Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

05/08/2021

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha e O Globo On-line: Senado aprova MP para tentar melhorar nota do Brasil em ranking de ambiente para negócios

O texto aprovado ontem facilita a abertura de empresas, cria um Cadastro Fiscal Positivo e altera a proteção a acionistas minoritários. Agora volta para a Câmara e precisa ser aprovado até a próxima segunda-feira (9) para não perder a validade. A expectativa do governo é que o país suba 20 posições, ficando na 90ª colocação, no relatório que deve ser publicado em outubro deste ano pelo Banco Mundial. Íntegra para associados: Folha e Globo.

Money Times (Reuters): Anec prevê queda brusca nas exportações de milho do Brasil

As exportações brasileiras de milho cairão pela metade nesta temporada, já que o clima adverso prejudicou a safra 2020/21 do país e também as perspectivas de embarques. O Brasil deverá vender 17 milhões de toneladas no mercado externo no atual ciclo, ante 34,8 milhões no anterior. As exportações de soja deverão saltar para 94,3 milhões de toneladas, com uma safra recorde estimada em 144 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Valor On-line: Caminhoneiros argentinos bloqueiam exportação de milho pelo porto de Bahia Blanca

O porto de Bahia Blanca permanece bloqueado, pelo sexto dia consecutivo, por um grupo de caminhoneiros que exigem tarifa fixa de frete. As exportações de milho estão paralisadas no porto. O fluxo em Bahia Blanca aumentou 30% no último mês, devido à seca no rio Paraná, que prejudica as operações nos portos do Gran Rosario. Os manifestantes estão impedindo a entrada de caminhões para descarregamento nos navios. Íntegra para associados.

Folha, Estadão, Valor e O Globo: Investimento chinês no Brasil beira US$ 66 bi nos últimos 11 anos

O relatório “Investimentos Chineses no Brasil – Histórico, Tendências e Desafios Globais”, do CBEC (Conselho Empresarial Brasil-China), aponta que entre 2007 e 2020 investidores chineses aplicaram no Brasil US$ 65,7 bilhões (o equivalente hoje a R$ 342,2 bilhões). Do valor de estoque dos investimentos, 48% foram direcionados ao setor de energia elétrica, seguido por extração de petróleo e gás (28%), extração de minerais metálicos (7%), indústria manufatureira (6%), obras de infraestrutura (5%), agricultura (3%) e serviços financeiros (2%). O Brasil é alvo de 47% dos investimentos chineses na América Latina. Já em 2020 eles caíram 74%, para US$ 1,9 bilhão, por causa da crise gerada pela covid-19. Em número de projetos, houve recuo de 68%, de 25 para oito. Íntegra para associados: Folha, Estadão, Valor e Globo.

Imprensa regional:

Diário de Pernambuco: Porto de Suape adota energia solar mirando desenvolvimento sustentável

O uso dessa matriz energética para o funcionamento do prédio administrativo e de mais quatro áreas do porto organizado resulta do ingresso no Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2,5 mil gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. A iniciativa também contribuirá para elevar o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), indicador da Antaq para acompanhar as atividades dos portos. Íntegra para associados.

G1 Santos: Tripulantes de navio abandonado no Porto de Santos, SP, são repatriados

O navio Srakane, de bandeira do Panamá, ficou atracado na Margem Esquerda do Porto de Santos com trabalhadores da Geórgia, Ucrânia e Montenegro por quase um ano. Os tripulantes começaram a desembarcar na sexta-feira (30) e os seis últimos estão voltando para os países de origem. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Navio em quarentena no Porto de Santos tem 13 tripulantes confirmados com Covid-19

O navio CS Crystal, de bandeira das Bahamas, está atracado no terminal portuário da Usiminas. A embarcação foi imediatamente isolada após o primeiro caso, e os armadores e agentes marítimos acionaram os protocolos previstos pela Anvisa, que informou que três tripulantes precisaram ser desembarcados para internação hospitalar. Íntegra para associados.

Boqnews: Novo fluxo ferroviário de fertilizantes ligará Santos ao Triângulo Mineiro

A VLI planeja implementar uma nova estrutura de carregamento para permitir que os fertilizantes importados via TIPLAM, no Porto de Santos, sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba. Inicialmente, a capacidade instalada nesse sistema será de 825 mil toneladas movimentadas ao ano. Os insumos serão carregados no TIPLAM por intermédio de uma nova tulha de carregamento e percorrerão 1.000 quilômetros pela Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste) até o novo terminal em Uberaba, a ser ativado no quarto trimestre. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI em Araguari. Íntegra para associados.

Santa Portal: DP World Santos tem novo diretor comercial

A DP World Santos anunciou a contratação de Márcio Medina para a diretoria comercial, em substituição a Fábio Siccherino, que desde abril acumula a função com a Presidência da companhia. O novo executivo chega para expandir a comercialização e performance dos serviços, com foco na multimodalidade e diversificação de cargas. Ele soma mais de 20 anos de experiência, tendo atuado na Tora, VLI e Vale. Íntegra para associados.

Matéria de capa da Tribuna de Santos: Estreia reality inédito sobre o Porto

Estreia hoje, às 19h45, o Porto 360° – O Desafio, sob o comando de Maxwell Rodrigues. Nesse primeiro episódio, os CEOs da BTP, Santos Brasil e DP World Santos vão apresentar um problema real aos candidatos participantes que, divididos em três grupos, deverão encontrar a melhor solução. Ao final dos oito episódios, de 30 minutos cada e exibidos sempre às quintas-feiras, três dos novos candidatos serão contratados pelos terminais. O programa poderá ser acompanhado pelo YouTube e Facebook do Grupo Tribuna. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: SPA espera mais eficiência após mudança de sistema de cargas especiais

A SPA iniciou na terça-feira (3, o atendimento de pedidos de Autorização Especial de Trânsito (AET) por meio do seu portal do cliente e fornecedor. O atendimento visa agilizar a aplicação da nova norma relativa ao procedimento operacional sobre o transporte de veículos e cargas especiais, superdimensionadas e indivisíveis nas vias terrestres do porto. Antes, se uma empresa quisesse trafegar alguns metros com uma empilhadeira, ela deveria solicitar a escolta e pagar, no mínimo, o equivalente a duas horas de dois guardas portuários. Com a nova norma, nesse caso e na maioria dos eventos, os veículos serão dispensados da escolta, sendo necessário apenas o porte da AET. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Processo de renovação da MRS se afunila e ministro vai arbitrar sobre Ferradura de Santos

No processo para uma nova modelagem da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), operada pela Portofer, ficou pública a pressão para que os novos operadores assumam o trecho da ferradura que hoje está em poder da MRS. A alegação é que, nas mãos da MRS, haveria risco para a operação da ferrovia dentro do porto e que os custos para se operar no trecho que compete à concessionária seriam elevados. A MRS não abre mão de se manter na sua parte da ferradura e a SPA quer pelo menos os pátios da área operada pela MRS fiquem sob o controle da Fips. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Armadores realocam navios para rotas mais rentáveis e fretes sobem nos mercados secundários

De acordo com a Alphaliner, nos últimos 12 meses os armadores aumentaram a capacidade de transporte entre a Ásia e a América do Norte em 30,6%, e nas rotas comerciais Ásia-Europa em 19,7%. Em contrapartida, os serviços relacionados à África retraíram 6,5%. No transpacífico, o crescimento da capacidade foi calculado em 30,6% nas rotas da Ásia-América do Norte. Desde março, as tarifas à vista para contêineres de 40 pés do norte da Europa à costa leste dos Estados Unidos subiram de US$ 2.000 para US$ 6.000, com as transportadoras exigindo taxas premium dos embarcadores para garantir o equipamento e o embarque. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco