Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

05/05/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (Painel): Ministro da Infraestrutura faz road show de concessões em Nova York

O ministro Marcelo Sampaio embarca na próxima semana para Nova York para um road show com investidores estrangeiros para apresentar um portfólio que inclui 44 empreendimentos e 8.833 km de rodovias federais, distribuídos em 14 projetos de concessão. Ao todo, são estimados R$ 110 bilhões ainda em 2022. Em 20 de maio, por exemplo, acontece o leilão das BR-116/493/465, conhecida como Rio-Valadares, e até o final do ano, as desestatizações dos portos de Itajaí, São Sebastião e Santos; as relicitações dos aeroportos de São Gonçalo do Amarante e Viracopos, e a concessão dos 15 aeroportos da sétima rodada de concessões aeroportuárias, com destaque para Congonhas. Íntegra para associados.

Portal Uol (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Navios mudam rotas e deixam produtos brasileiros parados em portos

Denominada omissão de escala, a decisão unilateral dos transportadores internacionais de pular portos brasileiros tem causado impactos danosos tanto na origem quanto no destino das exportações. Desde 2021, o número de omissões de escala aumentou, e a Antaq vem apurando esse impacto. Os atrasos também se tornaram mais frequentes. Em média, 60 a 70% dos embarques de cargas nos terminais de contêineres brasileiros rumo ao exterior acontecem fora do prazo previamente pactuado. Sabe-se que o combinado não sai caro, mas quando a programação pactuada pelos armadores com os exportadores brasileiros foge do cronograma, os prejuízos são extremos. Íntegra para associados.

Folha: Chegada de fertilizantes cai no principal porto de entrada do Brasil por falta de espaço

O volume de fertilizantes desembarcados no Porto de Paranaguá vem caindo desde fevereiro, quando eclodiu a Guerra na Ucrânia. Em fevereiro, desembarcou 1,3 milhão de toneladas. Em março, esse volume caiu para 880 mil toneladas. O dado mais recente de abril mostra que a tendência de queda se manteve, com recuo para 609,2 mil toneladas. Na comparação com abril do ano passado, deverá registrar queda de 31%. Segundo a administração do porto, o problema não tem a ver com escassez de insumos vindos da Rússia, mas sim com a falta de espaço para armazenagem nos terminais privados e a corrida dos importadores para garantir o produto. Íntegra para associados.

Valor On-line (Dow Jones): Maersk tem lucro líquido de US$ 6,78 bi no 1º tri, dobrando em um ano

A Maersk registrou lucro líquido de US$ 6,78 bilhões no primeiro trimestre, quase 2,5 vezes a mais do que há um ano, sustentada pela alta nos preços do frete marítimo. As receitas entre janeiro e março somaram US$ 19,2 bilhões, número 55% maior do que há um ano. A companhia diz que a situação na China afeta o transporte via caminhões e pode aumentar ainda mais os fretes com o fechamento de armazéns e restrição de movimento em portos, agravando ainda mais o cenário ruim gerado pelo conflito na Ucrânia. Íntegra para associados.

Estadão (Coluna O Futuro dos Negócios – Guy Perelmuter): A lógica da logística

A cadeia logística mundial está passando por uma série de desafios que vêm gerando questionamentos e a elaboração de potenciais novas estratégias com relevantes impactos políticos, econômicos e tecnológicos. Com a explosão da pandemia, muitas empresas acreditaram que a recessão causada pelo vírus iria gerar uma diminuição na demanda por produtos. No entanto, o nível de consumo, especialmente via comércio eletrônico, aumentou significativamente e um grande número de produtos precisa cruzar o planeta para chegar até o consumidor. Como o mundo inteiro está descobrindo, essa infraestrutura é extremamente sensível. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Combustível mais caro acelera gasto com importação

Os combustíveis puxaram a alta de preços nas importações no primeiro trimestre de 2022, com avanço também na quantidade desembarcada, num movimento que reflete o aumento de cotações de petróleo intensificado pela guerra Rússia-Ucrânia e a maior demanda pelo item, com a abertura da economia e avanço da mobilidade. O desembarque de combustíveis avançou 11,9% em volume de janeiro a março de 2022 em relação a iguais meses do ano passado, em sentido contrário à quantidade do total das importações, que caiu 2,3%. Os preços médios dos combustíveis importados aumentaram 87,1%, em taxa bem maior que a do total importado, que avançou 30,2%. Os dados são da Secex/ME. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. a-8): Porto sem Papel muda para agilizar operações

O sistema Porto Sem Papel foi adaptado ao padrão gov.br. A expectativa do Minfra é melhorar a comunicação entre os usuários do setor portuário. As mudanças vão diminuir o tempo de navegação e proporcionar serviços melhores e mais eficientes. Todas as informações compartilhadas sobre embarcações ficam disponíveis em uma base única de dados on-line, de forma segura e precisa”, afirmou o secretário Diogo Piloni. Íntegra para associados.

Mato Grosso News: CCJ aprova prorrogação de benefício para navegação de carga no Norte e no Nordeste

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem proposta que prorroga para 8/01/2027 a isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para as mercadorias cuja origem ou destino seja porto nas regiões Norte ou Nordeste, nas navegações de cabotagem, interior fluvial e lacustre. O texto aprovado substitui o da Comissão de Viação e Transportes ao PL 1765/19. O texto deverá seguir para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário. Íntegra para associados.

G1 (SC): Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes

O ciclone em Santa Catarina desde a noite de segunda-feira (2) levou a Marinha a interromper o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. Hoje de manhã quatro navios permaneciam atracados aguardando autorização para sair do local. Não há previsão de liberação. O número de cidades que registraram estragos por causa da chuva em Santa Catarina subiu para 94. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h nesta quinta. A situação melhora apenas a partir de amanhã, quando o ciclone se afastará para o mar e uma massa de ar frio passa a se estabelecer no estado. Íntegra para associados.

Santa Portal: Relatório de Gestão 2021 da ANTAQ está disponível para consulta

O Relatório Anual de Gestão e Atividades da Antaq 2021 traz a estrutura organizacional, aspectos contábeis e gerencias, bem como as principais atividades desenvolvidas, resultados alcançados, assuntos sociais, ambientais, inovações e demais ações que geraram impactos positivos à economia brasileira por meio da prestação de serviços públicos realizada pela Agência. Atende as diretrizes estabelecidas pelo TCU, por meio da IN 84/2020. O documento está disponível para consulta na sessão “Transparência e Prestação de Contas” do portal da agência. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Terminais se dizem ‘reféns’ de preços impostos pela praticagem a agentes marítimos

Em audiência pública ontem, no TCU, representantes de terminais de uso privado (TUPs) manifestaram apoio a mudanças no atual modelo de regulação de preços da praticagem, desde que resultem em custos menores e em mais competitividade dos produtos. A praticagem rebateu alegando que existe diálogo, que não há imposição de preços e que sistema é referência a nível internacional. O presidente da ATP, Murillo Barbosa, disse que, em muitos lugares do mundo, a regulação econômica é feita pelo mesmo agente que atua como regulador técnico. Avaliou que falta arbitragem para ajudar na solução dos conflitos envolvendo as negociações entre transportadores e práticos. Íntegra para associados.

Guia Marítimo e Portos e Mercados: Pernambuco mais próximo de retomar a autonomia do Porto de Suape

O novo convênio de delegação de competência e retorno da autonomia na gestão dos contratos está em fase final de confecção pelo Minfra, devendo ser concluído nos próximos 60 dias. Assim, Suape deverá se tornar o terceiro atracadouro público do Brasil a receber essa credencial. Além disso, a retirada da Ilha de Cocaia dos limites físicos do Porto Organizado também vai possibilitar a instalação de um terminal de minério que viabilizará a conclusão da ferrovia ligando as jazidas do metal do Piauí e o ancoradouro pernambucano, numa extensão de 713 quilômetros. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Mercados.

Agência Porto: Sancionada lei que institui Dia do Profissional de Logística

Após aprovação pelo Congresso Nacional, foi sancionada a Lei 14.329, que institui 6 de junho como o Dia Nacional do Profissional de Logística, conforme publicado hoje no DOU. Esses profissionais são responsáveis por tarefas como administração de materiais e recursos, melhoria do uso dos espaços físicos, busca da eficiência de processos de trabalho, controle de estoque e armazenagem e movimentação interna de insumos. Segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog), 6 de junho é uma referência ao Dia D, a data do desembarque aliado na Normandia, na França, durante a 2ª Guerra Mundial. A operação, que marcou o início da derrota dos nazistas, é considerada um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos da história. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco