota no final do ano passado, seguido do Monte KT, no início de 2024, e, em fevereiro último, foi a vez do Rocha Pedro, que possui o sistema de combate a incêndio. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Summit tem inscrições esgotadas em 3 horas
Estão encerradas as inscrições para o Summit Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, marcado para o próximo dia 16 de março, a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. Autoridades e especialistas debaterão no primeiro painel “Convenções Internacionais” e no segundo “Mercado em Conformidade – Alfandegamento, Responsabilidades e Avanços”. Íntegra para associados.
A Gazeta (ES): Cocaína soma 98% das drogas apreendidas em aeroporto e portos do ES
Do total de drogas apreendidas no aeroporto e portos do Espírito Santo, nos últimos cinco anos, 98% foram de cocaína. No montante estão incluídos 2,8 kg da cocaína negra, que estava escondida na mala de uma passageira. Outro exemplo veio dos porões de um navio onde foi encontrado o maior volume em uma única operação. Nos dois casos as drogas seguiam para o tráfico internacional e seriam comercializadas na Índia e Alemanha. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Jornal Portuário: Equipes da SNPTA e do BNDES irão a Santos para discutir concessão do canal
Equipes da SNPTA e do BNDES estarão reunidas em Santos nas próximas semanas para avançar nas discussões sobre a concessão do canal. A agenda visa dinamizar os estudos de modelagem que vêm sendo desenvolvidos pelo banco. O objetivo principal é impulsionar o processo de concessão para maio de 2026. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Antaq prevê avanços das 6 prioridades do PGO hidroviário até final do ano
A Antaq informou que quatro dos seis projetos prioritários de hidrovias do PGO estão em andamento e que os estudos de viabilidade técnica e econômica dos outros dois começarão até o final de 2024. De acordo com o diretor-geral Eduardo Nery, os EVTEAs dos rios Tocantins, em fase inicial, e do Tapajós se juntarão aos outros projetos prioritários definidos no plano: Madeira, Paraguai, além da infraestrutura da Barra Norte e da hidrovia Uruguai-Brasil, que ligará a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): ABTP chega aos 35 anos e luta por simplificação de normas e mais poder aos CAPs
O presidente do Conselho Deliberativo da ABTP, Roberto Zitelmann de Oliva, defende que o CAP tenha mais poder deliberativo, e não mera participação consultiva, além de legislações mais simples e o fim da exclusividade na contratação de trabalhadores portuários avulsos. Oliva diz isso no momento em que a ABTP chega aos seus 35 anos, comemorados hoje. A associação reúne 93 empresas associadas, que possuem mais de 240 terminais portuários distribuídos pelo Brasil. Íntegra para associados.
Agência Porto: Integração: Em Brasília, governadores de MS e SP discutem projeto da Malha Oeste
O projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste foi discutido em reunião na quarta-feira (3), em Brasília, com o ministro Renan Filho e os governadores Eduardo Riedel, de MS, e Tarcísio Freitas, de SP. A linha que será entregue mais uma vez à iniciativa privada passa pelos dois Estados, somando mais de 1.600 km entre Corumbá e Mairinque. As empresas Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024