Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

05/07/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line e Valor On-line: Pacto Global da ONU no Brasil lança termômetro para medir respeito aos direitos humanos pelas empresas

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou ontem uma nova ferramenta para ajudar as empresas a caminharem na jornada ESG. A chamada Trilha de Direitos Humanos, que está dentro da Plataforma de Ação pelos Direitos Humanos na organização e desenvolvida pela Proactiva Results, funciona como uma espécie de termômetro que mede o nível de comprometimento e engajamento das empresas nessa frente social. A ferramenta dá acesso a 60 perguntas baseadas em parâmetros internacionais de respeito aos direitos humanos, compromissos públicos, nível de transparência, políticas e gestão sobre o tema dentro da operação, procedimentos de identificação, monitoramento de impacto e como evitam impactos negativos nas áreas de operações, cadeia de suprimentos, logística, gestão de pessoas e temas específicos relacionados aos seus negócios. Assim, a empresa consegue fazer um diagnóstico completo sobre as suas ações e evoluir para uma trilha de avanços alinhados aos Princípios Orientadores da ONU. Íntegra para associados: O Globo e Valor.

Folha On-line: Policial federal ganha prêmio por sistema que ajuda portos a evitar pirataria e contrabando

Com a implementação da Aresp (Análise de Riscos com Ênfase em Segurança Portuária) em mais de 200 terminais do país, o policial federal Felipe Scarpelli ganhou o Prêmio Espírito Público 2021 na categoria Segurança Pública. Ele usou sua experiência em inteligência para desenvolver essa ferramenta, que permite a criação de medidas de proteção a passageiros e funcionários portuários contra crimes como pirataria, tráfico de drogas, de pessoas e de armas nos portos brasileiros. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Governo busca trava contra protecionismo

O Ministério da Economia e o Itamaraty articulam uma “cláusula antiprotecionismo” para dificultar mudanças na orientação da política comercial em caso de vitória do ex-presidente Lula nas eleições de outubro. Reservadamente, funcionários das duas pastas afirmam já ter conseguido aval dos demais sócios do Mercosul – Argentina, Uruguai e Paraguai – para oficializar um corte de 10% na TEC. A decisão pode ser formalizada na próxima reunião de cúpula do bloco, que ocorre no dia 21, em Assunção. Existe a possibilidade ainda de uma redução maior, de 20%, na TEC. Uruguai e Paraguai estariam de acordo. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Folha Vitória: Após privatização, presidente da Codesa aposta em crescimento de 70%

Durante o Encontro Folha Business, ontem, com lideranças do Espírito Santo, o presidente da Codesa, Bruno Fardin, comentou que o Porto de Vitória teve recorde de 8,5 milhões de toneladas movimentadas em 2021 e que a privatização deve potencializar o crescimento na movimentação de carga em cerca de 70%. A desestatização da Codesa foi a primeira no setor portuário e é considerada um teste para outros leilões na área. Íntegra para associados.

Santa Portal: Estivadores realizam protesto e prefeito promete levar reivindicações ao Sopesp

Trezentos estivadores realizaram ontem um protesto pelas ruas do Centro de Santos para que sejam realizadas mudanças no atual sistema de cadastro para os interessados em trabalhar no Porto. Reclamam que há pelo menos 12 anos não são promovidos novos cadastros pelo Ogmo. O prefeito Rogério Santos foi ao encontro dos manifestantes e disse que uma reunião deve ser marcada com o Sopesp para debater o assunto. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Ação da Receita Federal e da Polícia Federal é concluída com a apreensão de 48kg de cocaína

Ontem a Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam no Porto de Santos 48 kg de cocaína em um contêiner prestes a ser exportado para Hamburgo. O contêiner, do tipo refrigerado, foi selecionado para conferência física após análise de imagens de escâneres e de informações prestadas por importadores, exportadores, transportadores e outros agentes que operam no comércio exterior. A droga não estava escondida em meio à carga, que era de carne congelada, mas na parte de trás do contêiner, onde fica o aparelho de ar-condicionado. Para a descoberta da droga, foi utilizado um endoscópio industrial, empregado para procura em vãos e partes de máquinas e equipamentos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Temporada será a maior em 10 anos

Segundo a Clia Brasil, a temporada 2022/2023 de cruzeiros marítimos no Brasil deve ser a maior dos últimos dez anos e 60% dos cruzeiros embarcarão do Porto de Santos. Oito navios de cabotagem estão confirmados entre 29 de outubro deste ano e 20 de abril de 2023, dos quais, cinco terão embarques no porto santista. Outros 35 cruzeiros de longo curso também navegarão por águas brasileiras. O Concais se prepara para o embarque de 350 mil passageiros na temporada e receberá 121 escalas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Más notícias para as desestatizações portuárias

No processo de arrendamento do STS10, a verticalização (portuária e/ou logística) tem sido objeto de acalorada discussão. Necessidade e limites da regulação ex-ante e/ou ex-post é parte dela, com a balança pendendo para esta última. Mas a corrente ex-ante deve ser anabolizada com os desdobramentos do The Ocean Shipping Reform Act, recém-sancionado por Biden: complexo, ele introduz novos regramentos, define diretrizes para atuação da Federal Maritime Commission (FMC) e altera o modelo regulatório. No mesmo sentido, a dura carta do Congresso norte-americano à Maersk, CMA-CGM e Hapag-Lloyd; e gestões do presidente francês Emmanuel Macron junto à CMA-CGM para reduções de fretes, ante expressivo crescimento do lucro de armadores durante a pandemia. Como Estados Unidos e França são históricos paradigmas para o Brasil, será que essas iniciativas reverberarão aqui? O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já se manifestou ‘vendo eventuais problemas de concentração de mercado’ no STS10, em processo que corre paralelamente ao da desestatização: como a questão da verticalização está presente em ambos, um não influenciaria o outro? Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Porto de Santos terá lucro de R$ 400 mi neste ano, diz ministro

Segundo o ministro Marcelo Sampaio, o lucro de R$ 400 milhões no Porto de Santos se confirmado será recorde e 21,5% maior do que o registrado em 2021. Ele também confirmou o plano de desestatizar o porto ainda este ano, com a conclusão dos estudos relativos ao processo neste mês e a realização do leilão de concessão em dezembro, mas acrescentou que, se precisar de mais tempo, poderá publicar o edital de concessão no último mês do ano e fazer o leilão em janeiro. Íntegra para associados.

Portos e Navios e Informativo dos Portos: Brasil paga mais caro para importar fertilizantes

As importações de fertilizantes químicos pelo Brasil alcançaram 4,15 milhões de toneladas em junho, aumento de 17,4% no comparativo anual, enquanto o montante pago pelos produtos quase triplicou no período, em meio à escassez global, segundo a Secex/ME. O preço médio saiu de US$ 324 por tonelada em junho de 2021 para US$ 792,8 no mês passado e, considerando o aumento no volume importado, o resultado foi um valor total de US$ 3,29 bilhões, contra US$ 1,14 bilhão um ano antes. Mesmo a Rússia sendo o principal fornecedor mundial de adubos e fertilizantes, foi da América do Norte que o Brasil elevou, percentualmente, sua importação: um aumento de 348,4%, mas os gastos foram menores (US$ 15,7 milhões). Mesmo que a guerra tenha jogado luz à dependência nacional desses produtos, que ficou mais explícita com a corrida acelerada das compras antecipadas, o gargalo é de longa data. Um levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) aponta um aumento de 440% nessas compras externas entre 1998 e 2021. Íntegra para associados: Portos e Navios e Informativo dos Portos.

Minuto Rural: Porto Ponta do Félix investe para expandir em 78% capacidade de armazenamento de fertilizantes

Com o mercado de importação de fertilizantes aquecido, o Porto Ponta do Félix trabalha para expandir em 78% a área de armazenagem do produto. As obras preveem novos armazéns e barracões, com capacidade de 40 mil toneladas a serem entregues agora em setembro e em janeiro de 2023. A capacidade estática atual do terminal de 270 mil toneladas deve ao longo dos próximos meses chegar a 480 mil toneladas. Ponta do Félix registrou crescimento de 373% no volume de fertilizantes desembarcados entre janeiro e maio deste ano, somando 572.045 toneladas movimentadas. Íntegra para associados.

Tecnologística: Multilog divulga início das obras do Porto Seco de Dionísio Cerqueira

A Multilog anunciou o início em 2023 das obras de um porto seco em Dionísio Cerqueira (SC). Assinou o contrato de licitação em novembro do ano passado e irá operar a nova estrutura por 25 anos, sendo responsável pelo processo de liberação de importações e exportações, resultando no aumento do fluxo de cargas na fronteira do Extremo Oeste de Santa Catarina com a Argentina. A terraplanagem depende agora da liberação da licença ambiental e da obra. Serão 122 mil m² de área, sendo 300 vagas para veículos no pátio, numa primeira fase. Íntegra para associados.

Agência Porto: Centronave elege novos presidente e vice-presidente

No dia 29 de junho, foram eleitos Elber Alves Justo como presidente e Luigi Ferrini como vice-presidente do Conselho Diretor do Centronave. Ambos já eram conselheiros. Alves Justo é diretor presidente da MSC Mediterranean Shipping do Brasil e Ferrini é vice-presidente sênior da Hapag-Lloyd no Brasil. A eleição foi realizada após a renúncia de Julian Thomas como presidente do Conselho Diretor. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco